Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 835 / 2015

26/08/2015 - 10:19:00

Abc do interior

Abate clandestino no Sertão
Em meio a denúncias sobre a qualidade da carne que estaria sendo comercializada em Pão de Açúcar por alguns marchantes que estariam fazendo abates clandestinos de gado bovino e, com isso, vendendo carne de animais doentes, colocando em risco a saúde dos consumidores, o prefeito Jorge Dantas convocou assessores e órgãos municipais responsáveis pelo controle e fiscalização do produto para tratar do assunto, a exemplo da Secretaria Municipal de Agricultura, da Vigilância Sanitária Municipal e, ainda, dos marchantes dos municípios de Pão de Açúcar e Batalha.

Promotora
Para essa reunião, realizada no Auditório João Lisboa, foi convidada a promotora de Justiça Martha Bueno, representante do Ministério Público Estadual da Comarca de Pão de Açúcar.
Aproximadamente, 25 marchantes se fizeram presentes à reunião para ouvir as orientações e medidas tomadas conjuntamente pela prefeitura e Ministério Público, com o objetivo de evitar que aconteçam abates clandestinos e a venda de carne de animais doentes à população.

Medidas adotadas
Os animais bovinos terão que ser abatidos no matadouro municipal de Arapiraca. A partir de agora, os animais vão receber inspeção de um veterinário, antes e depois do abate; no açougue público de Pão de Açúcar só será comercializada a carne que tiver o carimbo do matadouro de Arapiraca. Ao final da feira, caso sobre carne fresca, esta será armazenada em refrigerador, no próprio açougue, para ser comercializada nos dias seguintes. Inclusive, a carne de sol, devidamente inspecionada, terá que ser salgada dentro do açougue de Pão de Açúcar e armazenada em refrigerador para comercialização nos dias seguintes.
Última homenagem
A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou, durante sessão realizada na última terça-feira, 18, Voto de Pesar, de autoria de todos os vereadores, pela morte, na madrugada de segunda-feira, em Barretos, São Paulo, de Paulo Sérgio Melo, 42, conhecido por Paulinho. Ele trabalhou com diversos políticos interioranos; dentre eles, o deputado estadual Jairzinho Lira.

Simples e humilde
Para os vereadores Aurélia Fernandes, professora Graça, Adalberto Saturnino e Márcio Marques, Paulinho, que sempre trabalhou com políticos, deixa um legado de simplicidade e honradez e responsabilidade como profissional.
Paulinho, que também trabalhou com o atual prefeito de Feira Grande, Almir Veridiano, foi coordenador político em várias campanhas em Arapiraca e outras cidades do Agreste.

Firmou parceria
A Secretaria de Estado da Saúde firmou parceria para a Política de Controle de Bebidas Alcoólicas. A iniciativa é da Secretaria de Prevenção Social à Violência e visa fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, além de promover a educação e prevenção em saúde em ações conjuntas entre as pastas.

Psiquiatra
A reunião para firmar esse trabalho conjunto aconteceu no último dia 18, no gabinete da Sesau. “Sou psiquiatra e tenho um conhecimento muito próximo do mal que o alcoolismo e outras dependências podem provocar nas pessoas”, disse a secretária-ajunta da Sesau, Rosimeire Rodrigues, alertando sobre as consequências nefastas da dependência do álcool. Para a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, a prevenção é importante. “O Programa Saúde na Escola, a Promoção da Cultura da Paz e a Prevenção da Violência nas Escolas são alguns dos programas da Saúde que podem contribuir, junto com as famílias e escolas, com a prevenção”, esclareceu.
Vai continuar
O técnico Vica, do ASA, negou, em entrevista à imprensa, na última quarta-feira, que tenha sido convidado para comandar o CSA, como chegou a ser noticiado em parte da imprensa da capital. O treinador disse que todos os clubes sabem que ele tem compromisso com o time de Arapiraca e que vai continuar trabalhando. Ele falou, também, das dificuldades que terá para superar o líder da Série C, o Fortaleza, no próximo sábado.

Foi sepultado
O sargento da Polícia Militar de Alagoas José Almir Albuquerque Torres, que morreu em um acidente na última terça, foi sepultado em Maceió. Um atraso no voo acabou afetando a chegada de seu corpo à capital.

Estão investigando
A Polícia Civil começou a investigar um caso de latrocínio, registrado na noite do último dia 18, em Arapiraca. O empresário Manoel Messias dos Santos, de 42 anos, foi morto a tiros, na Rua Campo Alegre, próximo ao número 308, no Bairro Planalto. A vítima estava em uma moto, com a esposa, quando foi abordada por dois elementos, que anunciaram o assalto. Manoel entregou o celular, mas foi alvejado quando tentava tirar o capacete.

PELO INTERIOR

... Uma carreta tombou na BR-101, na madrugada da última terça para quarta-feira, próximo ao município de Jequiá da Praia.

... O motorista ficou ferido e foi socorrido por uma equipa do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o Samu.

... O veículo carregava uma carga de frios e seguia em direção à região Sul do País, mas o condutor perdeu o controle e saiu da pista.

... O Plano Municipal de Saneamento Básico de Arapiraca gerou discussões na sessão da última terça-feira na Câmara de Vereadores.

... Foi aprovado um requerimento para que secretários e representantes da empresa Mais Ambiental compareçam ao Legislativo para falar sobre o tema, já que, segundo os parlamentares, ninguém foi ouvido sobre o assunto.

... A autora do requerimento, a vereadora Gilvânia Barros (PMDB), ressaltou a importância de que, antes de a prefeitura realizar uma audiência pública, é preciso que os vereadores conheçam o projeto.

... O governador Renan Filho se reuniu com o ministro do Turismo, Henrique Alves, em Brasília. Na pauta, a duplicação da rodovia que liga Barra de São Miguel ao município de São Miguel dos Campos, no entroncamento com a BR-101.

... A obra compreende 18 km de extensão. Parte do recurso já disponível para a execução dela é do Ministério do Turismo.

... A unidade móvel do Hemocentro Regional de Arapiraca, o Hemoar, iniciou, dia 18, um trabalho de coleta de sangue na Praça Deputado Marques da Silva. 

... O ônibus recebeu reforma, incluindo nova pintura, plotagem e melhorias, para oferecer mais conforto aos doadores e condições de trabalho aos profissionais de Saúde.

... A unidade móvel ficou no Centro entre as 8h e as 16h.

... Um ótimo final de semana para os leitores da coluna, com muita paz e saúde. Até a próxima edição. Fui!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia