Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 833 / 2015

13/08/2015 - 07:21:00

Alagoas vai participar da 87ª edição do Enic com 20 construtores

Evento acontece de 23 a 25 de setembro, em Salvador, e vai debater energia solar e legislação ambiental

Maria Salésia com assessoria [email protected]

Este ano, Alagoas irá participar do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) com 20 construtores. Com o tema “Brasil mais eficiente, país mais justo”, o evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, em Salvador (BA). Na ocasião, serão discutidos os temas “Energia Solar e Propostas para a Indústria da Construção” e “Gestão e Soluções para Escassez de Recursos Hídricos”, entre outras pautas.

Segundo o presidente do Sinduscon-AL, Alfredo Brêda, que também é membro da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), sete comissões irão se reunir simultaneamente durante o encontro, onde serão discutidos os mais diversos temas relacionados ao setor. Brêda ressalta que os construtores alagoanos que vão participar do evento têm a incumbência de, ao retornar ao estado, apresentar no Sinduscon o que foi discutido e o que evoluiu no setor.

A coordenação do evento vai promover painéis que contarão com a participação de renomados especialistas brasileiros e palestrantes internacionais, de países como Colômbia, Portugal e Estados Unidos. Vale ressaltar que esse evento é o único que une toda a cadeia do setor para discutir os caminhos para o futuro da construção.

Na quinta-feira (24/09), os palestrantes irão abordar questões ligadas às iniciativas em energia solar e escassez dos recursos hídricos. Entre elas: “Programas de Energia Solar no Brasil” e “Projetos em Reuso de Água”. Na sexta-feira (25/09), a comissão coordenará os painéis “Desafios da Legislação Ambiental Brasileira para a Indústria da Construção” e “Iniciativas Inovadoras para a Gestão de Resíduos”, apresentados em exposições como “Análise das Legislações Ambientais com Relação às Áreas Urbanas” e “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil”.

Além das questões ambientais, temas ligados a recursos e ao desenvolvimento do setor imobiliário e obras públicas serão debatidos no Enic pela Comissão da Indústria Imobiliária (CII) e pela Comissão de Obras Públicas (COP). Entre os assuntos em exposição pela CII, estão os painéis “Fontes de Recursos para o Setor Imobiliário” e “Desenvolvimento Urbano”, que abordarão temas como “Mercado Imobiliário”, “FGTS” e “Mobilidade Urbana”.

A COP, à frente dos painéis “Formação de Preços nas Obras Públicas” e “Financiamento de Longo Prazo”, vai ministrar, dentre outras, as palestras “Aspectos Legais na Formação de Preços”, “Participação do Banco do Brasil nos Financiamentos” e “Papel de Investidores Estrangeiros”. “Durante o evento será discutido o futuro da construção no Brasil, e iremos buscar soluções para o setor”, disse Alfredo Brêda.

Coordenando o tema, a Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) do encontro, o Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Fasc/CBIC) e o Serviço Social da Construção Civil (Seconci) promoverão painéis que discutirão questões como “Cotas de Jovens Aprendizes”, “Cotas de Deficientes” e “Trabalho Análogo ao Escravo”.

Além da inclusão com segurança, novidades técnicas, tecnológicas e normativas da indústria da construção serão debatidas no Enic pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat). Entre os assuntos em exposição, destaque para o painel “Modelo Prático para Utilização do BIM” (Building Information Modeling; em português: Modelagem da Informação da Construção), que, entre outras coisas, ensinará aos participantes como transformar um projeto 2D para 3D e como utilizar o 4D de posse do 3D.

Enic 2015

Principal encontro do setor da construção, o Enic é uma idealização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), e este ano a realização ficou por conta do Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA). Mas, em 2010, o evento aconteceu em Maceió, com grande aceitação por parte dos participantes. Mais informações sobre o encontro no site www.enic.org.br, no facebook.com/ENICoficial, twitter.com/EnicOficial e Instagram (EnicOficial).

CONSTRUÇÃO SOCIAL

O Dia Nacional da Construção Social, o mais importante acontecimento na área de responsabilidade social no setor da construção, vai acontecer no próximo dia 22, das 9 às 16 horas, no Distrito Industrial, em Maceió. Além das atividades gratuitas nas áreas de saúde, lazer e cidadania, será ofertada uma série de cursos técnicos e comportamentais, tudo sem custo.

Presidente do Sinduscon-AL diz que é hora de investir em imóveis de Maceió

AL, Alfredo Brêda, disse que, embora a conjuntura econômica do país tenha refletido no setor da construção civil em Alagoas, este momento de dificuldade será superado até meados do ano que vem. Brêda aconselha a quem puder investir que esta é a hora de comprar imóvel em Maceió. Segundo ele, o setor é forte e também é o primeiro a sair de uma crise. “A indústria da construção tem que ser prestigiada por todos os governos. As pessoas devem acreditar em nosso estado e trabalhar com seriedade. Acredito no governo de Renan Filho e que nossa economia vai melhorar”, destacou.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia