Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 832 / 2015

05/08/2015 - 18:51:00

Novo portal da Assembleia Legislativa traz mais transparência para o Poder

Movimentação financeira da Casa, quantos e quais são os servidores efetivos e comissionados são alguns dos destaques do canal virtual

Da Redação com assessoria

Essa semana foi lançado o novo portal da Assembleia Legislativa (http://www.al.al.leg.br). Os deputados que estiveram na solenidade de lançamento destacaram que a ferramenta significa um avanço no sentido de prestar um melhor serviço à sociedade alagoana, além de ser um canal de interação entre o Poder Legislativo e a população. Durante o evento, o presidente da Casa, deputado Luiz Dantas (PMDB), observou que o novo portal marca o avanço da digitalização de todo o processo legislativo.

O vice-presidente da Casa de Tavares Bastos, deputado Ronaldo Medeiros (PT), disse que essa iniciativa é mais um passo importante que a Mesa Diretora dar no cumprimento das metas assumidas durante a posse da atual gestão. Ele observou ainda que, durante o processo de construção do site, os parlamentares tiveram a oportunidade de contribuir e apresentar sugestões.

“É mais um avanço da Casa de Tavares Bastos. O portal está implantado e disponível para que a população possa ter acesso às informações desejadas. Não só acompanhar a atuação do deputado, mas mostrar à sociedade qual a função do deputado estadual”, enfatizou a deputada Jó Pereira (DEM)”.

Já o 1° secretário da Assembleia Legislativa, deputado Isnaldo Bulhões (PDT) colocou: “O site foi feito de forma didática, para não causar conflito. Esse é um momento que a Assembleia Legislativa se coloca à disposição da sociedade e se enquadra à Lei de Acesso a Informação. Temos a consciência de que qualquer tipo de informação deve ser fornecida à população”.

O deputado Carimbão Junior (PROS) vê a iniciativa da Mesa Diretora de forma positiva, tendo em vista que, agora, a sociedade que tanto cobrava transparência do Poder Legislativo, vai ter a oportunidade de acompanhar o processo Legislativo. “Vejo como um grande avanço. Um avanço para mim, que estou no primeiro mandato, para a sociedade e para aquele que quer saber quem realmente trabalha”.

Outro parlamentar que também expressou sua opinião sobre o site da Assembleia foi o  deputado Rodrigo Cunha (PSDB): “Avalio que nesta nova legislatura teremos a oportunidade de acompanhar o processo físico, que hoje foi digitalizado. Assim fica mais fácil acompanhar sua tramitação. A sociedade vai poder acessar os projetos de leis que estão sendo apresentados, o que é um avanço significativo”. 

A construção do novo portal de informação envolveu diversos setores do Legislativo, como as diretorias de Comunicação, de Apoio Legislativo, de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação, num trabalho realizado em parceria com o Programa Interlegis, vinculado ao Senado Federal. 

O diretor de Tecnologia da Informação da Assembleia, William Giuliano, considerou o lançamento do site do Legislativo um marco no processo de transparência nas ações do Poder, pois entra em conformidade com a Lei de acesso à informação. “A Casa vai poder mostrar para todos os alagoanos que queiram informações a respeito da Assembleia de Alagoas, por exemplo, sua movimentação financeira – quanto recebe e quanto gasta –, quantos e quais são os servidores efetivos e comissionados, entre outras coisas”. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia