Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 832 / 2015

05/08/2015 - 18:29:00

S.O.S. ALAGOAS

Cunha Pinto

Eleições presidenciais

Aeleição presidencial no Brasil, mesmo distante, estimula as especulações envolvendo nomes possíveis de registrar suas candidaturas. Dos citados na mídia com certa insistência, a maioria não decola e daí não surpreender Lula e Aécio Neves na disputa. É isso o que se escuta na rua.

Dilma inelegível

A presidente Dilma Rousseff fica alheia sobre as conversas por estar exercendo seu segundo mandato, sendo, assim, impedida por lei de tentar o terceiro. Outra especulação diz respeito se existe algum nome que possa apoiá-la. A razão da questão tem a ver com o silêncio de Marina Silva defendendo a sua pré-candidatura.


PT sem fôlego?

O Partido dos Trabalhadores (PT) deixa sob suspense até onde vai chegar a confiança do eleitor nos candidatos do partido. O motivo são as denúncias divulgadas na imprensa, a exemplo da que saiu na Revista Veja na edição da semana prestes a findar. Nela, Lula aparece como personagem de capa com a seguinte manchete: “Chegou a vez dele.” 


Mais atenção

O deputado Inácio Loiola (PSB) chama a atenção dos alagoanos a respeito do rio São Francisco, principalmente os moradores da região ribeirinha. Segundo ele, “o rio está morrendo gradativamente”. Loiola não só adverte, como cita a razão: o abastecimento de água para consumo humano em 40% dos municípios no Estado depende dele.

Insistência

Inácio Loiola é estudioso do rio São Francisco, tem livros publicados, reside em Piranhas desde criança e faz advertência às autoridades sobre esse quadro difícil, porém ignorado pelos governos estadual e federal. E, sem mais para quem apelar, ele disse: “Peço a Deus que escute nossos clamores”.  


Pauta de debate

A situação grave dos moradores da região do São Francisco, em Alagoas, também foi discutida durante reunião no Ministério Público Estadual, segunda-feira (27). Dentre as propostas, chamou a atenção a de Inácio Loiola, que enfatiza o rio como Patrimônio Ambiental, lamentando por ele estar abandonado. 


Ajuste fiscal

A inflação no Brasil, que só aumenta, manteve o hábito em julho. Levantamento divulgado revela haver batido o recorde dos últimos sete anos.  Mas, segundo previsões, a situação deve melhorar até o final de 2016. Considerando que o próximo ano será de eleições gerais no país, quem levará isso a sério? 

Boa notícia

O governador Renan Filho (PMDB) sinaliza com otimismo a limpeza no sistema de esgotos da Pajuçara. A proposta é bem recebida pelos moradores. Mas a dúvida que existe é se o serviço será restrito só à região da orla ou chegará a bairros como o da Ponta da Terra.

Não seja surpresa

Quanto à orientação da SMTT sobre a necessidade de atravessar a rua nas faixas do pedestre, o cidadão até aceita a dica, mas não confia. Essa desconfiança pode ser explicada pela não manutenção das mesmas, bem como por o motorista ignorá-las, desrespeitando a Lei de Trânsito.     

Perseguição?

Do ex-presidente Lula: “A esquerda brasileira está sendo perseguida assim como os judeus foram pelos nazistas e os cristãos pelos romanos”. Lula fez críticas, ainda, a setores conservadores, que, segundo ele, “não aceitaram a vitória nas urnas da presidenta da República, Dilma Rousseff”.


E haja desabafo!

Ainda de Lula, mas como desabafo: “Estou cansado do tipo de perseguição e criminalização que fazem âs esquerdas deste país. Eu nunca tinha visto na vida pessoas que se diziam democráticas e, agora, não aceitam a eleição de uma mulher como presidente da República”. 

Excelente ideia

A Prefeitura de Maceió e o Tribunal de Justiça assinaram convênio de cooperação técnica para que adolescentes cumpram pena exercendo funções no Judiciário. Celiany Rocha, secretária de Assistência Social, acha essa proposta motivadora da inclusão dos jovens no mercado de trabalho. 

Desemprego

São crescentes as estatísticas de desemprego no Brasil, e a previsão de normalização desse quadro está prevista para o fim do próximo ano. Isso, é claro, logo após as eleições. Dados divulgados recentemente constaram que existem cerca de 8,2 milhões de brasileiros no quadro de procura de emprego, a maioria pais de família.


Áreas irrigáveis

O aproveitamento de áreas irrigadas pelo Canal do Sertão foi pauta de análise do governador Renan Filho (PMDB) e autoridades da área. Isso aconteceu no fim da semana anterior, e o objetivo é o de atrair investidores. “Alagoas não pode fazer um investimento do porte do Canal do Sertão e não produzir nada”, adverte Renan Filho.


Propostas

Com o Canal do Sertão ativo, Renan propõe dividir áreas, criar incentivos e financiamentos para atrair investidores, promover o desenvolvimento, gerar emprego e aumentar a produção na região. Estima-se para setembro que as obras alcançarão o quilômetro 105. Segundo a assessoria de imprensa do Governo, dos 250 km da obra, 64 já estão funcionando.

Eleição de vereador

Os maceioenses começam a sentir que as eleições municipais de 2016 deverão ter recorde de pré-candidatos à seleção interna dos partidos para sair candidato. O que leva a acreditar nessa hipótese é a conversa comum nos partidos. Só os já com mandatos têm passe livre para tentar a reeleição. É da legislação. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia