Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 832 / 2015

05/08/2015 - 18:25:00

Meio Ambiente

Esgoto e agricultura

Segundo o estudo do Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera da USP, o emprego de esgoto tratado na agricultura aumenta a produtividade. Pesquisadores testaram as vantagens do uso dessa água, que contém minerais e nutrientes, como nitrogênio e fósforo, importantes no desenvolvimento das plantas. O experimento mostrou que a economia no uso de fertilizantes nitrogenados chegou a 80% no plantio de capim e a produtividade aumentou seis toneladas com relação à irrigação comum. 

Primo mais velho da Terra

A Missão Kepler, da Nasa, confirmou nesta terça (28) a descoberta de um planeta de dimensão próxima à da Terra e que orbita uma estrela parecida com o Sol. O Kepler-452b está localizado em volta de estrelas que têm temperatura parecida com a da Terra e condições para a existência de água líquida na superfície de corpos celestes. A massa e a composição do planeta ainda não foram determinadas, mas as pesquisas indicam que o planeta é rochoso.

Mutação de margaridas

As imagens de margaridas “‘mutantes” fotografadas na região de Fukushima, no Japão, onde um acidente nuclear ocorreu após um terremoto em 2011, podem não ser o que parecem. A foto foi publicada por um usuário japonês no dia 27 de maio, e, quando as pessoas viram a foto, já consideraram que a radiação teria causado a má-formação. A foto foi tirada a 112 quilômetros de Fukushima. A causa da má-formação pode ser um fenômeno chamado faciação. Esse tipo de formação traz desvantagens reprodutivas para a planta, e por isso, encontrar plantas nesse formato é raro. 


Radar orbital

O trabalho de detecção do desmatamento na Amazônia vai ficar mais eficiente com o uso de um radar orbital capaz de monitorar uma área três vezes maior, equivalente a 950 mil quilômetros quadrados, independente da presença de nuvens  e com frequência de coleta de informações diária. Pelo sistema atual, 280 mil km² são monitorados a cada 15 dias. O contrato para a compra de imagens foi firmado nesta segunda-feira (27), no Ministério da Defesa, pelo Censipan e BNDES. A medida faz parte do projeto Amazônia SAR, do Gabinete Permanente de Gestão Integrada para Proteção do Meio Ambiente. 

Cadastro Ambiental Rural

Após três dias recebendo informações em um curso de capacitação sobre adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com o IMA e Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), 74 profissionais e técnicos estão preparados para disseminar conhecimento sobre o CAR em 28 municípios do Sertão de Alagoas. O objetivo é nortear os agricultores da região sertaneja sobre a atual vigência da legislação no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

 Mito do sufocamento

Em um estudo publicado no Journal of Experimental Biology, cientistas americanos acabaram por derrubar o mito de que os répteis sufocam suas vítimas até a morte. Os pesquisadores monitoraram o batimento cardíaco e a pressão sanguínea de ratos imobilizados pelas cobras e perceberam que o golpe fatal aplicado pelos répteis limita a circulação do sangue das presas, interrompendo o fornecimento de oxigênio a seus órgãos vitais. E essa falta de oxigênio, co-nhecida como isquemia, destrói rapidamente os tecidos que compõem o cérebro, o fígado e o coração.


Destino do lixo

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que tem como prioridades a redução do volume de lixo com a ampliação da reciclagem, inclusão da coleta seletiva, extinção dos lixões e implantação de aterros, teve seu prazo de aplicação encerrado no fim de 2014, e a situação do destino do lixo no Brasil não mudou muito, com a redução de apenas 0,1 ponto percentual em dois anos. Hoje, 41,6% do lixo produzido no país tem destinação inadequada.


Reutilização da água

Famílias da zona rural do Ceará receberão em 17 municípios projetos-piloto de reuso de água cinza, com o objetivo de tratar a água utilizada no banho, na lavagem de louça e roupa, para servir à produção de alimentos. A ação faz parte do projeto São José III, responsável pela implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades da zona rural. As ações terão investimento total de R$ 1,8 milhão e devem beneficiar 85 famílias – cinco em cada município.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia