Acompanhe nas redes sociais:

23 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 832 / 2015

05/08/2015 - 18:17:00

Muito cuidado com as cascas de banana!!!...

José Arnaldo Lisboa Martins [email protected]

Os leitores dos meus artigos já devem estar de saco cheio de tanto me lerem sobre a minha chefia no DER/AL, como Diretor da Divisão de Trânsito. Durante 22 anos, eu passei a dirigir essa divisão, na qual cuidava das rodovias estaduais, do seu Trânsito e da sua Sinalização, tanto vertical como horizontal, as chamadas “ALs”. Era o DER/AL, portanto, o órgão que mantinha a jurisdição, também, de todas as Linhas de Ônibus Intermunicipais. O nosso dia a dia era marcado, falando em ônibus, por multas, atrasos de viagens, preços majorados de passagens, motoristas sem respeito aos passageiros, ônibus sujos, sem cortinas, pneus carecas, etc. Entre a minha pessoa e os senhores empresários, havia um respeito mútuo, sem as propinas que acontecem em certos órgãos. 

Nessa semana que se findou, todos os meios de comunicação, falaram na divulgação que a Prefeitura Municipal de Maceió está fazendo para divulgar o Edital da Licitação das Linhas Urbanas. Com a falta da licitação, a Justiça resolveu fechar os olhos! Em três dos meus artigos, eu disse que “tivessem muito cuidado com eles....”, referindo-me ao Edital, e cheguei ao ponto de dizer que, se a Prefeitura licitasse as linhas de Maceió, “eu iria andar de minissaia, de tamanco e brincos, pelo calçadão do Comércio”. Por causa da demora da licitação e do edital, aconteceram coisas estranhas e ainda irão acontecer. Aguardem que vem coisa pesada por aí. Primeiro, vai haver briga por causa dos quatro lotes licitados, pois muitos empresários gostariam que fossem cinco, em lugar dos quatro que estão sendo anunciados. Por que a Prefeitura só vai agir no ano de 2016, perto das eleições? Cadê a Justiça? 

Eu já participei de umas sete licitações e nunca vi tanto mistério como está acontecendo em Maceió, pois, normalmente, depois dos editais, as possíveis concorrentes já poderiam fazer as suas propostas, um ou dois meses, depois. O que está havendo, já que depois de tantos anos, o povo vem esperando, inclusive já tendo ocorrido muitas “audiências públicas”, muitos “estudos”, muitas pesquisas de “origem-destino” e muita conversa sobre “mobilidade urbana”. Tomara que não aconteça o que eu estou esperando, pois um edital mal elaborado, às vezes, propositalmente, pode levar muita gente aos tribunais. Certa vez, uma órgão disse no edital que os “jeeps” deveriam ter tração nas quatro rodas, só para prejudicar os concorrentes. À época, só quem tinha tração nas quatro rodas era o jeep Willys! Foi briga para gente grande. Outro órgão disse no edital que 40% da frota deveriam ser de ônibus novos, para prejudicar os demais concorrentes que não tinham frotas tão novas assim. Cuidado com os editais!!. Uma vírgula a mais, é muito importante para os que se acham muito sabidos! Cuidado!!!...

Em tempo – O meu amigo Carlos Galdino da Silva, que foi servidor  do  tradicional Colégio Guido de Fontgalland, é um dos meus leitores. Que bom!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia