Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 831 / 2015

29/07/2015 - 10:38:00

MEIO AMBIENTE

Derretimento de geleira 

Os turistas que visitam o Mar de Gelo só precisam descer uma escadaria de 420 degraus para ver os efeitos do aquecimento global e confirmar o derretimento do maior glaciar da França. A caverna do Mar de Gelo se abre a cada ano, uma atração com sons, luzes e esculturas de gelo que atrai 350 mil turistas anualmente. Em 2.200 metros de altitude, os fluxos de gelo foram reduzidos pela metade em 30 anos e a parte da frente da geleira ainda vai diminuir 1,2 km até 2040. 

Carta ao papa

O papa Francisco participou na terça-feira (21), de um encontro com representantes de cidades para tratar de problemas como mudanças climáticas e escravidão. Uma comitiva de prefeitos brasileiros entregou uma carta ao papa, na qual pedem que países desenvolvidos transfiram recursos e tecnologias para as administrações municipais, para soluções climáticas.Na carta, a comitiva brasileira diz que há prefeitos brasileiros adotando medidas para diminuir os danos do desenvolvimento das cidades ao meio ambiente. Os políticos reivindicam ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça os governos municipais “como atores fundamentais na promoção da sustentabilidade global e do desenvolvimento humano”.

Saldo negativo de chuvas

O déficit de chuvas aumentou em quase todo o Brasil, o que vem dificultando o armazenamento de água em quatro das cinco regiões do país, especialmente no Sudeste, segundo pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A constatação foi feita com base nos registros de chuva no país entre 1960 e 1990. Os estudos foram apresentados na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que aconteceu no campus na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na semana passada.


Mini Era do Gelo 

A Terra deve passar por uma “mini Era Glacial” em 15 anos, o que trará invernos amargamente frios. A atividade solar vai cair 60%, levando a condições semelhantes às vividas no século 17.Os cientistas afirmam que os fluidos no interior do Sol criam ciclos de 11 anos e irão convergir de forma que as temperaturas cairão drasticamente em 2030.


Chuva no RS

A chuva deu um trégua no começo desta semana no Rio Grande do Sul, mas o número de afetados por alagamentos subiu de 47.271 para 50.728 pessoas, segundo o balanço divulgado pela Defesa Civil estadual. Cerca de 680 pessoas voltaram para casa, mas ainda há 2.029 desabrigados no Estado. Na segunda-feira (20), o governo do Estado assinou um decreto coletivo de emergência para 26 municípios dos 36 afetados. 


Tribo isolada na Amazônia 

O Peru tentará fazer contato pela primeira vez com uma tribo amazônica que vive isolada na selva, como parte de uma tentativa de aliviar tensões com vilarejos próximos após um ataque com arco e flecha em maio. Antropólogos do governo tentarão conversar com um clã de índios Mashco Piro a fim de entender por que eles têm cada vez mais sido vistos em busca de utensílios e alimentos fora de seus enclaves na selva, no Parque Nacional de Manu, sudeste do Peru.

Semestre quente

O primeiro semestre de 2015 é o mais quente da história desde que os dados sobre a temperatura global começaram a ser coletados, em 1880. As temperaturas medidas nos meses de março, maio e junho deste ano bateram recorde, como as mais quentes, se comparadas aos anos anteriores. Entre os meses de janeiro e junho, a média das temperaturas oceânicas estava em 0.85° Celsius acima da média do século 20. A previsão dos órgãos de meteorologia da Austrália, Japão e Estados Unidos é que o ano de 2015 será o ano mais quente da série histórica. 


Coca-Cola e plástico 100% da cana-de-açúcar 

A Coca-Cola anunciou no último mês que criou uma garrafa feita de plástico 100% da cana-de-açúcar. A PlantBottle foi apresentada na Expo Milano, conferência de tecnologia e alimentação. Apesar da origem orgânica, a marca alerta que a garrafa não é comestível. De acordo com a empresa, a embalagem se parece com as tradicionais, e o sistema de reciclagem é o mesmo, mas com um plástico feito a partir da cana, e não do petróleo. Ainda não há previsão do uso das PlantBottles 100%, mas uma empresa de biotecnologia fechou acordo com a companhia para produzir em escala comercial a invenção.

Vegetarianismo

Uma pesquisa alemã garante que, para cada quilo de carne chegar ao prato, outros seis quilos de vegetais foram ingeridos pelo gado. É por isso que 80% das terras de agricultura do mundo são usadas justamente para produzir alimentos para esses animais. Isso seria o suficiente para produzir comida extra para alimentar mais 4 bilhões de pessoas. Segundo o estudo, a pecuária contribui com 18% das emissões globais dos gases do efeito estufa, por causa do metano liberado pelos bichos e do desmatamento.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia