Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 829 / 2015

15/07/2015 - 14:52:00

S.O.S ALAGOAS

Cunha Pinto

Será que mudam?

É cedo, mas em Maceió avança conversa sobre précandidaturas a prefeito de Maceió em 2016. Além de Rui Palmeira aparecem outras lideranças fortes na cidade analisando as chances que têm de estar na campanha. Uns até já divulgados, a exemplo de Cícero Almeida. 

É parte do jogo

Não será surpresa, neste semestre, haver avaliação do sistema das eleições estaduais, mas dúvida é se para vigorar em 2018. Propostas são analisadas em Brasília e a ver a reeleição nas majoritárias com os mandatos passando dos 4 anos atuais para 5. 


Dos impasses

Dirigentes de partidos no Estado defendem que proposta de mudanças no sistema eleitoral, se tiver de vingar, que seja já para 2016 e dão como razão ser eleições municipais. E, ainda, que seja analisada primeiro nos Estados e, dependendo da posição, também na área federal.


Só conversa?

Renan Calheiros (PMDB) se reuniu com senadores do PMDB e PT em Brasília e Lula esteve presente. Da pauta, a redução de mandato deles de 8 para 5 anos e o fim da reeleição de governador mas com mandatos ampliados dos quatro anos atuais para cinco. Proposta, para ser oficializada, terá de ser apreciada e votada no Congresso Nacional. 


Das notícias

Conversa que Lula ouviu em Brasília teve queixas de parlamentares do partido e razão o que consideram falta de prestígio deles no relacionamento com o Planalto e em especial com a presidente Dilma Rousseff. Mas Lula foi vai intermediar uma aproximação?


É pra valer

Que razão tem motorista habituado a dirigir onde proibição é explicita? Caso tem a ver com flagrantes de transgressão na Avenida Dona Constança, uso da faixa de exclusividade para os ônibus. Mais grosseiras são as queixas pela dor no bolso: R$ 53,20 por cada multa e perda de pontos na habilitação. 


Ainda trânsito

A SMTT divulgou que no pouco tempo do sistema de tráfego implantado na Dona Constança foram flagrados 6.939 motoristas de veículo particular e 283 de ônibus alheios à sinalização. Um vício insistente da má educação doméstica e que hoje causa dor no bolso.

Turismo

Empresários da rede hoteleira em Alagoas ficaram satisfeitos com a temporada de junho e dão como razão o calendário festivo bem divulgado lá fora. Neste mês, de inverno, a queda no movimento está sendo dentro do esperado. O otimismo e figa agora é para o período de dezembro a fevereiro. 


Jovens infratores

 “Não queremos jovem infrator na rua, mas em lugares decentes para que sejam punidos. O que está em jogo é o futuro dessas gerações”, disse o deputado José Guimarães (PT-CE), ao expor na Câmara Federal o voto sim no projeto que baixa idade penal de 18 para 16 anos. 


No Facebook

O governador Renan Filho (PMDB) incluiu o Hospital Dr. Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia, como um dos primeiros a receber recursos do programa de regionalização da saúde. Na informação, divulgada no Facebook dele, consta que irá liberar recursos para ampliar cirurgias das 16 atuais por mês para 22


Quem resolve?

Moradores de ruas em bairros mais movimentados de Maceió, veículos principalmente não escondem preocupação com o pedestre fazer travessia de lado de rua mesmo com faixa de prioridade (ou segurança?), inclusive com semáforo. É comum em vários trechos estarem com pintura vencida. Exceção só de avenidas, na orla principalmente, e ruas do centro.

Ciclo de oficinas

Alagoas está incluído no ciclo de oficinas de gestão social e que tem agenda definida para a segunda fase do projeto Programa Petrobras Agenda 21. Proposta é fortalecer e fomentar autonomia dos fóruns comunitários instaurados na primeira etapa. Abrangência A Petrobras definiu para aula inaugural da Agenda 21 o dia 14 próximo, às 16 horas, e local a Escola Estadual Manoel do Vale Bentes, em Satuba. Prioridade para participar é dada para as lideranças das comunidades do Centro Satuba e do Engenho Velho, no vizinho Pilar.


Chuvas em Maceió

Transtornos causados no fim da semana anterior, de chuvas fortes em Maceió, foram naturais. Mas a lastimar o desabamento de parte de um prédio da Secretaria da Educação, no Centro. Entre maceioenses o episódio foi visto como natural pela falta de manutenção com anos e anos vencida.


Pesquisa escondida 

Texto na Carta Capital de 17 de junho, coluna Rosa dos Ventos, editada por Maurício Dias e título “O povo não é bobo” afirma: “Uma pesquisa do Ibope, escondida pela mídia, revela que muitos brasileiros veem o jornalismo empenhado em aderir o quanto pior melhor”.  

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia