Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 828 / 2015

08/07/2015 - 18:14:00

Presidente do TJ quer eleger para prefeitos os irmãos e a filha Mellina

Desembargador Washington Luiz tem metas políticas estabelecidas para 2016

DA REDAÇÃO

Da capacidade política e do poder do desembargador presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz Damasceno Freitas, ninguém duvida. Mas a aplicabilidade dessa competência do magistrado deve ser testada nas urnas em 2016. O presidente da Corte de Justiça tem um plano ousado: eleger seus irmãos Wellington Damasceno Freitas, o Xepa, e Inácio Loiola Damasceno Freitas e a filha Mellina Freitas todos prefeitos. A operação de poder começou com a queda do ex-prefeito de Piranhas, o Dr. Dante, que devidos às pressões do poder judiciário e a série de acusações abandonou o cargo.

Para sua cidade natal, Piranhas, Washington Luiz Damasceno Freitas deseja que sua filha retome o comando da prefeitura na qual exerceu mandato de 2010 a 2014. Sem muita experiência política, Mellina vivia mais na capital do que no interior em que era prefeita. Atualmente a filha do presidente do TJ enfrenta uma gama de ações de improbidade administrativa, o que pode dificultar que ela concorra ao pleito em 2016. Do mesmo partido do governador Renan Filho, o PMDB, Mellina foi escalada para comandar a pasta da Cultura. 

Outro parente do presidente do TJ que está nos planos para ser prefeito é o irmão Wellington Damasceno Freitas, o Xepa. Washington Luiz pretende refazer o seu arco de poder no Sertão de Alagoas que nos últimos anos foi ameaçado.

A cidade do Olho d’Água do Casado, na qual Xepa já foi prefeito, passa por essa reestruturação de domínio. A missão mais difícil do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luiz Damasceno Freitas, é convencer outro irmão, Inácio Loiola Damasceno Freitas, que tem  independência política - ao contrário de Mellina e Xepa-, a deixar dois anos de mandato de deputado estadual para se lançar candidato a prefeito de Marechal Deodoro.  

Washington enxerga na tomada do poder de Marechal Deodoro o ponto de partida para a consolidação política dos “Damasceno Freitas” e a real possibilidade de voos mais altos na política partidária. Marechal Deodoro está hoje entre os quatro municípios mais ricos do Estado. A candidatura de Inácio seria facilitada pelo atual prefeito Cristiano Matheus que vê com bons olhos o nome do deputado para prefeito da cidade. Washington Luiz também é ex-sogro de Matheus, que foi casado com Mellina Freitas. A relação quase que familiar parece que ainda vem contribuindo para a política. 


PÁREO DURO

Além do xadrez familiar para disputa em Marechal, Inácio pode enfrentar nomes de peso que vem agradando a população local: são os vereadores Jorge Mello e Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau. Jorge tem um lastro político familiar e deve contar com apoio do tio, o senador Fernando Collor de Mello, e do pai Euclides Mello. Jorge até aqui parece ser o nome da família a despontar e deve rivalizar a disputa pela Prefeitura de Marechal ao lado de Cacau e Inácio. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia