Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 825 / 2015

17/06/2015 - 08:12:00

Abc do interior

Ligações perigosas

Não cheira nada bem a ligação entre uma servidora de Arapiraca e uma conhecida construtora da capital. Sabe-se que nessa parada existem milhões e milhões de reais. Como trata-se de dinheiro público já foi feito um alerta ao Ministério Público que promete acompanhar o caso.


Audiência Pública

Vereadores palmeirenses aprovaram por unanimidade durante sessão de de quarta-feira (10), requerimento apresentado pelo vereador Júlio Cezar e a Câmara Municipal vai realizar Audiência Pública, na próxima quinta-feira (18), para debater os desafios, soluções e assistência à população no Hospital Santa Rita, após o fechamento do serviço de pediatria que há anos funcionava naquela unidade.


Não é verdade

“Dizer que o serviço continua funcionando normalmente e como antes não reflete a realidade. Os leitos estão lá, mas dedicados somente ao atendimento de crianças encaminhadas pela UPA, ou seja, a pediatria passou a condição de apêndice da UPA e isso é retrocesso. Outro agravante é que a assistência a estas crianças passou a responsabilidade do médico plantonista da UTI Neo, quando antes existia um profissional para cada serviço”, argumentou Júlio Cezar.


Prejudicial

Para o parlamentar, “a intenção é ajudar a partir do instrumento da Audiência Pública para que os atores e responsáveis pela gestão da política de saúde possam discutir os desafios, soluções e a assistência prestada pelo Hospital Santa Rita. Diante disso, não podemos ficar alheios a estes problemas que refletirão diretamente na sociedade, principalmente crianças porque esse é o papel do vereador”,  completou.


A crise existe

Ainda na avaliação do parlamentar, a saúde precisa do apoio de todos porque é uma área carente de maior financiamento. “Os recursos disponíveis nem sempre são suficientes. Sabemos que o provedor, Pedro Gaia, tem feito os esforços possíveis, mas somente com a união de todos conseguiremos melhorar a qualidade da assistência e avançar. Esse hospital é muito importante para essa região, há pouco tempo perdeu a emergência, agora a pediatria, qual será o próximo?”,  indagou, Júlio.

Sem São João

A informação é de Guilherme Carvalho Filho: Os festejos juninos no município de Viçosa, interior de Alagoas, estão cancelados. De acordo com o prefeito Manoel dos Passos Vilela, o Executivo municipal está seguindo orientações do Ministério Público do Estado.“A prioridade absoluta é o pagamento dos funcionários, a quitação de débitos e o funcionamento dos serviços básicos”, diz a carta, enviada à imprensa.


Recomendação

O presidente do TCE, conselheiro Otavio Lessa de Geraldo Santos, orienta que os prefeitos das cidades alagoanas, que atravessam a crise financeira, não apliquem recursos públicos em atividades juninas, como a contratação de bandas, trios elétricos e demais estruturas.“Os prefeitos deverão agir com prudência e razoabilidade, de modo a evitar o desperdício de recursos e o desequilíbrio das contas públicas”, afirma o documento.

Arapiraca

A secretária municipal de Educação, professora Gorete Queiroz, entregou na tarde de quarta-feira (10), à prefeita Célia Rocha, o novo Plano Municipal da Educação.O ato aconteceu no gabinete da prefeita, no Centro Administrativo Municipal, e contou com a presença do secretário de Governo, José Lopes da Silva; de técnicos da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação e do Conselho de Educação do Poder Legislativo Municipal, representado pela vereadora Graça Lisboa (PSD).


Aprovação

O documento agora vai seguir para análise e aprovação na Câmara de Vereadores e entrar em vigor a partir do dia 24 deste mês de junho.Segundo a secretária de Educação, Gorete Queiroz, o Plano foi o resultado de um processo democrático de discussões que envolveram todos os segmentos da sociedade, além de educadores e integrantes do Conselho e Fórum Municipal de Educação.Gorete Queiroz destacou o apoio da prefeita Célia Rocha e a participação dos educadores, alunos, pais de alunos e de toda a sociedade de Arapiraca. A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de seu secretário Jurandir Amadeu, divulgou, na manhã desta terça-feira (9), a programação oficial do Forroçúcar 2015, evento que vai acontecer de 23 a 29 deste mês no arraial da orla fluvial. Apesar das dificuldades financeiras que ora vem enfrentando a Prefeitura de Pão de Açúcar, o prefeito Jorge Dantas, depois de se reunir com a comissão organizadora de eventos municipais, decidiu manter a tradição dos festejos juninos, desta vez, realizando uma programação menos arrojada, preferindo contratar atrações musicais na véspera e dia de São Pedro, com apresentações em um palco profissional também contratado pela prefeitura.

PELO INTERIOR

... Ainda sobre o Forroçúcar de Pão de Açúcar: Já no período de 23 a 27, o público que comparecer ao arraial terá a oportunidade de assistir as apresentações de diversos grupos culturais e, ainda, aos concursos Rainha do Milho Escolar e Melhor Casal Forrozeiro, além de apresentações de quadrilhas e coco de roda. 


... Para o período de 23 a 27, o horário previsto iniciar as apresentações será 20 horas e 30 minutos. Os shows musicais programados para os dias 28 e 29 terão início às 22 horas. Já o desfile de carroças de burro está previsto para as 16 horas do dia 28. 


... O Cine Sesi Cultural leva a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. 


... Em sua 10ª edição em Alagoas, o projeto contempla, no próximo fim de semana, de 12 a 14 de junho, o município sertanejo de Piranhas, com sessões gratuitas no Centro Histórico. 


... O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.


... Tem gente que só viu cinema pela televisão. Seja na novela, quando o moço leva a moça para sair.  Ou no filme, quando outro filme acontece. Na vida real, o cinema é ficção para a maioria das cidades do interior do Brasil. 


... Principalmente quando se trata de cinema de rua, que ao longo das últimas três décadas, tornaram-se cada vez mais raros  e se transformaram em supermercados, igrejas, lojas de departamento e até academias de ginástica. Financeiramente mais vantajosos, culturalmente devastadores. 


... Na contramão dessa tendência, o Cine Sesi Cultural desbrava as estradas dos estados brasileiros levando cinema de qualidade para municípios que não têm mais ou nunca tiveram salas de exibição. 


... Em Alagoas, o projeto já esteve em cerca de 80 cidades e atingiu um público de mais de 750 mil pessoas, em nove edições. De volta ao Estado mais uma vez, o Cine Sesi percorrerá vinte cidades do interior alagoano, até outubro, com apresentações às sextas, aos sábados e aos domingos, quando serão sempre exibidos curtas e longas metragens. Tudo de graça.


... Aos leitores da coluna desejamos um ótimo final de semana cheio de paz, saúde e prosperidade. Aos desafetos batedores de carteiras que “odeiam” o que este colunista escreve que continuem passando o final de semana nos “quintos dos infernos”. Brincadeirinha. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia