Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 822 / 2015

27/05/2015 - 20:03:00

Abc do interior

Nova polêmica em Traipu

Tranquilo, o vice-prefeito Erasmo dias, que é conhecido por seus munícipes por Erasminho, aguarda como certo o seu retorno à Prefeitura de Traipu e mantém as denúncias contra a prefeita Conceição Tavares, que, segundo ele, cometeu desmandos administrativos e está sendo acusada de desvios de recursos de áreas prioritárias para a população como saúde e educação. 

Sem autorização

Conceição perdeu o mandato por decisão da Câmara Municipal por ter passado 17 dias nos Estados Unidos sem autorização do Poder Legislativo, o que afronta a Lei em vigor. Ela retornou ao cargo e pode ser afastada novamente a qualquer momento. “Confiamos na Justiça e o povo de Traipu terá um prefeito que vai trabalhar com honestidade e voltado para ações que garantam a cidadania e o bem estar de todos”, afirma Erasminho.

Corrupção

“Temos provas e entregamos ao Ministério Público e a Justiça de Alagoas de atos danosos ao patrimônio público perpetrados por essa senhora que tanto mal fez ao nosso município”, disse o vice-prefeito Erasmo Dias que pode  retomar o comando da cidade ribeirinha por decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Apicultura

Cerca de 320 famílias em situação de extrema pobreza de municípios do vale do São Francisco alagoano serão inseridas na Rota do Mel de Alagoas na segunda etapa das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal. Para isso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá identificar, cadastrar e capacitar as famílias, e também estruturar a produção com a implantação de kits de apicultura. Os recursos são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Caixa de ressonância

A AMA não recebe apenas os pleitos dos prefeitos alagoanos para tentar resolver diversas situações administrativas em todo o estado. Secretários de estado, municipais, vereadores, deputados federais e entidades têm procurado a Associação porque conseguem retorno para as suas reivindicações. O argumento é de que a Associação dos Municípios Alagoanos tem dado a importância para os manifestos não somente das prefeituras. Além do mais, o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, sempre tem atendido quem lhe procura.

Contradição

Rio Largo é um município que sempre está em evidência por causa das diversas denúncias contra o prefeito Toninho Lins (PSB). O município que é pouco desenvolvido realizou na semana passada um grande evento junino. Apesar de ter sido um ‘sucesso’, houve quem reclamasse da falta de investimentos da prefeitura em saúde, educação e infraestrutura.

Distante

O prefeito de Piranhas, Manoel Audálio (PDT), tem participado timidamente das discussões acerca das dificuldades enfrentadas pelos municípios. Ele tem confidenciado que não deve disputar a eleição para prefeito no próximo ano. Segundo o gestor, a cidade está precisando de muitos investimentos e passa por um momento difícil por causa da seca.

Tranquilo

Esta semana, o ex-prefeito de Piranhas, Doutor Dante (PDT), estava passeando em um shopping de Maceió. Dante aparentava tranquilidade, já que está longe da confusão política e judicial instalada no município. Lembrando que o ex-gestor renunciou ao mandato após sofrer um afastamento por determinação do Judiciário.

Sem espaço

O vereador de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (PSDB), deve mudar de partido. Sua situação política no município não é das melhores, principalmente porque tem feito uma oposição bastante crítica ao prefeito James Ribeiro (PSDB). O cenário em Palmeira dos Índios já é de eleição e Júlio não quer deixar de concorrer à prefeitura.

Mandatário

No PSDB quem dá as cartas é o deputado federal Pedro Vilela. Já afirmou que será preciso uma grande discussão até para saber quem será candidato a prefeito em Maceió. Naturalmente, o prefeito Rui Palmeira seria candidato pela segunda vez, porém, Pedro Vilela quer uma análise mais ampla. Lembrando que Vilela foi secretário de Esportes antes de sair candidato a deputado federal. Para quem é adepto da prática esportiva, ele não deixou saudades

Cultura

O Long Play (LP), também conhecido como vinil, foi uma das revoluções no mundo da música, quando apareceu na década de 1940. A mídia, confeccionada em material plástico em formato de disco, logo chegaria à casa da maioria das pessoas que tivessem condições financeiras de adquirir uma vitrola.

Vínculo com a música

Nascia aí um vínculo ainda mais físico com a música, com o trabalho autoral de inúmeras bandas Brasil e mundo afora. Pensando na retomada de adeptos ao LP, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), de Arapiraca, idealizou o “Clube do Vinil”, que teve sua primeira edição na quinta-feira (21).

PELO INTERIOR

... Ainda Arapiraca: O evento na Casa da Cultura, que começou às 17h, contou com a participação de Paulo Lourenço da Silva, o “Paulo do Bar”, e funcionará como um happy hour diferente, no Sr. Carranca Café, situado no primeiro andar da Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.


... “Este Clube do Vinil se estende aos amantes e também aos curiosos. Toda esta nova geração teve pouco contato com esta mídia e ninguém melhor que o Paulo do Bar para trazer isso à tona, juntamente com histórias da música de sua época”, diz.


... A Campanha de Vacinação contra a Influenza, que terminaria nesta sexta-feira (22), foi prorrogada até o dia 5 de junho. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (20), depois que a Secretaria de Estado da Saúde detectou que Alagoas atingiu apenas 47% da meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde de imunizar 640.516 pessoas. 


... A campanha tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, os adultos com 60 anos ou mais, as gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, população indígena, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Para serem imunizadas, essas pessoas devem se dirigir até os postos de vacinação próximos de suas residências, cujos endereços estão sendo divulgados pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde alagoanas.


... A propósito, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou na quarta-feira (20) o pagamento de débitos com fornecedores contraídos no ano anterior. 


... O processo segue a orientação da Controladoria Geral do Estado (CGE), responsável pela auditoria que atesta a legalidade da liquidação das despesas. A secretária Rozangela Myszomirska informou que todas as dívidas serão quitadas obedecendo-se a ordem crescente dos valores acumulados. Os fornecedores serão contatados previamente. 


... No caso de dívidas sem o devido trâmite legal, baseada no Decreto Estadual nº 39.456, de 20 de fevereiro de 2015, a Sesau adotará as medidas necessárias para apuração das responsabilidades e posterior responsabilização do agente que deu causa a despesa sem o devido cumprimento do dever legal, com posterior análise da CGE e Procuradoria Geral do Estado (PGE), para que ateste a legalidade da liquidação da despesa, conforme preconiza a legislação vigente.


..... Aos leitores da coluna desejamos um excelente final de semana, com muita paz e saúde. Até a próxima edição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia