Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 818 / 2015

29/04/2015 - 09:26:00

Abc do interior

Será um “miau”?

Em Girau do Ponciano, cidade administrada pelo jovem prefeito Fabinho Aurélio, um misterioso “gato” vem atormentando usuários do Sistema Único de Saúde que precisam marcar exames na sede da Secretaria de Saúde, onde a Eletrobrás em uma fiscalização de rotina detectou roubo de energia elétrica e emitiu uma multa.  Detalhe: o prédio é alugado.


Novo “mistério”

Agora surge um novo mistério: está faltando energia em dois blocos do prédio há pelo menos uma semana e o mais penoso para a população do município é que atingiu justamente o setor do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), responsável pelo serviço do Sistema único de Saúde - SUS. Trocando em miúdos: os usuários que procuram assistência médica, acabam voltando para casa com a sensação de impotência, de que estão sendo enganados. E o que é pior: sem tratamento, continuam doentes.Pode uma coisa dessas?!


Outro lado

A Secretária de Saúde do município, Aruska Magalhães,  tratou de informar que não houve corte de energia elétrica, conforme boatos que surgiram na cidade e justificou a falta de energia a resultado de uma pane elétrica que só pode ser resolvida pela Eletrobrás. Ela disse que a administração municipal vai adotar medidas judiciais contra a Eletrobrás.

Escassez de água

E por falar em Girau, o publicitário Thales da Costa, 32 anos, está percorrendo sua terra natal - Girau do Ponciano- para denunciar às autoridades o drama por que passam milhares de famílias com a escassez de água no município. 


Situação preocupante

Thales da Costa já ouviu o relato de centenas de moradores da área urbana e, principalmente, de dezenas de povoados.“A situação é muito preocupante. Após percorrer todos esses lugares, pude acompanhar de perto o sofrimento das pessoas que sobrevivem com seus filhos de uma forma desumana”, salienta.


Mendigando água

De acordo com o jovem publicitário, o município de Girau do Ponciano tem mais de 40 mil habitantes, mas a maioria, ou seja, mais de 20 mil pessoas, vivem mendigando água para viver de forma digna com seus parentes e amigos.


Via-crúcis

“A maior parte das cisternas está com apenas três palmos de água. O drama é muito grande. Conheci uma dona de casa que nunca tomou banho de chuveiro e vive diariamente com três litros de água”, lembra o publicitário Thales da Costa, que já fez um pronunciamento este ano na Assembleia Legislativa Estadual relatando a via-crúcis dos moradores dos povoados e da cidade.


Sem ajuda

Thales da Costa também concedeu uma entrevista recentemente para o radialista Ivan Nunes, na Rádio Progresso, em Girau do Ponciano, transmitindo aos ouvintes toda a situação que presenciou em seu município.Espero que as autoridades adotem alguma providência, porque não é possível que a população continue vivendo sem ajuda de quem poderia fazer alguma coisa por elas”, acrescentou o jovem publicitário.


Região Norte

Na quarta-feira (22), a Prefeitura de Maragogi, com apoio das Secretarias de Comunicação e Turismo, instalou na entrada “do carvão”, como é popularmente conhecida, uma placa modelo “Front Light”.Segundo o Prefeito Henrique Madeira, após a conclusão da obra da pavimentação asfáltica, a entrada, que se tornou o principal acesso de entrada e saída de veículos ao centro do município, merecia algo que simbolizasse não somente o turismo, mas o quanto o município fica feliz em receber seus visitantes. “Na semana em que Maragogi completa 140 anos, instalamos essa sinalização turística que simboliza as boas vindas dos maragogienses aos turistas de toda parte do país e do mundo”, relata.  

Riquezas naturais

A estrutura da placa conta com refletores, que durante a noite, promete chamar ainda mais atenção para a imagem da bela Praia de Antunes, que cercada por coqueiros, possui um mar calmo e de águas cristalinas, representando assim, as demais riquezas naturais do município.

PELO INTERIOR

... Começou na terça-feira (21), o mutirão de limpeza do rio São Francisco, na cidade de Pão de Açúcar.

... Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cícero Alves da Silva, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com o apoio de pescadores, “lancheiros”, donos de bares e restaurantes e de outros voluntários. ... Segundo Cícero Alves, a ação tem como objetivo retirar algas e materiais que estão submersos no rio, o que vem prejudicando a vida do Velho Chico e atrapalhando os banhistas.

... Redes e outros instrumentos serão utilizados nesta operação de limpeza das águas do antigo Opara. O mutirão não tem hora marcada para terminar.

... Nas últimas décadas é gritante a agressão contra o Velho Chico, o que tem provocado resultados catastróficos, principalmente sérios impactos ambientais e dentre esses, a aparecimento de algas verdes (vegetação) no fundo do Velho Chico, prejudicando muito a navegação e os banhistas .

... O presidente do Senado, Renan Calheiros, voltou a defender na quarta-feira (22), a proposta que permitirá  estados e municípios utilizarem parte dos recursos de depósitos judiciais e administrativos.

... Na avaliação de Renan, trata-se de uma “solução criativa” para melhorar a situação financeira dos estados e municípios, sem comprometer o ajuste fiscal.

... A proposta (PLS 183/2015) é de autoria do senador José Serra (SP) e pode ser incluída na discussão da regulamentação do novo indexador da divida dos estados e municípios, que o Plenário do Senado deve retomar nesta quarta-feira (22). ... Renan lembrou que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul já tem acesso a recursos de depósitos judiciais e administrativos:

... “Precisamos espalhar isso para todos os estados do Brasil”, defendeu Renan.

... A escritora alagoana Marta Eugênia de Oliveira lançou na quinta-feira (23) seu primeiro livro de poemas “Quanto Tanto”, a partir das 19h30.

... Além da noite de autógrafos justamente neste Dia Mundial do Livro, houve o lançamento com as performances das bandas de soul Gato Negro e de rock O Louco, com declamações nos intervalos.

... O evento, aberto ao público, teve apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

... Por sua vez, a publicação faz jus ao nome: tanto pela intensidade dos escritos – que estampam nossas janelas da alma – quanto pelo tempo que ele levou para ser “gerado”. Uma gestação desejada e influenciada pela irmã da autora.

... Aos leitores da coluna desejamos um ótimo final de semana cheio de paz, saúde e entretenimento. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia