Acompanhe nas redes sociais:

23 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 814 / 2015

08/04/2015 - 08:35:00

SURURU

Máfia dos cartórios

DA REDAÇÃO

Ao contestar denúncias de irregularidades no concurso de cartórios, o desembargador Tutmés Airan reconhece a existência do regime de capitanias hereditárias que ainda prevalece nas serventias extrajudiciais em Alagoas. O magistrado diz que a situação dos cartórios alagoanos é de “flagrante inconstitucionalidade; um verdadeiro descalabro ins-titucional”.  E vai além: “Há, sem sombra de dúvidas, interesses subalternos e claramente antirrepublicanos coligados no franco propósito de tornar inviável o referido certame, cujos agentes se valem, para tanto, dos expedientes mais diversos, desde ações judiciais a insubsistentes pleitos administrativos com manifesto objetivo protelatório”. É a máfia dos cartórios em ação. 

Liderança nova

O deputado Pedro Vilela assumirá a vice-liderança do PSDB na Câmara Federal e já demonstra forte atuação parlamentar como integrante de três importantes comissões. Com discurso de oposição ao governo federal, o neto do menestrel das Alagoas promete fazer jus ao seu primeiro mandato. 

Sinais de riqueza

Mac Lira, secretário Municipal de Habitação, mudou-se da peri-feria de Maceió  para um luxuoso apartamento na Ponta Verde, avaliado em R$ 1 milhão. Na garagem, um reluzente BMW último modelo. Menino prodígio, esse Mac. 


Abaixo o povo

O deputado federal carioca Cabo Daciolo contraria posição de seu partido, o Psol, e apresenta proposta de emenda à Constituição que diz que todo poder emana de Deus, e não do povo. “Bíblia é, e sempre será, a minha única regra de fé e prática”, afirma.  

Novo indexador

O Senado aprovou regime de urgência para tramitação do projeto que obriga a União a colocar em prática o novo indexador das dívidas dos estados e municípios. Após a aprovação pelo Congresso, o novo indexador virou lei em 2014 (Lei complementar 148/2014), mas o governo ainda não tinha regulamentado a lei para adiar a renegociação, em nome do ajuste fiscal. Com a aprovação do pedido de urgência, o projeto deve ser votado na próxima terça-feira.

Daqui não saio... 

“Daqui ninguém me tira. Vocês vão ter que me engolir”. Desabafo do prefeito Toninho Lins ao entregar 10 ambulâncias à comunidade, referindo-se aos seus opositores.  Para a oposição, o prefeito se mantém no cargo graças ao aval do desembargador Washington Luiz, presidente do TJ. 


Faz sentido

Em proposta apresentada na Câmara, a deputada Júlia Marinho do PSC-PA, quer proibir a adoção por casal homossexual. Ela alega que família composta por dois pais ou duas mães “não logra ampla aceitação social” e pode gerar “desgaste psicológico e emocional” na criança adotada. 

Rally do Velho Chico
O 4º Rally do Velho Chico começa nesta sexta-feira. A largada está marcada para às 14h30, no Parque Shopping Maceió. De lá os competidores seguem rumo a Pão de Açúcar, com chegada em Traipu. No roteiro, os municípios de Gi8rau do Ponciano, Major Izidoro, Monteirópolis, Palestina, Belo Monte, Batalha e Jaramataia.

Rally 2
Grandes nomes do esporte participam da competição, a exemplo de Jean Azevedo, José Hélio, os irmãos Ramon e Moara Sacilotti e Dário Júlio, dentre outros. O Rally do Velho Chico terá 500 quilômetros e passará por estradas do sertão alagoano, explorando a caatinga e áreas de pequenas serras contando, em alguns momentos, com o visual do Rio São Francisco.

Sem nada
Renan Filho volta de Brasília com o pires vazio. Ele pediu à presidente Dilma dinheiro para Segurança, Saúde e Educação e acabou ouvindo dela: “A crise já chegou, inclusive em Alagoas”. 


Fortalecida
A secretária de Cultura do Estado, Mellina Freitas, se fortalece nos bastidores político e o PMDB fecha a questão. Ela permanece na pasta da Cultura. Fato que deve deixar entristecido o movimento que pedia a saída da ex-prefeita de Piranhas da administração da secretaria. 


Nomeados
Renan Filho vai entrar para história como o governador que conseguiu manter mais de 3.000 comissionados  durante três meses trabalhando sem ganhar nada. Esses servidores, herança do governo tucano esperaram as nomeações até o início de março e só agora viram seus nomes do Diário Oficial. 


TV FAROL/ CULTURA 
Já está no ar, em caráter experimental, o jornalismo da TV Farol, filiada à TV Cultura em Alagoas. No dia 6 de abril entram no ar o Jornal da Cultura da Manhã e o Jornal da Cultura da Noite. Já no dia 16 de abril estreia o Roda Viva, local.  


Fies

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região decidiu, na tarde da quarta-feira (25), restaurar a decisão do juiz Federal da 4ª Vara Federal de Alagoas, Sebastião Vasques de Moraes,  proibindo o MEC de exigir dos alunos a nota mínima de 450 pontos para ter direito ao Fies. A decisão também obriga o MEC  a pagar às faculdades 12 mensalidades no ano,  em vez de apenas oito mensalidades, como estipulavam as portarias 21 e 23/2014. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia