Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 813 / 2015

31/03/2015 - 10:30:00

Abc do interior

MP reage a ataques

Os promotores de Justiça de São Luiz do Quitunde, Jorge Bezerra, e de Viçosa, Anderson Cláudio de Almeida Barbosa de Araújo, sofreram essa semana, ataques verbais dos prefeitos Eraldo Pedro e Flaubert Torres Filho, que são acusados de improbidade administrativa. O ataque mais violento partiu do prefeito de Viçosa que chamou, em sua página do facebook, o promotor Anderson Claudio de “canalha”, “doutorzinho mequetrefe” e “fio de uma égua”. 


Nota de repúdio

A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) emitiu, na tarde de quarta-feira (18), uma nota de repúdio contra o prefeito de Viçosa, Flaubert Filho (PROS), que “de forma inconsequente, equivocada, covarde e mesquinha, tentou intimidar a atuação legitima da Instituição”.


Apropriação indébita

Ainda em sua Nota Oficial, a Ampal esclareceu que no último dia 10, o MPE ajuizou ação penal, subscrita pelo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, de apropriação indébita contra o prefeito, acusado de causar prejuízo ao Regime Próprio de Previdência Social do Município em quase meio milhão de reais. Essa teria sido a motivação da fúria do prefeito, que partiu para o ataque nas redes sociais. Diante da repercussão do caso, o prefeito retirou o post do facebook.

Perda do cargo

Na ação, que também pede a perda do cargo eletivo e a indisponibilidade dos bens do prefeito, o Ministério Público alega ter elementos suficientes do suposto esquema no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Viçosa (IPASMV). Segundo a investigação, entre as irregularidades constatadas estão os descontos das contribuições previdenciárias dos servidores ativos, inativos e pensionistas, sem o devido repasse à instituição. 


Outro lado

Em sua defesa, o prefeito disse ter utilizado tais recursos para complementar à folha de pagamento dos servidores ativos. Em sua página no Facebook, Flaubert afirmou reconhecer o erro, alegando já ter devolvido o montante, o que, no entanto, não o isentaria da penalidade foco, como explica trecho da ação penal.


Ato público

Já em São Luis do Quitunde, litoral norte de Alagoas, o Ministério Púbico promoveu um ato público, na manhã desta quarta-feira (18) em defesa de uma instituição independente, autônomo e que não se acovarda diante das ameaças no seu local de trabalho.


Foi atacado

O evento aconteceu como forma de apoio ao promotor de Justiça Jorge Bezerra, titular da Promotoria de Justiça daquele município que, após ajuizar nova ação por ato de improbidade administrativa contra o atual prefeito Eraldo Pedro, foi atacado pelo chefe do Poder Executivo com ofensas pessoais. Eraldo Pedro responde a oito ações na Justiça por conta da prática das mais diversas irregularidades.

Pulso firme

De acordo com um advogado que estava no ato público e pediu anonimato, a reação do MP alagoano foi bem clara e um recado a políticos e pessoas que não respeitam a Lei e as instituições que atuam em favor da população. “O MP vai agir com pulso firme não temendo qualquer intimidação”, disse o advogado.

 “Fora da lei”

“Não será porque um fora da lei resolveu insultar um colega do Ministério Público que vamos nos calar ou deixar de cumprir as nossas atribuições. Continuaremos firmes no propósito de defender os interesses da sociedade de São Luis e não transigiremos com a lei. Vamos continuar trabalhando no estrito cumprimento do nosso dever legal de forma una e indivisível, porque assim é o bravo Ministério Público de Alagoas”, disse o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, ao faze uso da palavra na abertura do ato.

Cultura no interior

O barco museu da Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea, chamado O Museu no Balanço das Águas, volta à ativa já neste mês de março com o projeto “Ampliando Saberes – Multiplicando as Práticas dos Mestres Ribeirinhos”. São oficinas de bordado e esculturas em madeira que ocorrerão até o mês de junho, no povoado Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, distante 250 km de Maceió, e no povoado Entremontes, em Piranhas (a 290 km da capital).

 Referência

“O promotor Jorge Bezerra é uma das melhores referências que temos em nossos quadros e atua incansavelmente para defender os direitos de cada um dos cidadãos dessa cidade. Tenham sempre nele um motivo de esperança por dias melhores”, completou o procurador.

PELO INTERIOR

... Ainda nos trabalhos de pré-produção, o casal Dalton Costa e Maria Amélia Vieira arregaça as mangas, recomeçando visitas a essas comunidades localizadas às margens do rio São Francisco. 

... Outro projeto ocorrerá no mesmo período, que é o “Encontro de Mestres”, reunindo dez artesãos dessa região da bacia do rio São Francisco em Alagoas. Eles exporão trabalhos no ateliê Boca do Vento e no barco museu, realizando, também, oficinas destinadas à juventude.


... Segundo Dalton e Maria Amélia, gestores dos projetos e proprietários em Maceió da galeria Karandash, desde o ano 2000 os artesãos escultores de madeira da Ilha do Ferro se reúnem no ateliê Boca do Vento, que foi criado pelo mestre Fernando Rodrigues (1928-2009), pioneiro de toda essa maravilha de trabalho com esculturas em madeira e originalíssimos bancos, cadeiras e mesas.


...  “Munidos de ferramentas rudimentares e artesanais. eles criam peças de mobiliário e esculturas inventivas de extremo bom gosto”, afirma Maria Amélia, citando outros expoentes da arte popular pãodeaçucarense. 


... “Ali, despontam nomes importantes como Aberaldo, Vieira, Petrônio, Valmir, Vandinho e muitos outros. O desejo de criar foi herdado dos pais e avós. Cada um desses artesãos conheceu desde menino o ofício de cortar e esculpir a madeira, enquanto brincavam nas oficinas de barcos da região.”


... O deputado estadual Davi Davino (PSB) esteve nesta terça-feira (17) reunido com a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, para solicitar a recuperação do Forte de Porto de Pedras, que em 2006 foi tombado pelo governo e atualmente está abandonado e com risco de desabamento.


... O prédio foi construído em 1630 e já foi sondado para abrigar um museu com artefatos dos séculos 18 e 19, encontrados na região. Mas até o que o uso do prédio seja definido, o deputado solicitou à secretária que pelo menos uma medida emergencial seja tomada.


...  “O prédio vai desmoronar de vez, o teto está prestes a cair. Até que a restauração seja viabilizada é interessante que preserve o pouco de história que ainda tem.


... A abertura da 4ª edição da Copa de Futsal da Indústria e do Comércio, acontece nesta sexta (20), às 19h, no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, bairro do Centro, sempre com entrada franca para o público amante do desporto. 


..... Aos leitores da coluna desejamos um excelente fim de semana, com saúde, paz e prosperidade. Aos desafetos o nosso mais puro desejo é que passem o fds nos quintos dos infernos. Ô cambada de malfeitores. Valeu, até a próxima edição. Fui!!! E volto!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia