Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 812 / 2015

16/03/2015 - 09:55:00

MEIO AMBIENTE

Piscina natural 

A equipe do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou no dia 11 mergu-lhos na Piscina do Amor, localizada na enseada do bairro da Pajuçara, em Maceió. Para garantir a preservação dos recifes de corais e reprodução de espécies, o local poderá se transformar, nos próximos 60 dias, em uma zona de exclusão que limita os usos pela população.Para que o fechamento aconteça, a equipe do IMA deverá apresentar ao Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) os argumentos técnicos e a minuta de uma proposta de Resolução Normativa, o que poderá acontecer nos próximos 60 dias.

Hábitos alimentares

Pela primeira vez, cientistas descobriram uma mudança nos hábitos alimentares de um grupo inteiro de animais enquanto estudavam pássaros nas ilhas Galápagos que ajudaram a ins-pirar a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin. A equipe liderada por espanhóis observou que 19 das 23 espécies de aves terrestres das ilhas Galápagos estavam visi-tando flores para se nutrir de néctar e pólen, aparentemente porque sua alimentação preferencial de sementes e insetos está escassa nas ilhas remotas do Oceano Pacífico na costa do Equador.


Cães-guia

O projeto Cão Guia de Cegos do Distrito Federal busca famílias que possam hospedar filhotes de cachorro por um período de 8 a 10 meses. São dez labradores recém-nascidos. O intuito é ajudar na socialização do bicho, ajudando-o a ter contato com o mundo e com o maior número possível de cheiros, sons e ambientes.

Amor a elefantes

Em áreas rurais na parte central do Sri Lanka, os moradores têm uma relação polêmica com elefantes que pastam na região. Apesar de haver uma afeição generalizada pelos animais por conta das raízes budistas da cultura local, muitos fazendeiros os espantam de seus cultivos de arroz por os verem como uma ameaça, tornando frequentes os conflitos entre elefantes e humanos.Por isso chamou tanta atenção a atitude de um destes fazendeiros, Herath Mudiyanselage, de 75 anos, que decidiu doar o pequeno pedaço de terra que tinha para um templo budista local sob a condição de que todo o arroz nele cultivado fosse dado aos elefantes, mesmo depois de um dos animais ter matado um de seus filhos.


Risco de tremor 

Cientistas advertiram para a mudança no padrão de movimento das placas tectônicas do Japão, que estão completamente dife-rentes dos dados registrados antes do terremoto de 2011, e aconselharam que a população fique alerta para possíveis tremores com impacto similar ao de quatro anos atrás -- que provocou um tsunami no país e matou 18 mil pessoas.


Fazenda urbana

Um grupo de empreendedores alemães desenvol-veu uma série de técnicas para produzir em larga escala peixes, verduras e legumes em uma fazenda urbana na capital Berlim. A aquaponia, que combina a criação de peixes e a agricultura, é sistema antigo usado pelos astecas e chineses. O que os alemães fizeram foi profissionalizar a técnica para a produção comercial. A motivação inicial de Leschke e sua equipe foi o desenvolvimento de um meio de produção de alimentos em larga escala sustentável, que não necessitasse de tantos recursos e fosse menos poluente do que a agricultura tradicional.


Água poluída 

Doenças transmitidas pela água poluída e pelo saneamento ruim representam a quinta maior causa de mortes de mulheres em todo mundo, matando mais que a Aids, a diabetes ou o câncer de mama, revelaram pesquisadores. Quase 800 mil mulheres morrem todos os anos por falta de acesso a banheiros seguros e água limpa, de acordo com a organização desenvolvimentista WaterAid, que analisou dados do Instituto de Métricas da Saúde, centro de estudos sediado em Seattle, nos EUA.

Energia solar

O avião Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar, decolou na segunda-feira (9) de Abu Dhabi, marcando o início da primeira volta ao mundo de uma aeronave que funciona sem uma gota de combustível.Construído na Suíça, o SI2 partiu do aeroporto Al Bateen com o fundador da empresa, André Borschberg, e o cofundador, Bertrand Piccard.


Vila Madalena 

Quem anda de metrô com frequência em São Paulo deve ter reparado que em algumas estações há várias obras de arte expostas. São esculturas, quadros e exposições de fotos. Uma dessas mostras fica na estação Vila Madalena, na linha 3 do metrô (Verde). A exposição “Pesquisa em foco: Antártica”, aproxima o paulistano do cotidiano de cientistas brasileiros que trabalham na estação Comandante Ferraz, mantida pelo governo brasileiro na Antártica.

Vulcão Villarrica 

O vulcão Villarrica, na região sul do Chile e um dos mais ativos do país, entrou em erupção na madrugada do dia 03 provocando a retirada de quase 3.000 pessoas de áreas próximas, informou o Escritório Nacional de Emergências (Onemi). Antes das 3h, as autoridades elevaram o nível de alerta para vermelho e determinaram a retirada de quase 3 mil pessoas, assim como a suspensão das aulas.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia