Acompanhe nas redes sociais:

18 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 812 / 2015

16/03/2015 - 09:24:00

Abc do interior

Na mira da Câmara

 

A prefeita de Traipu, Conceição Tavares, não está nada satisfeita com os vereadores que fazem oposição a sua administração e que aprovaram na sexta-feira, 6, duas Comissões Especiais de Inquérito (CEI´s) para investigarem denúncias de irregularidades na aplicação de recursos nas Secretarias de Educação e Saúde do município.Estranhamente, os cinco vereadores da situação decidiram usar uma estratégias um tanto inusitada e optaram pela abstenção.

 


Comissões aprovadas

 

As CEI´s foram aprovadas com os votos de seis vereadores e ficaram assim definidas: CEI da Educação: vereadora Vânia Bezerra (presidente), vereadora Larissa Késsia (relatora) e vereador Gilson Santos (membro).  CEI da Saúde: vereadora Larissa Késsia (presidente), vereadora Vânia Bezerra (relatora) e vereador Aloísio Vieira (membro).

 


Foram contra

 

Os vereadores Gilson dos Santos, Carlos Moura, Silvino Cavalcante, Genivaldo Rosa e Simone Soares, todos da base aliada da prefeita de Traipu, foram contra que o requerimento fosse votado na sessão, alegando os senhores vereadores que não tinham conhecimento dos requerimentos  em pauta.

 

Foi em vão

 

Encabeçados pelo vereador Gilson dos Santos, que também é professor, os vereadores da bancada da situação tentaram de todas as formas “convencer” o presidente da casa a não colocar os requerimentos em votação, mas seus argumentos não foram aceitos pelos demais vereadores que aprovaram os dois requerimentos. “Se não há nada a esconder, por que tanto temor de se instalar as CEI´s da Educação e Saúde”? Indagou o presidente da Câmara Municipal, Valter dos Santos.

 


Atitude covarde

 

A propósito, Valter dos Santos confirmou que durante uma reunião com professores um servidor do município cortou o fornecimento de energia da Casa. “Um absurdo. Foi uma atitude impensada e covarde. Só posso responsabilizar a senhora prefeita por essa situação lamentável”, desabafou o vereador.

 


Segunda chamada

 

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Alagoas divulgou, na terça-feira (10), a lista com os nomes dos candidatos aprovados na segunda chamada do processo vestibular 2015 da instituição. Os convocados devem entregar a documentação da matrícula, na quarta (11) e quinta- feira (12), na secretaria do curso para o qual foi aprovado, no seu respectivo Campus.

 


Matrícula

 

Os suplentes, por sua vez, devem preencher a ficha de intenção de matrícula, disponível no site www.uneal.edu.br, e entregar na coordenação do curso pretendido. A lista completa com os nomes dos convocados e suplentes pode ser acessada no link: www.uneal.edu.br/editais/vestibular-uneal-2015

 

Recursos para Arapiraca

 

Desde o início desta semana que a prefeita Célia Rocha (PTB) está em Brasília, na capital federal, visitando ministérios em busca da liberação de recursos para execução de mais obras sociais no município.Acompanhada do deputado federal Marx Beltrão (PMDB) e da assessora-técnica Edina Pereira, a prefeita Célia Rocha esteve no Ministério das Cidades, onde manteve uma reunião proveitosa com o ministro Gilberto Kassab.

 


Centro de convenções

 

Na reunião foram avaliados projetos voltados para os setores de habitação, saneamento, transporte e mobilidade urbana.Ainda em Brasília, a prefeita Célia Rocha esteve no Ministério do Turismo, para acompanhar o andamento do processo relativo à construção do Centro de Convenções, entre outros projetos para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico e social do município de Arapiraca.

 


Dia do Consumidor

 

Nesta sexta-feira, 13, o deputado estadual Rodrigo Cunha promove a primeira audiência pública de seu mandato em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor. Com o tema “Consumo da água em Alagoas: retrato da realidade e perspectivas para o futuro”, o parlamentar vai trazer a discussão sobre os direitos consumidores para dentro da Assembleia Legislativa de Alagoas e pretende, assim, incentivar a participação e engajamento da população alagoana sobre um tema que é de interesse de todos.  

 

Debate técnico

 

Para a ocasião, foram convidados palestrantes de diferentes segmentos – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, UFAL, Casal, setor empresarial e sindicato - com o objetivo de contribuir com o debate técnico na exposição de argumentos e dados de suas especialidades. Entre os assuntos a serem abordados pelos convidados estão o abastecimento e o gerenciamento dos recursos hídricos no estado. 

 

PELO INTERIOR

 

... A informação está no site: traipunoticia: Os alunos da escola estadual Professora Maria Avelina do Carmo realizam protesto contra a Falta de Transportes para alunos da zona rural, falta de professores e paralisação de Quadra Poliesportiva que estava sendo construída na escola.

 

... Os alunos revoltados fecharam a AL 487 e queimaram pneus interrompendo o trafego na via. Um estudante resumiu o motivo do protesto: “Queremos professor. Governador cumpra o que prometeu, Luciano Barbosa honre com sua palavra e priorize a educação“.

 

... Após horas de negociações com o Pelotão de Operações especiais, Pelopes, a via foi Liberada após contato da 5ª Coordenadoria Regional de Educação ao determinar paralisação nas aulas até resolução da problemática na próxima semana.

 


... Para promover uma atividade física regular, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Saturnino João da Silva, na comunidade Capim, em Arapiraca, vem a dois anos estimulando para que seus usuários participem do “Clube da Caminhada”. 

 

... “Este estímulo dado na UBS Capim é de uma riqueza enorme para a população, porque esta sai do sedentarismo com a prática da caminhada, o que ajuda no processo de diminuição de peso, controla as taxas de glicose e colesterol e une ainda mais a comunidade”, diz Fátima Ramalho, coordenadora da Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 


... Durante seu pronunciamento na sessão da última terça-feira (10) da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Aurélia Fernandes emitiu duras críticas ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Ubiratan Pedrosa com relação a possível suspensão no tratamento dos portadores de câncer pelo SUS, divulgada por ele durante uma reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada na manhã da última segunda-feira (09) no Centro De Referencia Integrado De Arapiraca (CRIA).

 


... De acordo com ela, em nenhum momento alguém que ocupa o cargo de secretário poderia ter dito algo de tamanha gravidade numa reunião com membros da imprensa. “Fiquei indignada com a atitude do secretário. Quando cheguei a AAPC (Associação de Apoio aos Portadores de Câncer) encontrei dezenas de pessoas completamente assustadas com a informação. Se realmente existe a falta de recursos, o assunto deveria ser tratado nos bastidores”, desabafou a vereadora.

 


... Aos leitores da coluna desejamos um excelente final de semana, com exceção do assessor de uma cidade ribeirinha que é conhecido como “Chupa Cabra” e “Conde Drácula”, que insiste criticar esse colunista por cumprir com seu dever. Até a próxima edição. Fui!!!!! 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia