Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 811 / 2015

10/03/2015 - 09:13:00

SURURU

Butim da toga

DA REDAÇÃO

Apesar de extinto em 1759, o sistema de capitanias continua em vigor até hoje, pelo menos na República das Alagoas. Aqui, o sobrenome familiar vale como passaporte vermelho para se galgar os maiores cargos públicos e permitir acesso fácil ao erário.Um dos avalistas desse regime hereditário é a própria justiça alagoana, que não faz cerimônia na divisão do butim entre parentes e apaniguados do poder. Em pleno século 21, nossos magistrados conti-nuam agindo como se fossem senhores feudais, legítimos herdeiros do donatário Duarte Coelho. E a toga está cada dia mais enlameada e a caminho da sarjeta.  

Contas tucanas 

O Tribunal de Contas do Estado, enfim, vai julgar as contas dos últimos três anos do governo Téo Vilela.  Os exercícios de 2012 e 2013 terrão como relator o conselheiro Luiz Eustáquio Toledo, enquanto Rosa Albuquerque vai analisar a gastança relativa ao exercício de 2014. Já as contas do primeiro ano do Governo Renan Filho serão investigadas pelo conselheiro Cícero Amélio, escolhido por sorteio antecipado, como manda o regimento do  tribunal. 

PEC da Bengala
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), elogiou ontem a aprovação, pela Câmara, da PEC da Bengala, como ficou conhecida a Proposta de Emenda Constitucional que retarda a aposentadoria de membros da magistratura. “Desde 2006 cobravamos pacientemente a aprovação desta PEC”, revelou.


PEC da Bengala 2
Pela proposta, que ainda terá de ser aprovada em segundo turno pelos deputados, a aposentadoria compulsória de ministros do STF, demais cortes superiores e TCU passa de 70 para 75 anos. Dilma não gostou!

Tô nem aí....

Enquanto Toninho Lins curte - com a família - o frio de Campos de Jordão, Rio Largo parou nessa quinta-feira com a mobilização dos servidores pedindo a cassação do prefeito. Na próxima quinta, 12, a Câmara decidirá o destino de Toninho Lins. 


Boquinha socialista

Além da bronca com o prefeito, os vereadores aliados estão tiririca da vida com a secretária da saúde, Kátia Born, que exigiu 40 cargos em comissão para abrigar ex-assessores seus que perderam a boquinha no go-verno tucano.Te cuida, Kátia, a oposição em Rio Largo é pesada!
Joaquim GomesNo breve retorno ao cargo por apenas um dia, o prefeito Toinho Batista deu de cara com uma lista de professores fantasmas, e outra de “marajás do gabinete”, que recebem sem trabalhar.  

  
Fies e faculdades
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior de Alagoas afirma que as mudanças no Fies estão prejudicando faculdades particulares e seus alunos.  Em nota, a entidade revela que o acesso ao sistema por parte de alunos novatos está sendo dificultado por instabilidades recorrentes desde o final de 2014.

Dia da Mulher
Paz, nossa justa causa. Este o tema da campanha nacional pelo Dia Internacional da Mulher e cujas atividades estão sendo organizadas pelo Ministério Público Estadual. A programação deste domingo,8, será de caminhada pela orla e exposição de estande para orientação e campanha educativa com a população em geral.


Mulher 2
Na segunda, de 9 às 11 horas, acontecem, no auditório do MPE, as palestras Transformando sonho em realidade e Ferramenta de Coach: roda da vida. Em seguida haverá almoço e sorteio de brindes na sede da Ampal.


Mulher 3
A programação continua na quarta, 11, com  o MP vai à Praça. De 8 às 12 horas haverá atividades de orientação sobre a Lei Maria da Penha, prestação de serviços de saúde e o momento beleza voltados à comunidade do Vergel do Lago. As ações se concentrarão na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde funciona a Base Comunitária da PM.


Mais mulher
As ações estão sendo coordenadas pela Promotoria de Combate e Prevenção à Violência Doméstica e Núcleo de Defesa da Mulher do Ministério Público Estadual. Têm o apoio da Ampal, Sesau, PM, Sebrae, Senac, Cooperativa Pindorama, Toldos Varanda e CPLA.

Mais médicos
Nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, 95% das 52 vagas ofertadas para os 27 municípios alagoanos foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Os médicos começam suas atividades na próxima semana. Na terceira chamada, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, 4.362 médicos que estão inscritos poderão selecionar sete vagas em sete cidades alagoanas. 


Mais médicos 2
Caso ainda existam vagas em 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, no dia 5 de maio, para médicos estrangeiros. 


Crise da ALE
Nem tudo são flores na Assembleia Legislativa, como muita gente pensa depois de a Mesa Diretora ter anunciado a liberação do 13º salário no mês de ani-versário do servidor. Na próxima quinta, 12, os funcionários se reúnem em assembleia.


Crise da ALE 2
A categoria rejeita a proposta de receber os atrasados de dezembro em quinze parcelas. O adicional de 15% e 1/3 de férias seriam pagos até o meio do ano,“a qualquer momento”, segundo a Mesa. E as promoções por tempo de serviço e por escolaridade dos servidores serão implantadas somente em novembro.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia