Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 806 / 2015

27/01/2015 - 09:52:00

MEIO AMBIENTE

Mudança climática

O papa Francisco pediu na quinta-feira pasada (15) aos líderes mundiais mais coragem nas negociações para chegar a um acordo global sobre a mudança climática na cúpula de Paris, no fim deste ano. “Esperemos que os governos sejam mais corajosos em Paris do que foram em Lima”, afirmou aos jornalistas a bordo do avião papal. Em sua viagem apostólica, Francisco passou pelo Sri Lanka e pelas Filipinas.

Papagaio-de-cara-roxa

A última atualização da Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tirou o papagaio-de-cara-roxa, que se concentra em maior número Parque Nacional do Superagui, no litoral do Paraná, do rol de espécies ameaçadas.


Erupção vulcânica

Um vulcão em erupção no arquipélago polinésio de Tonga criou uma nova ilha devido ao acúmulo de enormes rochas e cinzas expelidas há um mês, anunciaram na sexta-feira passada (17) as autoridades locais.O vulcão, localizado 65 km a noroeste da capital do reino, Nuku’alofa, despertou no dia 20 de dezembro pela primeira vez nos últimos cinco anos, explicou o ministério de Terras e Recursos Naturais. A erupção ocorreu através de duas crateras, uma situada na ilha desabitada de Hunga Ha’apai e a outra submarina, a 100 metros da costa.

Novas espécies 

O pesquisador Rafe Brown, da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, resolveu se infiltrar em mercados de animais, bancas de carnes de caça e todo tipo de comércio envolvendo animais em Manila, capital das Filipinas. Seu objetivo era entender que tipo de espécies eram vendidas ilegalmente nesses locais. Como curador da divisão de herpetologia do Instituto de Biodiversidade de sua instituição, ele vinha se dedicando a catalogar a biodiversidade do país asiático e se preocupava com os relatos sobre o comércio ilegal de espécies.

Planta aquática

Uma infestação de plantas aquáticas transformou o cenário do lago Bertha Bannwart, no bairro Brabância, em Avaré (SP). A superfície foi coberta por aguapés, um tipo de planta aquática que se reproduz rapidamente quando há poluição. Imagens mostram que o espaço era espelhado pela água em janeiro de 2014. Agora, em 2015, o mesmo ponto lembra mais um campo de futebol com uma vegetação bem verdinha. De acordo com especialistas, o fenômeno ocorreu no local devido à poluição.

Porteiro de zoo

O cochilo de um porteiro resultou na fuga de três rinocerontes de um zoológico de Israel. As três fêmeas, Rihanna, Keren Peles e Karnabella, escaparam por um portão lateral do zoológico de Ramat Gan, na região central do país. Apenas um porteiro cuidava daquela entrada e ele pegou no sono.As três aproveitaram a chance e saíram do zoológico, conseguindo ir até o estacionamento. Testemunhas chamaram a polícia, e o gerente do zoo as conduziu de volta. O porteiro foi demitido.


Ano mais quente 

O ano de 2014 foi o mais quente do planeta desde o início dos registros em 1880, de acordo com análises separadas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e da Nasa, apresentadas na sexta-feira passada (16). O parecer oficial, no entanto, ainda será divulgado pela ONU. A NOAA ainda anuncia que dezembro também marcou uma temperatura média na superfície da Terra e dos oceanos sem precedentes nos últimos 134 anos para o mês.

Bote de hipopótamo

Parecia um lindo dia para um safári nas águas de um rio na Zâmbia, mas por pouco uma lancha que levava turistas não foi atingida pelo ataque de um hipopótamo. Tudo foi capturado pela câmera de um dos participantes do safári. O conteúdo foi postado em seguida nas redes sociais. Além de exímios nadadores, os hipopótamos também são capazes de segurar a respiração por até cinco minutos.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia