Acompanhe nas redes sociais:

13 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 805 / 2015

21/01/2015 - 07:00:00

MEIO AMBIENTE

Água potável

O bilionário americano Bill Gates investiu na criação de um equipamento que transforma excrementos humanos em água potável e eletricidade, o que, segundo o fundador da Microsoft, poderá salvar um grande número de vidas.A máquina, chamada de Omniprocessor, foi desenhada e construída pela Janicki Bioenergy, que recebeu recursos da Fundação Bill & Melinda Gates. A instalação tem como objetivo prevenir doenças ocasionadas pela água contaminada.

Ativistas 

O uso do “fracking” (tecnologia de fratura hidráulica) no Golfo do México está sob os olhares de organizações ambientalistas dos Estados Unidos, que denunciaram o governo por não informá-las sobre as atividades que as empresas petrolíferas realizam na região para extrair gás e petróleo.

Cerveja

Uma pequena cervejaria da Islândia anunciou uma nova cerveja aromatizada com “testículos de baleia defumados”. A cerveja Hvalu 2, fabricada pela cervejaria Stedji, está sendo vendida por tempo limitado para marcar o mês de Thorri, que corresponde à metade do inverno no país, segundo o site Visir.


Espécie rara

Dois condores-da-califórnia, espécie rara cuja reprodução é acompanhada de perto por biólogos americanos, acasalaram secretamente em uma mata no norte da Califórnia, gerando um filhote. A notícia foi celebrada por especialistas em vida selvagem da região.AntárticaDurante um sobrevoo na região da Costa da Princesa Ragnhild, na Antártica, o geofísico Christian Müller notou algo diferente na plataforma de gelo: uma grande marca circular, com cerca de 2 km de diâmetro. A descoberta foi feita no dia 20 de dezembro a bordo da aeronave Polar 6, do Instituto Alfred Wegener de Pesquisa Marinha e Polar (AWI), da Alemanha.


Orangotango cega

Uma fêmea de orangotango foi devolvida à selva por veterinários após passar por uma cirurgia de catarata na Indonésia. O caso é considerado muito raro porque, além de ser submetido a uma operação incomum, o animal teve dois filhotes gêmeos em cativeiro.A orangotango, que tem idade avançada para a espécie – 14 anos – ficou cega e começou a invadir plantações em busca de alimentos em 2008. Para que não fosse morta por fazendeiros, foi capturada pelo SOCP (sigla do Programa de Conservação de Orangotangos de Sumatra) e levada para um centro de tratamento no norte de Sumatra.

Réptil marinho

Cientistas anunciaram na segunda-feira (12) a descoberta de uma nova espécie de réptil marinho que viveu há 170 milhões de anos e foi identificado a partir de fósseis encontrados na Ilha de Skye, na Escócia.O animal media cerca de 4,2 metros de comprimento, caçava peixes, lulas e outros répteis em mares quentes pouco profundos ao redor da Escócia, durante o período Jurássico. A descrição foi possível a partir da análise de vários fragmentos fósseis desenterrados há 50 anos. Eram materiais que integravam o crânio, dentes, vértebras e um osso do braço.


Danos ambientais

A prefeitura de Nova York anunciou no último dia 8 que a partir de julho será proibida a venda de produtos em recipientes de isopor por causa dos danos ambientais que sua utilização representa.A medida foi anunciada pelo gabinete do prefeito Bill de Blasio, após consultas a empresas de recipientes, vendedores e agências de saúde da cidade.


Vacas ‘nazistas’

Um fazendeiro de Devon, condado rural no sul da Grã-Bretanha, viu-se forçado na semana passada a sacrificar metade das 12 vacas “nazistas” que adquiriu em 2009. Os animais da raça Heck, criada nos anos 30 sob encomenda do governo de Adolf Hitler, atacaram diversos funcionários da fazenda.


Transferência

A ilha Fernando de Noronha vai passar por um processo de transição. No governo Paulo Câmara a ilha sai da responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia e ficará lotada no gabinete no governador. Mas este é um processo transitório. A proposta do governo é que Noronha seja transferida para a Secretaria de Meio Ambiente

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia