Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 803 / 2015

07/01/2015 - 08:07:00

MEIO AMBIENTE

Habeas corpus
Em uma ação inédita, um orangotango fêmea recebeu habeas corpus da justiça argentina, informaram jornais do país. Sandra, de 28 anos, vive há 20 anos em um zoológico em Buenos Aires e veio de Sumatra, na África. Reconhecida como “pessoa jurídica”, ela pode ser levada a um santuário no Brasil para viver em semi-liberdade, publicou o jornal “Clarín”. De acordo com o jornal “La Nacion”, anteriores pedidos de habeas corpus para grandes símios, como chimpanzés e gorilas, foram negados, apesar de organizações alegarem que estes animais possuem certo grau de raciocínio e características emocionais similares às dos seres humanos..

Beijo de mosca em flor

A British Ecological Society escolheu as fotos vencedoras de seu prêmio anual. A imagem vencedora foi feita em um quintal na Suécia, por Alejandro Ruete, um pós-graduando da Universidade Sueca de Ciências da Agricultura e mostra uma espécie de mosca pousada em uma flor, numa imagem que lembra um beijo. Tanto que Ruete chamou a foto de “Beijo no Quintal”. 

Desmatamento

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ONG de Belém, divulgou no dia 27, um levantamento não-oficial que indica o aumento de 427% no desmatamento da Amazônia Legal em novembro deste ano, comparado com o mesmo mês do ano anterior.O SAD, sistema usado pela ONG, detectou 195 km² de desmatamento na Amazônia Legal em novembro de 2014. Em novembro de 2013 o índice era de 37 km². O Imazon ressalta que neste ano foi possível monitorar 67% da área florestal, sendo que no ano anterior o monitoramento cobriu área de apenas 42% do território.


Cadela em queda livre

O acidente aconteceu no dia de Natal. O americano Dave Schelske afirmou que passeava com Sandy, sua cadela, quando ela começou a correr depois de se soltar da coleira. Em seguida, ela caiu penhasco abaixo. Uma equipe de oito voluntários da “Oregon Humane Society” participou do salvamento. Membros do grupo desceram de rapel para conseguir salvar a cadela. Apesar do susto, Sandy sofreu apenas ferimentos leves.


Ararinha-azul 

O nascimento de dois filhotes de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) no Brasil, espécie ameaçada de extinção, quebrou um jejum de 14 anos sem que fosse registrada no país a reprodução desta ave em cativeiro. De acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, os filhotes nasceram em um criadouro científico do interior de São Paulo no final de outubro, mas a informação só foi divulgada nesta semana pelo órgão.

Rio Amarelo

Uma onda de frio que atingiu o norte da China nos últimos dias provocou uma cena inusitada, que vem atraindo centenas de turistas para a cachoeira Hukou, no rio Amarelo.  Partes da cachoeira congelaram, gerando verdadeiras esculturas de gelo entre as cascatas. Por enquanto ainda há um fluxo de água em partes da cachoeira, mas os funcionários locais dizem que se a previsão de temperaturas ainda mais baixas se confirmar, logo o rio e as quedas d´água se transformarão em imensos blocos de gelo.


Temperatura 

Os recifes de corais do Pacífico Norte sofrem atualmente um processo de embranquecimento por causa de um fenômeno meteorológico similar ao El Niño, que aumenta a temperatura dos oceanos. A situação mais dramática acontece nas Ilhas Marshall, onde o embranquecimento observado desde setembro é o pior já registrado, de acordo com Karl Fellenius, oceanógrafo da Universidade do Havaí, com base em Majuro, capital dessas ilhas.

Closes coloridos

O fotógrafo indonésio Roni Hendrawan lançou-se a uma missão quase impossível: registrar closes de aranhas. Desafio alcançado, os registros revelam uma riqueza de detalhes pouco conhecida destes aracnídeos, que até hoje continuam a causar pânico e medo em muitos seres humanos.


Lista global

A Petrobras foi apontada como uma das 20 empresas do mundo que mais lançaram gases-estufa à atmosfera em 2013, de acordo com relatório que analisou as emissões das 500 maiores companhias do planeta, feito pelo grupo de comunicação e informação financeira Thomson Reuters.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia