Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 802 / 2014

29/12/2014 - 09:40:00

Novo presidente do Crea promete resgatar credibilidade da entidade

Fernando Dacal assume dia 5 de janeiro e revela que vai implantar o sistema de gestão de qualidade, buscando excelência no atendimento ao público e com transparência nas ações do conselho

Maria Salésia [email protected]

O engenheiro civil e empresário Fernando Dacal Reis assume o comando do Crea/AL (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Alagoas) no dia 5 de janeiro com a  promessa de resgatar a credibilidade do órgão. Eleito para o triênio 2015/2017, Dacal garante que vai otimizar os trabalhos do órgão e valorizar o profissional da área.

O novo presidente do Crea disse que vai promover renovação, modernizar o sistema com mudança nos procedimentos, implantar o sistema de gestão de qualidade no serviço público, buscando excelência no atendimento ao público e dando transparência às ações da gestão. Dacal garantiu que em sua gestão haverá maior interação com a sociedade técnica e civil  e que o órgão estará aberto  para  participar de toda e qualquer tema que envolva engenharia, tanto no setor público quanto no privado. 

Ele esclarece que o Crea não tem poder de embargo e que seu papel é de órgão fiscalizador do exercício da profissão de engenharia, agronomia, agrimensura, meteorologia, geologia, geografia e técnicos de várias áreas. “Não é papel do Crea fiscalizar obras, isso cabe aos órgãos públicos”, disse ao acrescentar que a fiscalização será constante em todo o Estado.

Para isso, o órgão conta com a sede em Maceió e uma inspetoria em Arapiraca.Outro ponto importante na gestão de Dacal será a motivação para que o profissional da área participe das ações do Crea. “Além de valorizar o profissional, vamos dar publicidade as ações desenvolvidas pelo órgão e ser mais interativo”, afirmou.


GRANDES OBRAS


Segundo o novo presidente do Crea, qualquer obra exige que haja um responsável técnico, mas em grandes obras  essas exigências ficam mais em evidência.

Ele falou ainda da participação do órgão em empreendimentos como o Canal do Sertão, onde houve participação em discussões mais amplas, seminários, entre outros assuntos. 

No caso do Moinho Motrisa, onde parte de uma de suas torres desabou em abril desse ano, ele disse que o  Crea  teve participação após o acidente ao indicar uma comissão para elaborar laudo técnico apontando possíveis causas do acidente e mostrando procedimentos técnicos a serem seguidos por quem de direito. “O Crea não faz perícia; indica peritos que os interessados podem contratar para realizar a perícia”.


O ELEITO

O engenheiro Fernando Dacal foi eleito o novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas para no dia 19 de novembro último. Com a proposta de renovar o conselho, Dacal foi apoiado por várias entidades conceituadas de Alagoas, como o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Alagoas (Senge-AL); Sindicato da Indústria e da Construção Civil de Alagoas (Sinduscon); Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-AL); e, o Renova Crea, grupo formado por jovens profissionais.”Meu compromisso é fazer  com que o Conselho seja mais atuante e transparente para com os profissionais registrados”, disse Dacal após a vitória nas urnas.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia