Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 802 / 2014

28/12/2014 - 10:15:00

Concessionária representante da Foton em Alagoas é destaque nacional

Presidente internacional da multinacional, Wang Xiangyin, e comitiva chinesa visitam unidade em Maceió e enaltecem desempenho em vendas da Mundial Caminhões

Maria Salésia [email protected]

Juventude, experiência, tecnologia, dedicação e a simpatia alagoana foram alguns dos ingredientes que levaram a Mundial Caminhões a se destacar no cenário nacional e com menos de um ano no mercado ter ganho o título de melhor desempenho em vendas entre todas as concessionárias do Brasil. A representante da multinacional Foton em Alagoas foi premiada durante Convenção Anual da Foton, em São Paulo, e para fechar 2014 com chave de ouro, recebeu em sua sede o presidente internacional da Foton, Wang Xiangyin e comitiva chinesa que enalteceram o desempenho da revenda.

Segundo o diretor da empresa, Téo Vilela Neto, 27 anos, a concessionária foi aberta em janeiro desse ano, mas comemora as vendas e afirma que a marca está se consolidando no mercado. Ele explicou que o projeto é algo fantástico e que vários fatores o levaram a investir na marca, entre eles  descobrir que quem está por trás do projeto Foton Aumark do Brasil é Luis Carlos Mendonça de Barros, economista e empresário bastante renomado, que já foi ministro de Fernando Henrique Cardoso, presidente do BNDES, diretor do Banco Central, e hoje administra um fundo de investimento chamado Quest, com um patrimônio de quase 2 bilhões de reais. Como sua curiosidade foi atiçada, Téo Vilela decidiu estudar mais sobre a Foton e percebeu que se tratava de uma empresa gigante, com 11 fábricas, 120.000 funcionários (dentre os quais, 20.000 engenheiros), e a maior montadora de caminhões do mundo, produzindo quase 700.000 caminhões por ano. “Quando fui ver o produto, fiquei ainda mais impressionado com a qualidade.

Motor Cummins, caixa de marcha ZF, eixo Dana, injeção Bosch, chassi e cabine da Lotus, todas as marcas dos componentes desse caminhão são de primeiro mundo”, disse ao acrescentar que são as marcas mais conceituadas e mais utilizadas por todas as montadoras, como a Volkswagen e a Ford. O empresário se mostra um entusiasta e diz acreditar na marca. Ele vai além e garante que tudo isso, aliado à estratégia de entrada e crescimento agressivo no mercado, fizeram com que optasse por ser um concessionário Foton em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Administrador de empresas por formação, Téo ensina que há planejamento e uma política agressiva de vendas desde o primeiro momento, o que o agraciou com esse primeiro lugar em vendas do Brasil. Vale ressaltar que apesar de pouco tempo de parceria com a Foton, a equipe tem muita experiência no mercado de caminhão. Seu sócio, Luis Carlos Bertho, já foi dono de concessionária e para compor o grupo, foram atrás de profissionais competentes que trabalhavam em outras marcas, incluindo profissionais que estão no ramo de caminhões há mais de 25 anos. 

Para o empresário, o diferencial do caminhão Foton é que tem componentes de primeira linha em sua montagem, como motor Cummins, caixa de marcha ZF, eixo Dana, injeção Bosch, chassi e cabine Lotus. Além do que vem completo com todos os itens de série, como ar condicionado, direção hidráulica, freios ABS, trava e vidros elétricos, defletor de ar, som, piloto automático. E mais: assistência técnica 24 horas em qualquer país da América do Sul, com a Mondial (maior empresa de suporte a assistência técnica do mundo), pelo 08007704361 da Foton Assistência 24 horas. 

Outro diferencial é que basta ligar para a central e a equipe vai até o cliente a hora que ele precisar e no local em que ele estiver. Sem contar que é o  caminhão mais robusto da categoria, projetado para trabalhar nas condições mais adversas, como estradas sem condições de tráfego. Tem também maior volume e peso de carga para transportar, carrega aproximadamente 50% a mais de peso e de volume do que a concorrência.

Qualquer pessoa interessada no produto tem condições de adquirir, já que o  preço do caminhão depende da configuração. Para tanto, basta dar um pulo até a concessionária, ou  ligar no (82)3317-1220 para marcar uma visita em seu  estabelecimento, inclusive receber o caminhão in loco. 

MADE IN CHINA

Os caminhões são montados na China, mas a fábrica que está sendo construída no Brasil, no Rio Grande do Sul, é totalmente brasileira. “Não tem investimento dos chineses, é tudo capital, financeiro e humano, dos brasileiros. O Luis Carlos Mendonça de Barros é que está por trás desse investimento.

Por isso que a fábrica é 100% brasileira”, afirmou Vilela ao acrescentar que a fábrica vai estar pronta no início de 2016. Os caminhões são leves e semi-leves. Portanto, o foco maior e público alvo é quem precisa transportar produtos por dentro das cidades, com caminhões menores que entrem nas ruas estreitas de um centro comercial. Mas a partir de 2015 vai ter caminhões de até 17 toneladas, ampliando assim o leque de fornecimento. E a partir de 2016, terá caminhões pesados também. 

 Na revenda, o cliente vai encontrar ainda toda a assistência técnica necessária pro seu caminhão, peças, troca de óleo, tudo que precisar pra manter o caminhão em perfeito estado. Além disso, a equipe é sempre atenciosa para receber o cliente independente de qual seja o assunto, nem que seja só pra tomar um cafezinho. Para cliente Foton existe o 0800 que dá assistência 24 horas em todo o Brasil e América do Sul. Mas quem está pelas bandas de cá, basta dar uma passadinha na loja que fica na Avenida Menino Marcelo, 844 A, B, C e D, no bairro da Serraria. O Téo e equipe aguardam sua visita.


CHINESES EM ALAGOAS

Na quinta-feira da semana passada, 11, a concessionária Foton Mundial Caminhões foi literalmente invadida por uma comitiva de executivos da montadora chinesa Beiqi Motors Co. Ltd, representada nacionalmente pela Foton Aumark. Em Maceió, o presidente internacional da Foton, Wang Xiangyin, o vice-presidente da Foton Internacional,Qian Zijun e comitiva se reuniram com os empresários Teotonio Vilela Neto, Luiz Carlos Bertho e Marcelo Andrade, sócios da  Foton Mundial Caminhões de Maceió e Recife. Mas a vinda a Maceió foi motivada mesmo pelo bom desempenho da representante nordestina. 

A comitiva mostrou-se receptiva e disse que a meta da empresa é construir e crescer junto com o Brasil, pois a marca Foton chegou para ficar. Wang Xiangyin afirmou que o Brasil é um mercado promissor e espera que os caminhoneiros brasileiros gostem dos caminhões Foton como os chineses, já que a marca é líder absoluta naquele país.Com jeitinho brasileiro, Xiangyin brincou e assegurou que o caminhão Foton não escolhe caminho, pois o produto atende bem as exigências e se adapta a estradas boas e ruins, além do que  carrega mais do que pode.

E quanto questionado sobre a escolha da visita a um mercado tão pequeno como Alagoas, Wang discorda e diz que é um mercado estratégico e que a política dessa revenda é atender o interesse do consumidor que casa com a missão da Foton. “Gosto muito do Brasil pela cultura, receptividade e humor do brasileiro”, enalteceu.O executivo chinês foi ao Rio Grande do Sul para conhecer a área onde será instalada a primeira montadora da marca na América do Sul. A obra, que fica em Guaíba, teve início em abril de 2014 e a previsão é que o primeiro caminhão chinês, produzido em território nacional, passe a rodar até maio de 2016.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia