Acompanhe nas redes sociais:

21 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 802 / 2014

28/12/2014 - 09:17:00

Abc do interior

Cannabis sativa no pedaço

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou, na quarta-feira, 17, a formação de um grupo para acompanhar os procedimentos de legalização de medicamentos com canabidiol, derivado da cannabis sativa (maconha). Foram designados os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Magno Malta (PR-ES), que irá presidir a comissão.


Regulamentação

De acordo com o senador Magno Malta, uma portaria sobre o uso dos medicamentos seria suficiente. “Atenda-se àqueles que necessitam do medicamento. Ninguém precisa legalizar a maconha para poder pegar o canabidiol para aqueles que precisarem”, argumentou.Renan Calheiros tomou a decisão depois do apelo feito por pessoas que precisam do medicamento e hoje trabalham pela regulamentação, como Camila Guedes, que perdeu o filho Gustavo, com convulsões, porque a Anvisa demorou 40 dias para dar a autorização de o uso do medicamento.

Feminicídio

Por falar no senador Renan Calheiros, ele conduziu na quarta-feira (17) a aprovação da proposta que insere no Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940) mais uma forma qualificada de homicídio: o feminicídio. A pena para o crime, considerado “forma extrema de violência de gênero que resulta na morte da mulher” – é de reclusão de 12 a 30 anos.


Crimes associados

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 292/2013, também deixa claro que a aplicação da pena do feminicídio não elimina punições por demais crimes a ele associados, como estupro. A recomendação de alterar a lei foi da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher. Os senadores acataram uma alteração da senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM) que inseriu na proposta três situações que podem aumentar mais ainda a pena. A matéria seguiu para a Câmara dos Deputados.

Deixou a Câmara

Emocionado, o vereador e deputado estadual eleito Tarcizo Freire se despediu dos colegas na Câmara Municipal na sessão de terça-feira, 16. A sua vaga foi preenchida pelo suplente Josias Albuquerque, que já presidiu o Poder Legislativo arapiraquense.Em seu discurso, Tarcizo Freire disse que estava deixando o Poder Legislativo de Arapiraca, com a certeza do dever cumprido e que agora, na Assembleia Legislativa de Alagoas, vai defender os interesses dos arapiraquenses, dos agrestinos e do povo alagoano em geral. Tarciso ainda agradeceu aos mais de 29. 200 votos conquistados nas eleições deste ano, dos quais, 20 mil e 800 votos, só em Arapiraca.


Compras de Natal

Consumidores de Arapiraca e região estão tendo mais tempo para fazer as compras nestes últimos dias que antecedem o Natal. O Arapiraca Garden Shopping, está com as lojas abertas uma hora mais tarde, até às 23h, para dar conta de atender a demanda dos consumidores. Algumas lojas como a Marisa, Renner, Riachuello, Americanas e Hering já contam com o quadro de funcionários ampliado segundo a ALGAR (Associação de Lojistas do Arapiraca Garden Shopping).As lojas seguem até o dia 23 com o funcionamento até as 23 h. No domingo, dia 21 o funcionamento será das 12h às 23h. No dia 24, véspera de natal será das 10h às 18h. Já no dia 25, feriado nacional de Natal, o shopping estará fechado.


Feira Grande

Na noite de terça-feira (16), a praça central da cidade de Feira Grande transformou-se numa grande arena de arte, cultura e emoção, diante da realização da I Mostra Cultural do Programa Mais Cultura na Escola, desenvolvido na rede municipal de ensino.A Mostra em Feira Grande teve como objetivo mostrar ao público não somente os projetos selecionados, mas, principalmente, o trabalho que o prefeito Veridiano Almir (PMDB), através da equipe da Educação, vem desempenhando no sentido de valorizar a cultura, a diversidade e a inclusão social entre os alunos do Município.

Cultura

Alunos das Escolas Municipais Divaldo Suruagy (Sítio Varzinha), Antônio Bispo de Oliveira (Distrito Massapê), Dom Pedro I (povoado Olho d’Água do Meio) e Sete de Setembro (zona urbana) protagonizaram verdadeiros espetáculos através de apresentações de corais, dança, peças teatrais, ballet, entre outros. Uma das apresentações mais aplaudidas pelo público foi à apresentação de ballet clássico das pequenas alunas da Escola Divaldo Suragy. Alunos da mesma escola também encenaram uma peça teatral que contou o surgimento de Feira Grande através das comunidades quilombolas.


Arapiraca

Sempre preocupada com a qualidade de vida das pessoas, a administração da prefeita Célia Rocha (PTB) adota mais uma iniciativa, voltada dessa vez para a alimentação dos arapiraquenses. Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde vai promover um evento com profissionais que trabalham, especialmente, nas unidades  de saúde da família.


Práticas alimentares

Na oportunidade, os profissionais de saúde irão participar de um seminário que tem como foco principal o consumo de alimentos, as práticas alimentares e os fatores de risco para o surgimento de doenças crônicas. De acordo com a nutricionista Liliane Pereira, as atividades fazem parte de uma pesquisa que será realizada em todo o município de Arapiraca, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


Caos na saúde

Segundo o secretário de Saúde de Alagoas, o problema é o repasse do Governo Federal. “Até o momento, não recebemos a verba total dos recursos federais e isso impossibilita qualquer ação da secretaria”, afirmou. A presidente do Cosems, Normanda Santiago, garantiu que caso o repasse não ocorra, a probabilidade é que o caos se instale na saúde pública dos municípios do Estado. 

Repasse de recursos

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Jorge Dantas, esteve reunido na tarde de terça-feira, 16, com a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, Normanda Santiago e com o secretário Estadual de Saúde, Jorge Villas Boas. O assunto da reunião foi o atraso no repasse dos recursos financeiros, correspondente ao mês de dezembro, pelo Governo Estadual para os municípios alagoanos.

PELO INTERIOR

... Exemplo: O prefeito do município de Piaçabuçu, Dalmo Moreira Santana Júnior, foi condenado por maioria de votos, pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na terça-feira (16), a dois anos de reclusão, a ser cumprida em regime aberto, pelo crime de porte ilegal de arma.

... O relator do processo, desembargador Otávio Leão Praxedes, verificou que o réu preenche os requisitos estabelecidos pelo artigo 44 do Código Penal, que substitui pena em regime fechado por prestação de serviços e pagamento de quatro salários mínimos, vigentes na época do crime. O valor a ser pago pelo réu será destinado para a compra de cestas básicas que serão entregues a entidades beneficentes.

... Dalmo Moreira Santana deverá prestar serviços gratuitos durante uma hora por dia de condenação, de modo que não prejudique sua jornada de trabalho, a alguma entidade que será determinada pelo juiz de execuções penais durante audiência admonitória.

... O primeiro dia de culminância das atividades que ocorreram ao longo do ano na Escola de Artes de Arapiraca aconteceu durante a manhã e tarde de quarta-feira (17). No auditório, professores e familiares dos alunos da Rede Municipal de Ensino puderam ver o resultado do esforço virando sons e passos de balé.

... A pequena Reivelly Bianca de Assis, de 7 anos de idade, mostrou seus dotes para a dança clássica durante apresentação com o grupo de meninas que fazem o curso de ballet pelo horário matutino. Ela estuda na Escola de Ensino Fundamental Lindinalva Eulália de Farias e foi uma das 170 crianças inscritas gratuitamente para as aulas.

... “É a primeira vez que ela participa de algo nesse sentido. Estamos maravilhados com sua desenvoltura. Ano que vem vamos matriculá-la novamente. Ela está adorando e nós também, pois é muito bom ter esse contato com a arte desde cedo”, diz a mãe Josilda da Silva, que é autônoma.
... Ela e mais dezenas de outras mães e pais viram e aplaudiram a performance que aconteceu no auditório da Escola de Artes de Arapiraca, no Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral II, localizado na Praça Luiz Pereira Lima.

... E o roubo de carro continua firme e forte no interior de Alagoas. A mais nova vítima foi o radialista Ednaldo Sobral, na terça-feira (16), Ednaldo contou que estacionou o veículo Fiat Estrada no estacionamento aberto que fica ao lado da 5ª Ciretran. O terreno faz parte do projeto de extensão da área verde.

.. Tem jeito uma coisa dessas?!

... A todos um ótimo final de semana e um natal bacana, cheio de paz e saúde. Até a próxima edição. Fui!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia