Acompanhe nas redes sociais:

14 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 801 / 2014

16/12/2014 - 17:06:00

S.O.S ALAGOAS

Cunha Pinto

Feliz Natal?
Maceioenses não falam com entusiasmo para comemorar as festas de fim de ano na cidade. Opção é viajar, mas depende do que a prefeitura ofereça. Saudosistas lembram tempos em que os prefeitos se juntavam ao povo nessas ocasiões. 

Sem interesse

Não surpreenderá candidato “poca urna” habitual desistindo de tentar mais um mandato nas eleições de 2016. Argumento de alguns deles é a idade e mais “o mercenarismo do eleitor”.


Novo prazo

A Lei Orçamentária Anual (LOA) está com votação suspensa na Assembleia até Renan Filho assumir o governo em 1º de janeiro. Proposta do deputado Antônio Albuquerque (PRTB) teve aval de 22 dos 27 deputados.    

Argumento

Do deputado Antônio Albuquerque: “Houve um entendimento e até o novo orçamento ser votado, em 2015, a sessão suspensa continua em aberto, mas isto não implica em ônus ao Legislativo”. 

Moagem 1 - Em Alagoas setores canavieiros carregam otimismo da safra deste período ser dentro das previsões de produção. Motivo, a previsão de superar os 23 milhões de toneladas de cana cortadas: são 2,5 milhões a mais que na safra de 2013.


2 - Nesta safra, o clima mantendo a regularidade, cria chance de reativar o desenvolvimento do setor, estagnado há cinco anos. Otimismo se motiva pela firmeza do tempo no momento. 

Fumo proibido 

Comerciantes têm seis meses para adaptar os estabelecimentos à proibição do fumo, seja de que tipo for, em ambiente fechado. A punição não abre brecha para “fechar olhos” e apadrinhamento pós o flagrante lavrado. 


Proibições

Cigarro, charuto, e até o narguilés não podem ser usados em ambientes coletivos (shopping, supermercado, restaurante). É  lei aprovada no Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff e tem regras definidas pelo Ministério da Saúde. 


Lei antiga

A lei antifumo é de dezembro de 2011, mas só este ano o Ministério da Saúde definiu regras para ela vigorar a partir da última quarta-feira (3) E mais: o fumo é proibido até em áreas abertas de condomínios e local de trabalho vistos como “área comum”. 

Desconfie

Por trás de um abatimento de preço muito baixo o consumidor deve ficar atento para não levar “gato por lebre”. Observação é de Temístocles Albuquerque. Mas tem quem duvide?  


Segurança

“As leis devem ser repensadas”. Espelha a frase os índices da violência nas ruas fora de controle. Observação de empresários teve a ver com a falta de segurança também no Estado. 

Rodovias

A AL-101 Sul, rodovia que liga Maceió a Penedo está pronta para a temporada de turismo que se estende até fevereiro de 2015. A opinião é de motoristas que habitualmente trafegam por ela.


Educação

Conversa entre pais de família já sintoniza preocupação com o próximo ano letivo dos filhos no quesito custos do material escolar. Pelo noticiário, a previsão é de o reajuste ficar acima da inflação. 


Quem aposta?

Transnordestina, rodovia tocada desde 2006 e à época com conclusão anunciada para 2010 e adiada para 2012, tem como nova proposta 2016. Ano que coincide também com eleições.  

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia