Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 801 / 2014

16/12/2014 - 17:03:00

MEIO AMBIENTE

Alta temporada
A Marinha inicia neste sábado, 13, a ‘Operação Verão 2014/2015, no litoral alagoano’. O objetivo é garantir a segurança de banhistas, das navegações e a prevenção da poluição hídrica a partir de embarcações. A operação se estende até o dia 15 de março do ano que vem e tem como propósito intensificar as ações de fiscalização das embarcações esporte/recreio, passageiros e turismo náutico, motos aquáticas - seus usuários, condutores e proprietários – quanto ao cumprimento da Lei de Segurança de Tráfego Aquaviário (LESTA).

Corrida Maceió

Dia 28 de dezembro será realizada a Corrida Maceió 15KM, com distâncias de 7,5KM ou 15KM, nas categorias masculino e feminino. As inscrições podem ser feitas  no site (www.fmxsports.com.br) até o  dia 18 de dezembro. Todos que concluírem os percursos receberão medalhas de participação e os primeiros, segundos e terceiros lugares, receberão troféus. A largada está prevista para 7h00 em frente ao Memorial à República, na Avenida da Paz, em Jaraguá.

Erosão na orla

O vereador Guilherme Soares (PROS) apontou os pontos de erosão provocados pelo avanço do mar nas praias de Maceió. Do Pontal da Barra ao Mirante da Sereia, as estruturas de calçadas e ciclovias, como também as barracas instaladas à beira mar estão sendo danificadas.Mas o alerta principal foi com relação ao avanço da erosão nas imediações da antiga sede do Detran. É que a estrutura do viaduto, construído recentemente no projeto de duplicação da AL-101 Sul, pode ser comprometida com o avanço do mar daqui a uns anos. Segundo o parlamentar, o assunto vem se arrastando há pelo menos 30 anos.  

Temperatura máxima

Segundo um painel internacional de cientistas ligado à ONU, o IPCC,   é preciso diminuir entre 40% e 70% o total de gases lançados na atmosfera até 2050 e zerar essa taxa até 2100. Somente assim é que será possível conter o aumento da temperatura global em 2ºC até o final deste século. Fica a dica. 

Alerta do IPCC

Gases-estufa como o dióxido de carbono (CO2) são liberados principalmente na queima de combustíveis fósseis, mas também com o desmatamento e outras atividades humanas. Segundo o IPCC, caso isso não seja reduzido, fenômenos extremos como secas, enchentes, degelo dos polos e aumento do nível dos mares serão mais frequentes. A temperatura média da Terra já subiu 0,85ºC com relação à era pré-industrial.

No clima

Caso as temperaturas permaneçam acima da média até o fim de dezembro, 2014 caminha para ser um dos mais quentes já registrados, desde 1850. A informação preliminar foi divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), na Conferência Climática das Nações Unidas, a COP 20, em Lima, no Peru. De janeiro a outubro deste ano a temperatura média da superfície da Terra e dos oceanos foi de 14,57 graus centígrados, 0,57ºC acima da média entre 1961 e 1990, período usado como referência pela OMM.


Novo acordo 

COP 20 divulgou a primeira versão de rascunho do novo acordo climático. O  tratado, que deverá ser obrigatório, mas não punitivo, tem que ser assinado em 2015, na COP 21, em Paris, e entrar em vigor em 2020. 

Salmão assustador 

O ambientalista Jonathan Slaght, da Sociedade de Conservação da Vida Silvestre (WCS), ficou surpreso ao encontrar uma carcaça de um salmão pendurado em uma árvore a quase um quilômetro de distância do rio mais próximo na Rússia. De longe, a carcaça parecia uma criatura assustadora por causa de seus dentes afiados. Muitos acreditam que o peixe pode ser sido abandonado por uma ave de rapina após ter sido devorado.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia