Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 801 / 2014

16/12/2014 - 16:52:00

Abc do interior

Em busca de apoio

As prefeitas de Arapiraca, Célia Rocha, e de Major Izidoro, Santana Mariano, ambas do PTB, estiveram em Brasília, percorrendo gabinetes de deputados e senadores alagoanos, em busca de mais emendas e recursos para seus municípios.As gestoras foram recebidas pelos deputados federais Paulão, Givaldo Carimbão e Maurício Quintella, bem como dos senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB).


Violência em Arapiraca

O clima foi de comoção quando a secretária de Cultura de Arapiraca, Tânia Maria, usou o espaço da Tribuna Livre, na terça-feira, 9, da Câmara Municipal, para pedir que fosse repensado a “punição” para crimes cometidos por menores no município. Bastante abalada, Tânia falou sobre o assassinato do próprio filho, Eric Jones, morto por um menor de 16 anos, no último dia 6 de novembro.


Vem crescendo

Segundo a secretária, a violência hoje já não é coisa de periferia, mas em todos os lugares. “É hora de tomar uma decisão sobre o crescimento da violência, que tanto tem feito famílias inteiras chorar a morte de seus filhos, cujos crimes são cometidos por menores, que em pouco tempo estarão nas ruas tirando a vida de pessoas inocentes”, comentou a secretária.


Força Nacional

Quem também esteve participando da Tribuna Livre, foi o delegado Especial da Força Nacional, Maique Evelin Longo Pereira, que aproveitou para comunicar aos vereadores que estará deixando Arapiraca nos próximos dias.Ele foi o delegado responsável pela prisão do menor de 16 anos acusado de ter assassinado o filho da secretária de Cultura de Arapiraca, Tânia Maria, em novembro passado.Contou com apoioEm seu pronunciamento, o delegado disse que durante os dois meses em que passou como delegado Especial da Força Nacional, contou com o total apoio das polícias Militar e Civil no combate à criminalidade.


Lagoa da Canoa 1

As festividades alusivas a Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira do município de Lagoa da Canoa, foram encerradas na noite da segunda-feira (8) com uma grande procissão, que reuniu centenas de pessoas pelas principais ruas da cidade.Uma das programações religiosas mais tradicionais do Agreste foi iniciada no último dia 3 com a celebração de missas durante todas as noites e leilão de gado, onde foram angariados recursos para a manutenção da paróquia local. As festividades foram promovidas pela Igreja Católica e contaram com o total apoio da Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria Municipal de Cultura.


Lagoa da Canoa 2

No último dia da festa, a programação foi iniciada com uma missa na Igreja Matriz, celebrada pelo padre Pedro, pároco da cidade, e concelebrada pelo padre convidado Alessandro.Em seguida, o andor da padroeira Imaculada Conceição saiu da Igreja Matriz e percorreu as principais ruas da cidade, carregado nos braços de fiéis e autoridades que se fizeram presentes, entre elas o prefeito Álvaro Melo (PMDB), seu filho Alair Melo, secretários municipais e vereadores.


Manifesto Sururu

O professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Edson Bezerra, lançou, na quinta-feira (11), a obra “Manifesto Sururu: por uma antropofagia das coisas alagoanas”. O evento ocorreu à tarde no Museu Palácio Floriano Peixoto, localizado no Centro de Maceió. Aberto ao público, o evento contou com uma programação voltada para a visibilidade da cultura afrodescendente em Alagoas.

 Lagoa Mundaú

Bezerra relata que elaborou o Manifesto Sururu enquanto fazia o doutorado. “Na época, refleti que Alagoas era cercado por águas e me veio à imagem da Lagoa Mundaú”, conta.Foi nas águas do complexo lagunar que Bezerra encontrou a importância do sururu que, segundo ele, constitui substancial prato daqueles que dependem das lagoas para sobreviver. “Lançar esta obra, em formato de livro, é também uma estratégia de revelar essa identidade negra”, completa. 


Xangô Rezado

O livro consagra os 10 anos de lançamento do texto Manifesto Sururu, publicado em 2004, no jornal Gazeta de Alagoas, que impactou os setores intelectuais do Estado e inspirou a execução do projeto Xangô Rezado Alto, em 2010. Apesar da repercussão, somente agora a obra será publicada em formato de livro, com edição da Editora Viva, introdução de Dirceu Lindoso e fotografias e ilustrações de artistas alagoanos. Durante o lançamento, a obra estará sendo vendida por R$ 25 no local.


Pão de Açúcar

Na quarta-feira (10) foi realizado o maior desfile escolar já visto na história de Pão de Açúcar. Mais de 2 mil alunos das escolas municipais desfilaram na Avenida Bráulio Cavalcante, por ocasião do encerramento das atividades letivas do ano de 2014 do Programa Mais Educação.Diversas escolas urbanas e rurais fizeram  um bonito e criativo desfile temático atraindo a atenção do público que compareceu à Avenida Bráulio Cavalcante para prestigiar o evento escolar.

Bandas de fanfarras

Pela primeira vez a principal artéria da cidade ficou completamente tomada  por   estudantes mirins e adolescentes que desfilaram com muito brilhantismo. Três bandas fanfarras e outros grupos musicais abrilhantaram o desfile, com destaque para as unidades municipais de ensino Senador Rui Palmeira, Bráulio Cavalcante e Lindauro Costa, sendo esta última da Vila Limoeiro.

PELO INTERIOR

... O prefeito Jorge Dantas, que se encontra na capital federal participando de várias reuniões de trabalho, no palanque oficial foi representado pela secretária Soraya Omena Dantas.

...   O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu na quarta-feira (10), o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV) sobre a violação aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988. O documento faz um relato das atividades desenvolvidas pela CNV durante os dois anos e sete meses de investigações, além de fatos apurados, conclusões e recomendações.

... Ao entregar o relatório, o coordenador da Comissão, Pedro Dallari, explicou que o documento foi dividido em três volumes e enfatizou a importância de apresentá-lo ao Congresso Nacional.

... “Tínhamos um grande número de informação e após mais de dois anos conseguimos encerrar o trabalho. Escolhemos essa data para entregá-lo porque hoje é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Seguimos rigidamente o que a lei mandou e seria indispensável entregar ao senador Renan, presidente do Congresso Nacional. O documento traz conclusões e 29 recomendações. Algumas dependem de mudanças legislativas. Fizemos este trabalho para o Brasil”, concluiu Pedro.

... A prefeita Célia Rocha (PTB) continua buscando meios de o município de Arapiraca superar a crise financeira, neste final de ano, percorrendo mais uma vez os gabinetes de deputados federais e senadores em Brasília.

... Na terça-feira (9), a gestora visitou os gabinetes do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), e do senador Fernando Collor de Mello (PTB), para apresentar novos projetos e acompanhar a liberação de recursos para a realização de obras de infraestrutura em Arapiraca.

... Na quinta-feira (11), a prefeita Célia Rocha participou de uma reunião com o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB).

... Bom exemplo: a Prefeitura de Campo Alegre liberou na quarta-feira, 10 de dezembro, o pagamento do 13° salário de todos os funcionários concursados do município. O pagamento está sendo realizado mesmo com o atraso nos repasses de alguns recursos do governo federal, mas com a contrapartida do município o pagamento já foi liberado.

... Pois é. Quando se tem vontade política tudo é possível. Campo Alegre é um exemplo para prefeitos que choram de barriga cheia.

... Aos leitores da coluna, o nosso abraço e o desejo que passem um final de semana com paz e saúde. Até a próxima edição. Fui!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia