Acompanhe nas redes sociais:

17 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 800 / 2014

10/12/2014 - 07:44:00

MEIO AMBIENTE

Emissões pós-2020
A União Europeia disse na última segunda-feira (1) que Estados Unidos e China, países que sinalizaram cortes de emissões de gases-estufa, precisam deta-lhar melhor seus planos de mitigação e que Brasil, Índia e Rússia, nações em desenvolvimento, têm que colocar na mesa suas contribuições nacionais para incentivar outros governos.A cobrança, de forma leve, foi feita por Elina Bardram, negociadora do bloco europeu, em coletiva de imprensa realizada no primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 20, que acontece em Lima, no Peru.

Preço do petróleo

 A menor mínima do preço do barril de petróleo em cinco anos, registrada na última segunda-feira (1), foi um dos temas debatidos no primeiro dia da conferência climática das Nações Unidas, a COP 20, que acontece em Lima, no Peru. O motivo é que o custo baixo da commodity acarretaria em uma possível contenção de investimentos em tecnologias limpas para geração de energia. O emprego de matrizes renováveis, como as energias eólica e solar, é uma das principais bandeiras dos negociadores para reverter o aumento da temperatura global, consequência da grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa.

200 periquitos 

Amostras das telas que cobrem as palmeiras imperiais do Condomínio Ephigênio Sales, na Zona Centro-Sul de Manaus (AM), foram coletadas na segunda-feira (1º) para análise. A ação faz parte das investigações a respeito da morte de 200 periquitos na avenida localizada em frente ao residencial. Os corpos dos animais também já seguiram para análise, segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), e o síndico do condomínio foi notificado.Banquete Macacos ganharam no último domingo (30) um tradicional banquete em um templo na província de Lopburi, na Tailândia. A área conta com mais de 2 mil macacos. Com frutas e bebidas, o banquete faz parte de um festival anual que visa promover o turismo na região.


Combustível

A pedido da Nasa, cientistas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram um método de transformar fezes e urina em combustível de foguete. A agência espacial americana fez o pedido pensando em missões de longo prazo, nas quais seria difícil transportar de volta para a Terra um volume grande de dejetos humanos. Atualmente, esse tipo de lixo gerado no espaço é armazenado em contêineres que, em seguida, são transportados em veículos espaciais de carga que queimam quando atravessam de volta para a atmosfera terrestre.

Mudança climática

Prestes a conduzir negociações entre países na COP 20, conferência das Nações Unidas sobre a mudança do clima, que começou na segunda-feira (1) em Lima, Christiana Figueres, secretária-executiva da ONU para o tema, sabe que tem em suas mãos uma bomba-relógio. Em um ano, precisa costurar e concluir com a ajuda de mais de 190 governos um mega acordo que obrigará a redução de emissões de gases-estufa no planeta. O plano é que o documento seja assinado até o fim de 2015 e passe a vigorar a partir de 2020.Aumento do desmate O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, nno último dia 28, os dados de desmatamento da Amazônia Legal do sistema Deter para os meses de agosto, setembro e outubro. No período, foram detectados alertas de desmatamento por corte raso (derrubada total) e por degradação florestal (destruição parcial) que somam 1.924 km², um índice 117% maior que no mesmo trimestre de 2013, quando foram detectados 886 km².


Massagens em cachorro 

Tratamentos de spa não são exclusividade das pessoas. Animais também recebem massagens e o serviço está se tornando cada vez mais comum nos Estados Unidos. Terapeutas que promovem esse serviço dizem que a massagem pode ser uma medida preventiva para animais mais jovens e pode servir de reabilitação para animais mais velhos, ao aumentar a flexibilidade, a circulação e a imunidade. Enquanto a popularidade continua a crescer, principalmente entre donos de cachorros e cavalos, também aumenta o debate sobre a regulação.


Filhotes de tucano 

A Guarda Municipal de Botucatu (SP) resgatou no último dia 27 dois filhotes de tucano. Segundo informações da guarda, as aves estavam na antiga estação ferroviária em Rubião Júnior, distrito de Botucatu.  Ainda segundo as informações, um morador da região localizou as aves e acionou a Guarda Civil Municipal através do telefone 199. Os filhotes de tucano foram encaminhados ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) onde receberam os cuidados necessários e, posteriormente, podem ser devolvidos a natureza. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia