Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 798 / 2014

25/11/2014 - 13:49:00

Questão hídrica do País será tema de encontro nacional em Maceió

Evento reunindo gestores de todo o país acontece a partir deste domingo no Centro de Exposições Ruth Cardoso

Assessoria / CBHSF

Maceió vai sediar a 16ª edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob). O evento, cujo tema central é “O Comitê de Bacia Hidrográfica como Articulador Político das Águas”, está marcado para acontecer de domingo (23) a sexta-feira (28) próximos, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, e irá reunir especialistas em recursos hídricos, representantes de comitês de bacias e órgãos públicos ligados à temática hídrica. Será, também, a oportunidade para a realização de cursos e mesas redondas, para debater a questão ambiental do País.

Promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), o Encob terá a participação de organismos internacionais, a exemplo da WWF, a qual irá realizar oficinas de aperfeiçoamento. “A questão hídrica está na pauta atual do País. O Encob é o fórum máximo para reunir os comitês de bacia hidrográfica, no qual iremos discutir problemas e buscar soluções, juntamente com os órgãos envolvidos com o problema, a exemplo da ANA [Agência Nacional de Águas], uma das parceiras nesse encontro”, afirma o presidente do FNCBH, Affonso Henrique de Albuquerque Júnior.

O público-alvo do Encob são os representantes do poder público municipal, estadual e federal, usuários, Organizações Não-Governamentais (ONGs), universidades, municípios, e todos aqueles interessados no tema, os quais têm a oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e, fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.

Devido ao cenário de integração e compartilhamento de ações efetivas na gestão das águas, o Encob ainda tem fomentado a discussão da gestão das águas transfronteiriças e das águas subterrâneas, o que tem trazido inúmeros técnicos e representantes de outros países para participar do evento.O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um dos parceiros na realização do Encontro nacional.

O presidente do órgão colegiado, que representa uma das maiores bacias hidrográficas do País, Anivaldo Miranda, reforça a importância do evento, como ponto de discussão em torno da problemática atual do Brasil. “Será um marco a realização deste evento em Alagoas. Precisamos discutir de forma efetiva a gravidade da gestão de recursos hídricos neste país”, destacou Miranda.Já na abertura, no domingo, 23, será realizado o 8º Seminário Agência Nacional de Águas – ANA – Água, Comunicação e Sociedade.

Na segunda-feira, dia 24, serão realizados cursos, promovidos pela ANA e oficinas de aperfeiçoamento pela ONG internacional WWF. A programação prossegue até a sexta-feira, dia 28, quando serão realizadas visitas técnicas ao Canal do Sertão, ao Rio Coruripe, e ao complexo lagunar Mundaú-Manguaba. O Encob já foi realizado em Porto Alegre (RS), no ano passado, e também teve edições em Cuiabá (MT), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Foz do Iguaçu (PR), entre outros.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia