Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 798 / 2014

25/11/2014 - 13:18:00

Palio supera Gol e é o mais vendido no Brasil

Pela primeira vez em 27 anos o Gol não é o líder de vendas. Nesta segunda-feira, o Palio superou o velho campeão em 150 unidades

AUTOINFORMES

Com vendas de 720 unidades nesta segunda-feira (17), o Palio tornou-se o carro mais vendido no Brasil, superando o Gol em 150 unidades no acumulado das vendas de 1º de janeiro até ontem. O Gol vendeu 153.450 unidades no período e o Palio 153.600Líder de vendas por 27 anos consecutivos, o Gol começou a ver ruir seu império com a retirada da versão G4 de linha, que aconteceu no início deste ano, abrindo espaço para o lançamento do Up.

Velha e mais barata, a Geração 4 era responsável por 23% das vendas do carro.Nos primeiros meses do ano ele conseguiu manter a liderança, mas era visível a pressão do carro da Fiat, que, ao contrário da concorrente, manteve uma versão velha em linha, o Palio Fire, que responde por 53% das vendas do modelo e garantiu o volume de vendas necessário para conquistar a liderança.

Em janeiro o Gol vendeu 21.671 unidades, contra apenas 12.277 do Palio, período em que as concessionárias ainda tinham estoque do G4. Provavelmente as 7,5 mil unidades do Gol velho vendidas este ano tenham ocorrido em janeiro, porque no mês seguinte as vendas do campeão desabaram para 14.079, patamar que se manteve ao longo do ano.

Mesmo vendendo apenas em torno de 14 mil unidades, o carro da Volkswagen manteve a liderança no mês seguinte, mas em março perdeu a posição para a picape Strada, com o Palio ficando em segundo lugar.

Em abril e maio o Gol retomou a liderança, deixando o Palio em segundo. Em junho o carro da Fiat assumiu o primeiro lugar que mantém até hoje (veja quadro).Nesse período, o Gol foi perdendo mais posições, primeiro para a Strada, depois para o Ônix, chegando na primeira quinzena de novembro, que foi do dia um ao 14, a despencar para o sexto lugar.

O Gol obteve uma façanha que era considerada impossível: ser o carro mais vendido no Brasil durante um período maior do que o Fusca, que foi o primeiro do ranking de 1959 a 1982, ou seja, por 23 anos consecutivos.Ele chegou ao mercado em 1980, justamente para substituir o carro que foi um fenômeno mundial de vendas.

Depois de sete anos no mercado, chegou pela primeira vez à liderança. Reinou imbatível de 1987 até ontem, período em que a concorrência lançou uma infinidade de modelos e retirou-os de linha, sem nunca sequer ameaçarem a primazia do campeão.A Volkswagen, no entanto, não se dá por vencida. 

Thomas Schmall, presidente da Volkswagen, também argumenta que a comparação correta seria Gol x Palio novo, mas mesmo assim está lutando para que o campeão emplaque o 28º ano consecutivo na liderança.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia