Acompanhe nas redes sociais:

26 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 798 / 2014

25/11/2014 - 13:07:00

Abc do interior

Crime eleitoral

O prefeito de Anadia, José Augusto, e a vice-prefeita Lúcia Fidelis, foram afastados do cargo pela Justiça Eleitoral. Os gestores são acusados pela oposição, responsável pela ação, de praticar crime eleitoral durante as eleições municipais.  Paulo Dâmaso, o segundo colocado no pleito, será empossado no cargo. Ele é filho do ex-prefeito Edmundo Dâmaso. De acordo com informações, a oposição apresentou provas que envolvem José Augusto com a compra de votos durante o período eleitoral.


Bens bloqueados

O prefeito da cidade de Viçosa, Flaubert Torres, teve os bens bloqueados pela Justiça na quarta-feira, 19. A oposição comemorou a decisão e acredita que o gestor será afastado do cargo por irregularidades na sua gestão. Uma delas é o “rombo” na Previdência Municipal, que de acordo com a presidente da Câmara Municipal, Micheline Fernandes Toledo, pode passar de sete milhões de reais. Outra acusação que pesa contra o gestor é um verdadeiro “festival” de diárias que ele recebeu nos últimos dez meses.“Não há outra possibilidade senão o afastamento do prefeito por prática de improbidade administrativa”, disse um político ligado a oposição.


Irregularidades

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Igreja Nova, instaurou inquérito civil público, na quarta-feira (19), para apurar a denúncia do vereador José Raimundo Ferreira Filho (Pezão) de que a Prefeitura Municipal não teria prestado contas do exercício financeiro de 2013 à Câmara de Vereadores.

Improbidade

Segundo o promotor de Justiça Paulo Roberto de Melo Alves Filho, o fato caracteriza ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade. “A depender do que for constatado, o inquérito pode se desdobrar numa ação civil pública em desfavor do prefeito José Augusto Souza Santos”, disse o membro do Ministério Público Estadual.

Pediu informação

No procedimento, o promotor requisitou da Prefeitura de Igreja Nova e da Câmara Municipal de Vereadores informação acerca da ocorrência ou não da prestação de contas ao Legislativo ao exercício financeiro do ano passado, além da Lei Orgânica Municipal e o respectivo Regimento Interno da Câmara.


Novo piso

Com a presença de dezenas de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, a Câmara Municipal de Arapiraca, aprovou na noite de quarta-feira (18), o Projeto de Lei 12.994/14 que dispõe sobre piso nacional da categoria, que é de R$1.014 por 40 horas semanais.O projeto, segundo explicou o presidente da Comissão de Fiscalização e Orçamento, Moisés Machado, teria que passar por três comissões por um período de 15 dias cada, totalizando 45 dias, porém, para que os servidores não fossem prejudicados, as outras duas comissões deram seus respectivos pareceres favoráveis, aprovando desta forma o projeto.


Depende da prefeita

Segundo Moisés Machado, além do piso, os agentes têm direito a gratificação de incentivo de R$ 150, tabela de vencimento de cargo, gratificação de 5% por titulação de ensino médio e gratificação de 10% por titulação de ensino superior.Ao concluir, Moisés Machado disse que naquele momento sentia a sensação do dever cumprido como vereador e que em todas as oportunidades em que chegavam projetos para beneficiar qualquer que seja a categoria, os vereadores votaram sem o menor problema.Agora, o projeto será encaminhado para receber a sanção da prefeita Célia Rocha.

Projeto pioneiro

O ambiente criativo e mágico do circo está sendo palco de um projeto pioneiro que coloca, mais uma vez, Arapiraca como referência nacional no trabalho de inserção social de crianças autistas.A Escola Municipal de Circo, localizada na parte sul do Bosque das Arapiraca, no prolongamento do Parque Ceci Cunha, sob a coordenação de Nelsinho e Evana Silveira, também é utilizada para estimular socialmente e sensorialmente crianças com autismo.

Parcerias

A administração da prefeita Célia Rocha (PTB), por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, está dando total atenção a meninos e meninas que frequentam o Espaço Trate de Arapiraca, o único estabelecimento público do gênero no Brasil ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS).O novo projeto está ofertando agora aulas com professores e artistas circenses para as crianças com autismo e que necessitam de atendimento especializado.

Autismo

Inaugurado em dezembro de 2011, ainda na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o Espaço Trate, localizado na Rua Abraão de Oliveira, no bairro Cavaco, conta com profissionais especializados, incluindo psicólogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e assistentes sociais para o trabalho de reabilitação e reintegração das crianças com autismo junto com suas famílias na sociedade.

PELO INTERIOR

... A histórica cidade de Penedo não vai realizar as comemorações profanas da tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, edição 2015. A crise financeira pela qual passa a prefeitura desta cidade ribeirinha faz com que os shows não venham acontecer, pois não existe dinheiro para pagar as contratações de bandas. Neste caso, só vão acontecer as comemorações religiosas, isto é, missas e procissões.

... Esta mesma realidade está vivendo a cidade de Propriá, que não terá shows gratuitos promovidos pela Prefeitura, em janeiro de 2015, por ocasião de sua tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes.


... Em entrevista concedida à reportagem do programa O Município em Foco, o prefeito Jorge Dantas garantiu que os shows vão acontecer durante a tradicional Festa de Bom Jesus dos Navegantes, que acontecerá no período de 7 a 11 de janeiro de 2015. Os shows promovidos na orla fluvial pela Prefeitura de Pão de Açúcar vão acontecer de sexta-feira a domingo (9 a 11).

... Mas o prefeito Jorge Dantas já avisou que “desta vez os shows vão ter que se adequar ao orçamento disponibilizado e não o orçamento aos shows”. Segundo o prefeito, ainda esta semana ele reunirá a comissão para discutir sobre a festa.

... A Música é considerada a 1ª Arte. É dela que tudo se perpetua e sente; é onde pode-se tocar a alma de outra pessoa. Visando trabalhar esta panorâmica da formação humana com esta arte, a Prefeitura de Arapiraca e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizam o I Simpósio de Música.

... Gratuito, o evento que começou ontem (20), prossegue nesta sexta-feira (21), no auditório da Escola de Artes, situada no II Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

... As inscrições, feitas através do endereço eletrônico sim1ara.blogspot.com, disponibilizaram com um total de 100 vagas. Haverá, ao final, certificados para os participantes.

... Contemplando a Semana da Música – comemorada a partir de todo dia 16 de novembro –, o simpósio traz para os arapiraquenses em sua primeira edição a temática “A Educação Musical”, a pensar a relação dela com seus apreciadores.

... Segundo a secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, é um momento único de troca de aprendizado, tanto para os professores como para os participantes deste encontro. “Ocorrerão minicursos que enfatizam o diálogo entre a música e a filosofia, por exemplo, além de apresentações artísticas resultantes de ações educativas locais, graças aos esforços da prefeita Célia Rocha”, diz.

... A todos, um excelente final de semana, com paz, saúde e harmonia. Até a próxima edição. Fuii!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia