Edição nº 797 / 2014
19/11/2014 - 00:34:00
Maceió se une a outras cidades do Brasil e neste sábado, 15, data da Proclamação da República, participa do Movimento Brasil Livre (MBL), manifestação em prol de um Brasil unido pela ética, democracia e liberdade. Na capital alagoana, o ato tem início às 9 horas, na Feirinha de Artesanato da Pajuçara, e segue em passeata até o Monumento Memorial da República, no bairro de Jaraguá. No local serão vendidos adesivos, camisas e bandeiras.
No Estado, o MBL será lançado oficialmente durante o ato cívico, mas ele nasceu logo após as eleições de 2014, embalado pelo desejo de muitos cidadãos preocupados com questões sérias que ocupam a pauta política do País, como a reforma política, a regulação da mídia e a corrupção institucionalizada.
“Somos um movimento suprapartidário e estamos acima dos interesses particulares de todos os partidos políticos, mas aceitamos a participação de seus representantes desde que concordem com as determinações do Movimento”, esclareceu o empresário Leonardo Dias, membro do MBL.Segundo Dias, o Brasil Livre nasceu de um anseio popular e em menos de 15 dias o MBL juntou cerca de 3.000 pessoas ao seu redor.
São estudantes, empresários, bancários, advogados, médicos, engenheiros, jornalistas e outras categorias, sendo de diversas etnias e credos, de diferentes classes sociais e de todas as regiões do Brasil. Diferentemente do que alguns meios propagam, diz ele, o Movimento tem metas ambiciosas, porém altruístas.
O objetivo é trabalhar na construção de propostas de leis que possam melhorar a vida dos cidadãos. “Foram formadas comissões focadas em diversas áreas (educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, tributos e desenvolvimento econômico) que terão a responsabilidade de ouvir as demandas da comunidade, elaborar projetos e apresentá-los às nossas autoridades eleitas, que, claro, serão cobradas e fiscalizadas”, disse.
Outra proposta do Movimento é despertar o patriotismo que cada um guarda no peito contra todas as formas de opressão ao povo, seja pela corrupção ou pela incompetência.
“A data da Proclamação da República é perfeita para o primeiro ato cívico do Movimento Brasil Livre. Alagoas foi berço desse histórico ato, e nós, com um Movimento igualmente nascido na ‘terra dos marechais’, não poderíamos deixar de empunhar a nossa bandeira”, comparou Dias.
Ele acrescentou ainda que é importante frisar que o movimento não defende a intervenção militar e nem quer fazer “oba oba” pró impeachment da presidente Dilma.“Todos estão convidados a participar deste momento histórico de nossa democracia”, reforçou Dias.
ADESÃO
Na sua página oficial do Facebook, o MBL lista várias cidades que aderiram ao Movimento. Neste dia 15 estarão nas ruas: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Porto Alegre, Goiânia, Florianópolis, Belém, Fortaleza, Natal, Aracaju, entre outras.