Acompanhe nas redes sociais:

22 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 797 / 2014

19/11/2014 - 00:28:00

Abc do interior

Prefeito é afastado

O prefeito de Igreja Nova, José Augusto Souza Santos, e o secretário de Infraestrutura do município, Antônio Carlos Tolentino Dill, foram afastados pela Justiça, mas continuarão recebendo salários até que sejam apuradas denúncias de supostas práticas de improbidade administrativa. 

Foi denunciado

O vereador Pezão, do município de Igreja Nova, fez denúncias gravíssimas contra o prefeito José Augusto, a quem acusa de praticar improbidade administrativa. Em entrevista concedida na sexta-feira, 7, ao radialista Atiliano João de Deus, da Rádio Triunfo FM, o vereador não poupou críticas a atual gestão que, segundo ele, está envolvidas em atos de corrupção a exemplo de fraudes nas licitações de combustíveis e transportes, indícios de Notas Fiscais Frias, contrato de carros de locação de veículos, empresas “fantasmas”  e prática nefasta de nepotismo. 


Servidores “marajás”

“Apesar da crise financeira que se abateu sobre os municípios, o prefeito Augusto mantém nos quadros da Prefeitura servidores com salários de “marajás”, denuncia o vereador que é conhecido por seus munícipes como Pezão.O vereador deixou claro que o Ministério Público do Estado de Alagoas já têm conhecimento das denúncias de corrupção envolvendo a administração do prefeito José Augusto e que vai tomar todas as medidas cabíveis para manter a ordem. “Estamos com documentos que comprovam as irregularidades  e que serão entregues, em breve, as autoridades.

Mais denúncia

Durante a entrevista, o vereador  também fez denúncia envolvendo a Maternidade da cidade de Penedo, que, segundo ele, “vem exigindo que todas as mulheres das cidades vizinhas que vão ganhar neném  registrem suas crianças no cartório mantido dentro da própria instituição hospitalar, “porque existe uma cota paga a maternidade por cada criança registrada.”

Só registra óbito

De acordo com o vereador, a Lei dá direito aos pais de escolherem onde querem registrar seus filhos. Como todas as cidades próximas de Penedo não possuem maternidade, caso isso continue, vai chegar um tempo que Igreja Nova não vai ter nenhum habitante, porque o cartório da Terrinha só registra óbito e nunca nascimento.

Canal do Sertão

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu na quarta-feira, um relatório elaborado pelo Tribunal de Contas da União que consolida  102 fiscalizações realizadas em obras públicas em 2014. O documento foi entregue pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes e pelo ministro Bruno Dantas. As auditorias abrangeram R$ 12,38 bilhões de dotações orçamentárias. No total foram encontradas 840 irregularidades. Em cinco empreendimentos, o TCU detectou indícios de irregularidades grave com retenção parcial de valores: Refinaria Abreu e Lima (Pernambuco), Canal do Sertão (Alagoas), Terminal Fluvial de Barcelos (AM),  Trens Urbanos de Fortaleza/CE,  além da Ferrovia Norte-Sul (GO).

Velho Chico

O mandi, uma espécie de peixe nativa da bacia hidrográfica do rio São Francisco que se reproduz por piracema, está prestes a voltar às águas do Baixo São Francisco após quase desaparecer por completo. Uma tecnologia de propagação artificial da espécie está sendo testada no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba (Ceraqua São Francisco), mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Porto Real do Colégio (AL). A tecnologia permitirá a produção do mandi em larga escala e o repovoamento do rio por meio de peixamentos públicos realizados pela Codevasf.

Espécie nativa

Segundo o engenheiro de pesca da Codevasf, Sérgio Marinho, mestre em recursos pesqueiros e aquicultura e responsável pelo trabalho de propagação artificial da espécie no Ceraqua São Francisco, o mandi é uma espécie nativa da bacia hidrográfica do rio São Francisco que necessita migrar rio acima para realizar a desova, comportamento denominado piracema.


Foi interrompido 

No entanto, devido à mudança no regime natural do São Francisco com a construção de barragens esse movimento foi interrompido e, consequentemente, houve uma drástica redução da espécie na região do Baixo São Francisco. “Como não há desova na região do Baixo São Francisco, temos aqui apenas um estoque remanescente que, possivelmente, foi formado a partir de alguns exemplares que conseguiram ultrapassar as barragens”, explica o engenheiro de pesca da Codevasf.


Foi contemplada

Uma das três cidades de todo o país a integrar o projeto-piloto da Fundação Bill e Melinda Gates, Arapiraca continua a despontar no cenário nacional. Na quarta-feira (12), o município recebeu a terceira etapa de capacitações da fundação.O encontro, mais uma vez, ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro de França Reis, que fica, junto à Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

Ética e Cidadania

Neste módulo do projeto Tô na Rede, foi efetuado o workshop “Ética e Cidadania” para gestores da biblioteca e das Arapiraquinhas pelas facilitadoras Marisa Greeb e Paloma Klisys. As temáticas abordadas foram o direcionamento ao público e usuários, através de grupos de discussão. As atividades continuam nesta quinta (13) no mesmo local.

PELO INTERIOR

... Ainda Arapiraca: Na segunda e terça-feira, houve também uma etapa, esta por sua vez sobre “Tecnologia da Informação e Comunicação”. Na Casa da Cultura, recém-ampliada, existe uma sala exclusivamente para os trabalhos do Tô na Rede, da Fundação Bill Gates.

... “O município arapiraquense está trabalhando as políticas culturais e seguindo as diretrizes nacionais. Mesmo que este processo seja longo, a gente está começando a ver os frutos com as Arapiraquinhas, as bibliotecas digitais de bairros. Por isso que vejo esta cidade como uma referência nacional, a qual elegemos como um dos locais para este projeto piloto”, disse a coordenadora nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura (MinC), Eliana Machado, quando em visita ao município em setembro.

... Arapiraca é uma das poucas cidades do país que possui em pleno funcionamento um Sistema Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (SMBLLL).


... A partilha dos recursos do comércio eletrônico ficou mais próxima de se tornar lei com a aprovação, na Câmara dos Deputados, em primeiro turno, da chamada PEC do Comércio Eletrônico, em votação na noite desta terça-feira (11).

... Pelo texto aprovado pelos deputados (já foi aprovado no Senado), o imposto (ICMS) será dividido entre o estado em que mora o comprador e aquele em que está instalada a sede da loja online.

... Atualmente, os estados de origem ficam com todo o montante da alíquota do imposto.

... Com a reforma e ampliação da Casa da Cultura, a cidade de Arapiraca se torna ainda mais ponto de convergência no setor. Prova disto foi à vinda da coordenação e alunado da Escola São Lucas, de Maceió, para conhecer as instalações do local.

... A visita percorreu toda a Casa da Cultura e a Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, situada na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, agora com todos aparatos de acessibilidade.

... Logo na entrada, podia-se ver a exposição “Coisas do Chão da Minha Terra,” com muito artesanato e referências ao Museu Zezito Guedes e Memorial da Mulher Ceci Cunha.

... Ótimo fim de semana para todos. Até a próxima edição. Fui!!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia