Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 795 / 2014

04/11/2014 - 19:19:00

Abc do interior

Vai repensar

O sonho do advogado e professor Rogério Auto Teófilo de ser prefeito de Arapiraca está mais distante. Filiado ao PSDB, Teófilo amargou - apesar de ter obtido uma expressiva votação, resultado negativo na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. A sua esperança era a vitória e Aécio Neves para presidência. Com a derrota do tucano mineiro, o palanque do ex-secretário de Articulação Política de Téo Vilela desabou, diminuindo ainda mais as chances de ser prefeito da segunda cidade mais importante do Estado.


De olho em 2016

A amigos, Teófilo tem confidenciado que o momento é de reflexão e que vai repensar a sua carreira política. Além de advogado, Rogério Teófilo é professor da Uneal e ao lado do filho Moacir Teófilo, que também é advogado, deve cuidar dos interesses da família e se dedicar a administração do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.   Mas como a política está no seu sangue, Rogério continuará as atividades políticas no diretório municipal do PSDB de Arapiraca, sempre de olho na administração da prefeita e adversária política Célia Rocha.


Não está “morto”

Trocando em miúdos: Rogério Teófilo, apesar das derrotas para a Câmara Federal e dos seus candidatos ao Governo de Alagoas, Júlio Cezar, e Presidência da República, Aécio Neves, não está morto para a política arapiraquense: os mais 47 mil votos que obteve nas urnas mantém viva a chama e ele pode, sim, disputar a sucessão municipal em 2016.

Coação e sequestro

Um caso de sequestro envolvendo uma servidora municipal de uma importante cidade do Agreste alagoano ocorrido no ano passado pode “pipocar” a qualquer momento.  A servidora, que pediu exoneração do cargo, foi coagida e obrigada a entrar no carro de um empresário porque se recusou a assinar um documento para liberação de recursos públicos que não seguia os tramites legal e, portanto, infringia a Lei de Responsabilidade Fiscal.


Medo de morrer

Dentro do veículo, que circulou em volta da cidade e estradas com pouco movimento, a funcionária passou por constrangimentos, ameaças constantes e pressões de toda ordem. Com medo de morrer, ela concordou em assinar e foi deixada nas proximidades de sua residência. A pedido da família, que ficou preocupada com a sua segurança, ela deixou o cargo e hoje enfrenta problemas de saúde.

Finalmente

O caso, finalmente, chegou ao conhecimento do Ministério Público e pode ter um desfecho inesperado, com punição para os envolvidos nesse episódio lamentável.

Em Brasília 

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, se reuniu nesta quarta-feira, 29, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o senador Benedito de Lira (PP-AL), em Brasília, para pedir apoio para aprovação da Medida Provisória (MP) 651/2014 - que prorroga a implantação da Lei de Resíduos Sólidos. Ambos garantiram apoio.


Foi aprovada

A emenda 5 incorporada na MP 651 concede mais quatro anos para que os governos possam fechar os lixões, substituí-los por aterros sanitários, entre outras atribuições. Esta proposição foi aprovada na Comissão Mista e aguarda votação no Plenário do Senado. A expectativa é que a MP seja votada ainda nesta quarta.


Mobilizados

Para Dantas, todas as semanas os prefeitos devem se organizar para estar algum grupo em Brasília, mobilizados. “O período é difícil, ou nos mobilizamos ou não conseguiremos prorrogação e nem aumento no FPM”.


Escola de arte

Há exatamente um ano, o Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral II (Caeti-II), localizado na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, deu início a uma nova forma de levar aos alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), o conhecimento cultural e a prática de se aprender a tocar um instrumento musical, dançar, pintar e desenhar.


Mil alunos

Na manhã de quarta-feira (29), dia que antecedeu a Emancipação Política de Arapiraca, a Escola de Artes do Município realizou uma comemoração alusiva ao seu primeiro ano de funcionamento e serviços prestados aos alunos e a comunidade.A diretora Eliane Rocha afirmou que hoje o espaço comporta mais de mil alunos, tanto da Zona Urbana, quanto da Rural, dentre esses, 850 fazem parte da Rede Municipal de Ensino.

PELO INTERIOR

... Ainda Arapiraca:  “Nossa primeira intenção foi a de abrir vagas apenas para os nossos alunos do município. Mas vimos que a comunidade também se interessava por vagas e então disponibilizamos o turno da noite para eles”, disse a diretora da Escola de Arte, Eliane Rocha.


... A atenção da prefeita Célia Rocha (PTB) estava totalmente voltada aos dons artísticos das crianças, que mostraram a ela, as atividades que foram desenvolvidas durante todo o ano, a exemplo do violão, teclado, balé, mangá, desenho, pintura em tela, canto e capoeira.


... O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, participou, mais uma vez, da Mobilização Permanente de Prefeitos, essa semana em Brasília.


... Na reunião realizada na tarde de terça-feira, 28, na Câmara dos Deputados, os temas abordados foram o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prorrogação do prazo para o cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos e o novo critério de reajuste do piso dos professores.


... A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, realizou na quarta-feira (29), uma campanha educativa na Praça Bom Conselho, um dos locais mais movimentados do Centro de Arapiraca. O objetivo foi sensibilizar motoristas e motociclistas sobre a importância do respeito às leis de trânsito e, principalmente, os cuidados na hora de dirigir.


... Com o tema “Fique de olho nos sinais de alerta: álcool e direção podem mudar seu destino”, a campanha reuniu técnicos da Sesau e da Prefeitura, que fizeram a distribuição de material educativo aos condutores. Na oportunidade foram distribuídos brindes, como porta lixo, camisetas, protetores de braço para motociclistas, chaveiros e adesivos refletivos para capacete.


... De acordo com o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes, Arapiraca foi o local escolhido pela Sesau para o lançamento da campanha em Alagoas. Isso porque, a cidade se destaca pela quantidade de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas.


... “As pessoas precisam estar atentas aos sinais, uma vez que álcool, direção e velocidade não combinam no trânsito. Os motoristas não devem apenas se preocupar com as multas ou apreensões do veículo, mas, principalmente, com as vidas que estão em jogo, inclusive a própria vida”, alertou Yanes.


... Dados fornecidos pela Unidade de Emergência Daniel Houly – que é referência em traumas no Agreste, revelam números assustadores do trânsito na região. Segundo as estatísticas, somente neste ano foram atendidas 10.498 vítimas de acidentes de trânsito. Deste total, 9.387 foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. 


... “É preciso mudar esta triste estatística de forma urgente, antes que mais pessoas percam suas vidas ou fiquem sequelados para sempre”, lamentou Eloy Yanes.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia