Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 794 / 2014

02/11/2014 - 08:34:00

Fisioterapeuta paulista promove curso de pilates clássico científico em Maceió

Única PHD do Brasil na área, a fisioterapeuta Eliane Coutinho vem à capital alagoana no início de dezembro para mostrar o que há de mais moderno na área da terapia corporal

Maria Salésia [email protected]

O Pilates- método de terapia corporal- cada vez mais se difunde e é procurado por quem deseja definir o corpo e corrigir a postura. A prática ajuda ainda no controle e sustentação do corpo, aumenta elasticidade, relaxa a mente e “educa” a respiração. E foi pensando em colaborar com profissionais da área que a fisioterapeuta, professora e doutora Eliane Coutinho desembarca no início de dezembro em Maceió para ministrar curso de formação para instrutores de pilates.  

O evento acontece na capital alagoana a partir do dia 6 de dezembroAs inscrições estão abertas e o preço varia entre R$ 450,00 e  R$ 3000,00.O diferencial do evento é que terá como instrutora a única PHD do Brasil da área. Com várias opções, o público alvo são fisioterapeutas, educadores físicos, médicos da área esportista, terapeutas ocupacionais e todos que tenham interesse em aumentar a rentabilidade de clínicas de fisioterapia, de academias, centros de reabilitação com o método pilates clássico científico.As atividades acontecem entre os dias 6 e 12 de dezembro e as inscrições já se encontram abertas.

Durante o encontro, a especialista irá mostrar os benefícios cardiovasculares, ganho de força e equilíbrio do core sobre a prancha. De 6 a 8 de dezembro ficará por conta do Pilates  Acessórios Funcionais, na Atma Saúde & Bem-Estar, Rua Vinicius de Moraes, 709 – Jatiúca. Paralelo e no mesmo endereço, nos dias 7 e 8 acontece o Pilates For Kids. Na ocasião, será discutido o processo de aprendizado motor da criança, adaptação muscular na infância, método Pilates e adaptação funcional e lúdica para a criança, teino da coordenação motora nos acessórios de pilates e elaboração de projetos temáticos. 

Nos dias 9 e 10 será ministrado Pilates Avançado, onde o participante vai aprender como transformar a aula de pilates em uma aula dinâmica com vários acessórios neurofuncionais com mais de 100 novos padrões. Já o dia 9 de dezembro foi reservado para o Pilates Saúde da Mulher. Nele a PHD vai orientar sobre os cuidados no primeiro, segundo e terceiro trimestre da gestação, como aumentar o fluxo de alunos nos horários ociosos do estúdio com aulas dinâmicas totalmente baseadas na fisiologia da gestação.

Já o Pilates Clássico Científico, com formação completa original terá 140 horas/aula, incluso estágio. Nesta modalidade,  a data ainda será definir. Water Pilates e Supilates Indoor contará com 20 horas/aula. Pilates Acessórios Funcionais terá 30 horas/aula, Pilates Avançado com 10 horas/aula, Pilates Saúde da Mulher terá 5 horas/aula e Pilates For Kids com- 10 horas/aula.

O diferencial do único curso ministrado por uma PHD brasileira é que traz todos os aspectos neurofisiológicos do método pilates, com todas as pesquisas científicas relacionadas aos efeitos e benefícios do método pilates original. Além disso, o conteúdo científico é baseado em pesquisas do seu mestrado e doutorado.

Outra vantagem é que os participantes irão receber grátis quatro apostilas ilustradas, coloridas e descritivas, cursos de Mat pilates científico e de avaliação postural informatizada, além de software de avaliação computadorizada, DVD da doutora Eliane Coutinho com passo a passo do Mat pilates básico e pré-pilates. Terão ainda aula de marketing, como transformar pilates em um negócio de sucesso, estágio com metodologia de montagem de todos os tipos de aulas: experimental, individual, dupla e trio, além de certificação pela Fisiociência São Paulo, entre outros benefícios.

Por se tratar de um método que ajuda no ganho de força, de flexibilidade, estabilidade e consciência corporal, qualquer pessoa pode praticar, desde crianças, idosos, atletas, homem, mulher, independe da idade, a partir dos quatro anos já é possível fazer pilates. Mas a especialista adverte que o ideal é a partir dos 7 anos quando a criança tem uma maturidade neuromuscular maior.

A especialista esclarece que além da redução nas dores de coluna, considerado o mal do século, o pilates também é um método preventivo para todas as idades. Além disso, tem a função de gerar o equilíbrio neuromuscular, que é gerar músculos fortes e flexíveis por meio de um processo de adaptação neuromuscular, pela estimulação da produção de fatores de crescimento.


NOVIDADE DO VERÃO

O SUP Pilates Indoor é a novidade da temporada, criado por Eliane Coutinho, da Fisiociência Pilates. A modalidade é uma modificação do Water Pilates, criado na Califórnia (EUA), que é a prática dos exercícios de pilates dentro d’água. A diferença é que o SUP Pilates Indoor é praticado com uma prancha de long board dentro da piscina. O SUP Pilates Indoor tem grandes vantagens à saúde, pois utiliza os princípios da água, como a flutuação, pressão hidrostática e impulso para resistir ou facilitar durante os exercícios originais do pilates feitos submersos ou sobre a prancha. 

A modalidade ajuda a fortalecer e aumentar a flexibilidade com menor sobrecarga articular, além de ser uma atividade muito desafiadora e extremamente refrescante, ideal para o verão brasileiro. Para os mais avançados, pode-se fazer o SUP Pilates, que é a modalidade praticada no mar, ou seja, a correnteza e a turbulência das ondas aumentam o grau de desafio dos alunos. “Não precisa ter formação em pilates para fazer esse curso”, disse Eliane Coutinho ao acrescentar por se tratar de um método prazeroso e com benefícios pontuais ele veio para ficar.


A PROFISSIONAL

Há mais de dez anos a PHD Eliane Coutinho fundou a Fisiociência® Pilates com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, terapeutas ocupacionais e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção, condicionamento e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. É especialista em Avaliação do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PHD em Fisioterapia: Subárea em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP, entre outros.


SERVIÇO
Para inscrição e outras informações basta ligar para  (82) 3317- 4663, (82) 3317-4616  e (11) 3571-9597 ou acessar os e-mails [email protected] e [email protected]

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia