Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 793 / 2014

21/10/2014 - 14:30:00

Médico garante que cirurgia plástica é procedimento seguro

Mas adverte que paciente tem que buscar os serviços de um profissional devidamente habilitado na área

Da Redação

O cirurgião plástico André de Mendonça, presidente em Alagoas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) adverte: “Quando realizada com rigor médico, a cirurgia plástica é um procedimento seguro e de riscos mínimos. Por isso o paciente tem que ter certeza de que está diante de um profissional devidamente habilitado, denunciando ao Conselho Regional de Medicina o não cumprimento desta regra”.

A fala do cirurgião plástico é feita em um momento especial. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps) em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e outras entidades estimam que no Brasil sejam realizados mais de 1 milhão de cirurgias plásticas por ano. E em Alagoas, a procura por clínicas e cirurgiões plásticos demonstra que os alagoanos e as alagoanas engrossam estes números.E mais: o volume de cirurgias plásticas realizadas em Alagoas deve crescer 30% em 2014. Neste contexto, o mês de outubro é um mês especial. O recesso de fim de ano e o período de férias proporcionam dias livres de trabalho ou de escola e mais tempo para o pós-operatório. Desta forma, o período a quase 2 meses do verão registra aumento considerável na procura pelos consultórios e clínicas de cirurgia plástica.

 “Este aumento é registrado naquela modalidade de cirurgia a qual denominamos de estética. Os procedimentos mais buscados, tanto por mulheres quanto por homens, são a lipoaspiração e a lipoescultura, a redução de mamas seja feminina, seja masculina, a cirurgia de colocação de próteses de silicone nas mamas femininas, os procedimentos na face em regiões como olhos e nariz e a cirurgia de redução de abdome” destaca André de Mendonça.Estimativas da SBCP indicam que mais de 60% do total de cirurgias plásticas realizadas no Brasil têm objetivos estéticos, tratamento procurado em mais de 80% dos casos por mulheres, sendo também buscada por homens e crianças. Cirurgião plástico nascido em Alagoas, com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), o presidente da SBCP no estado é também membro da prestigiosa American Society of Plastic Surgeons, a Sociedade de Cirurgiões Plásticos dos Estados Unidos (EUA). 

Ao EXTRA, André de Mendonça acrescentou que além de ser fundamental realizar o procedimento com profissionais capacitados, a listagem de cirurgiões plásticos está disponível no site da SBPC (http://www.cirurgiaplastica.org.br/) e pode ser acessada por qualquer candidato a paciente. “O médico cirurgião plástico deve passar por treinamento prévio de 2 anos em cirurgia geral e mais 3 anos, no mínimo, em cirurgia plástica, e após este período prestar uma prova de três fases junto à SBCP, obtendo ao final o título de cirurgião plástico.

Alagoas conta com vários profissionais qualificados e aptos a este tipo de cirurgia”, aponta o médico presidente da Sociedade no estado.Ainda segundo o médico, “este tipo de procedimento deve ser realizado somente por cirurgiões plásticos e os pacientes devem desconfiar de propagandas enganosas que prometam resultados mágicos”. A cirurgia plástica é um tipo de cirurgia e, por este motivo, deve ser realizado com obediência total aos cuidados e preceitos médicos, para o bem estar e a saúde do paciente, assim como para a conquista dos resultados esperados.


Cirurgias plásticas mais realizadas


Prótese de Silicone na Mama - A cirurgia é feita com a inserção de próteses de silicone através de incisões a depender de cada caso, podendo ser embaixo da mama, no entorno do bico do seio ou pelas axilas. Como as próteses são colocadas por baixo das glândulas mamárias ou dos músculos, mulheres podem amamentar com o uso do silicone.Plástica de Nariz - A Plástica no Nariz ou Rinoplastia é procedimento bastante difundido. Mas o novo nariz não é escolhido livremente pelo paciente. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face que só cirurgião plástico pode referendar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade de cada rosto. Lipoaspiração e Lipoescultura - A Lipoaspiração retira o excesso de gordura através de um aparelho de sucção ou seringas.

Já a Lipoescultura associa-se à Lipoaspiração, com a modelagem do corpo através da própria gordura retirada. As “Lipo” são recomendadas para os que tentaram eliminar a gordura através de dietas e exercícios e não obtiveram bons resultados; têm áreas distintas de gordura localizada, desproporcionais ao resto do corpo; e principalmente entendem que a lipoaspiração não é uma substituta para a perda de peso.Redução do Abdome e Redução de Mama - A Redução do Abdome proporciona uma diminuição no peso que varia de acordo com o volume do abdome de cada paciente. Já a Redução de Mama, além de melhorar o aspecto estético, também é apropriada como prevenção de problemas causados por mamas muito grandes. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia