Acompanhe nas redes sociais:

24 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 793 / 2014

21/10/2014 - 14:19:00

Mudança na Via Expressa melhora fluxo de trânsito na parte alta de Maceió

Uma das mudanças é o retorno de quadra no Conjunto José Tenório, que foi bem recebida pelos usuários

DA REDAÇÃO

Trânsito caótico, congestionamento e dor de cabeça. Com o passar dos anos, o aumento no fluxo de veículos, aliado ao crescimento populacional, dificultou a mobilidade urbana na capital alagoana, que era carente de iniciativas neste sentido. Para contornar a situação, a Prefeitura de Maceió tem implantado, desde o início da atual gestão, uma série de modificações pela cidade que já apresenta melhoria efetiva, tanto aos usuários do transporte público quanto para os motoristas. A mais recente é mudança no trânsito do Conjunto José Tenório, implantada no sábado (11) e que, apesar de recente, já está sendo bem avaliada. 

Segundo explica o prefeito Rui Palmeira, a medida visa facilitar o acesso e saída do José Tenório para diminuir o congestionamento em parte da Avenida Menino Marcelo. “Um carro parava ali e tomava a metade da pista para poder realizar a conversão no conjunto, gerando um trânsito brutal diariamente. Com esse novo contorno de quadra, nós esperamos minimizar esse grave e antigo problema da Via Expressa”, disse Palmeira, reforçando o benefício da mudança para a capital. Sobre a adaptação por parte dos usuários, o chefe do Executivo municipal ressaltou que a medida está sendo bem avaliada e repercutida, inclusive nas redes sociais, mas entende que inicialmente haja alguma dificuldade. “Toda mudança, normalmente, é acompanhada de uma resistência à aceitação e pode ocorrer qualquer tipo de transtorno neste início, mas os usuários que utilizam diariamente a Via Expressa vão perceber que eliminamos aquele problema.

Acredito que até o final da semana os usuários estarão acostumados e o trânsito continuará fluindo tranquilamente, como já pode ser visto nesses primeiros dias”, disse. Para que a mudança fosse realizada, o efetivo da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciou um trabalho educativo e permanece no local tirando dúvidas os motoristas. De acordo com o assessor técnico do órgão, Roberto Barreiros, a primeira fase da implantação está concentrada nas orientações aos usuários, assim como estão sendo implantadas placas de sinalização para indicar a mudança no fluxo de trânsito. “É importante lembrar que estamos realizando a parte de educação e nenhum motorista será autuado, mas sim informado e orientado sobre a mais nova mudança de fluxo”, reforçou Barreiros. 

Alterações no fluxo Na Avenida Menino Marcelo, faixas orientam os condutores sobre a mudança de sentido na Rua Cândido Gomes de Melo (Pizzaria Del Popollo) e na Rua Projetada (em frente ao Conjunto Samambaia), que passaram a ser mão única. As modificações de fluxo são necessárias para que o condutor realize o contorno de quadra e siga novamente pela Avenida Menino Marcelo até ter acesso ao Conjunto José Tenório, já que o semáforo em frente à Farmácia Pague Menos não mais existirá.

 A Avenida Getúlio Vargas, dentro do José Tenório, passou a ser mão única no trecho a partir da Igreja Santa Terezinha até a Farmácia Pague Menos. Já a rua que fica ao lado do Fórum da Justiça Federal, no entorno do conjunto, também é mão única para acesso. As ruas entre o residencial na entrada do conjunto receberam nova pavimentação e continuam sendo de mão dupla de direção para não prejudicar o acesso e a saída dos moradores. A mudança reduziu o tempo de percurso no trânsito para quem passa diariamente pela Via Expressa.

Para Victor Estevão, 28, que é morador do bairro Graciliano Ramos e trabalha em Mangabeiras, a melhoria já pôde ser sentida na segunda-feira (13), o primeiro dia de pico após a implantação do novo fluxo.  Ele afirma que normalmente sai de casa por volta das 6h e levava quase duas horas até chegar à parte baixa da cidade em virtude do engarrafamento entre o Barro Duro e a Serraria. “Eu sempre pegava o ônibus no Graciliano e quando chegava depois da entrada do Benedito Bentes o trânsito já começava a ficar bem lento. Na segunda-feira achei até estranho. Peguei o coletivo no mesmo horário de sempre, por volta das 6h, e cheguei bem mais cedo no trabalho, sem enfrentar o grande congestionamento da Via Expressa.

É uma mudança em um ponto específico, mas que reflete em melhorias por toda a região”, disse o usuário. A repercussão positiva da mudança também chegou às redes sociais. Em um grupo sobre trânsito no Facebook, o usuário Assisnez Farias fez uma postagem comentando o novo fluxo. “Antes eu gastava de 20-25 minutos no trecho da Churrascaria Feijão Verde até a entrada do José Tenório. Agora estou fazendo este percurso de 8-10 minutos”, relatou. O post teve mais de 50 comentários, onde outros usuários também ressaltaram as melhorias da iniciativa.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia