Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 793 / 2014

21/10/2014 - 13:28:00

ABC DO INTERIOR

Crise nas Prefeituras

As Prefeituras de Alagoas fecham às portas nesta segunda-feira, 20, em protesto contra as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (AMA). Segundo o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, presidente da AMA, a finalidade do movimento é alertar a população diante da crise financeira nos municípios por falta de recursos. 


Reunidos a AMA

Jorge Dantas disse que os prefeitos também estarão na sede da Associação dos Municípios Alagoanos mobilizados e discutindo ações para minimizar os efeitos das constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, informou Dantas.


Não é partidário

O prefeito Jorge Dantas assegura que o movimento é municipalista e não partidário, independe de eleição ou partido. “Brasília gosta de repassar responsabilidades para os municípios sem garantir os recursos, independente de quem está no poder”, afirmou.


Dificuldades 

 Ainda segundo Dantas, os prefeitos reclamam das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios. “Muitos não estão conseguindo honrar em dia os pagamentos dos fornecedores, estão cortando investimentos e pagando a folha a duras penas”, comentou.

Nível do Velho Chico

Em nova reunião de avaliação sobre as defluências praticadas na bacia do rio São Francisco, realizada na sede da Agência Nacional de Águas – ANA, em Brasília ficou decidido que tanto o setor elétrico (Cemig, Chesf, ONS) como os órgãos governamentais, incluindo a ANA,  devem se reunir no próximo dia 22 em Salvador (BA), para apresentar aos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco o planejamento para os próximos meses em relação ao nível do rio São Francisco. 


Racionamento

Os técnicos dos órgãos federais vislumbram um cenário mais conservador que o atual para os próximos meses, em virtude da atual estiagem, segundo dizem, pior até mesmo do que a verificada no período que provocou o racionamento de energia, no ano de 2003.


Necessidade

Com relação à represa de Sobradinho, na Bahia, a defluência atual de 1.100 m3 por segundo deve permanecer até o final de outubro, mas existe à proposta de reduzir o nível do rio para apenas 900 m3 por segundo nos períodos de carga leve, de 0h às 7h, entre novembro e dezembro, e aumentá-la para 1.700 m3 por segundo, com média de 1.500 m3, nos períodos de maior demanda. O objetivo seria aliviar o reservatório de Tucuruí, no rio Tocantins, de forma a atender ao aumento da necessidade de maior geração de energia.

Arapiraca

 Dezenas de famílias de baixa renda foram beneficiadas na quinta-feira (16), pela gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), com o sorteio para entrega de 502 novas moradias no Conjunto Residencial Agreste, localizado na comunidade de Fazenda Velha, próximo do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


Novas moradias

O segundo sorteio foi realizado no Ginásio de Esportes João Paulo II, entre o Parque Ceci Cunha e o Bosque das Arapiracas.O primeiro sorteio aconteceu no último dia 18 de setembro, com a entrega da numeração e da localização de 497 casas, de um total de 999 moradias que fazem parte do novo conjunto residencial do Programa Minha Casa, Minha Vida, numa parceria do governo federal e Prefeitura de Arapiraca.


Entrega das casas

O cadastro das famílias que atendem aos critérios nacionais e municipais, para a inclusão no programa, foi realizado no ano passado.A triagem das famílias foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela entrega das casas, e pelo encaminhamento dos dados pessoais, incluindo também a numeração e do cadastro em programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, para a Caixa Econômica Federal, que analisa quais as famílias têm direito de adquirir a casa própria.


Site oficial

A relação completa ficará disponível do site oficial da prefeitura, no endereço eletrônico: www.arapiraca.al.gov.br, como também no hall do Centro Administrativo Municipal e nos oito Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) situados em diversos pontos de Arapiraca.

PELO INTERIOR

... O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) - regional de Arapiraca, quer uma audiência com a prefeita Célia Rocha para discutir o reajuste da categoria. Os professores pedem um reajuste de 8.32%, que é o valor do piso nacional. 


... O diretor do Sinteal, André Luís da Silva, informou que a audiência deverá acontecer na segunda-feira (21) ou terça- feira (22). “Após o encontro com a prefeito vamos fazer uma assembleia. A data está dependendo do encontro com a gestora arapiraquense”, adiantou.


... O sindicalista não descarta uma paralisação das atividades, caso não seja atendida as reivindicações da categoria. 


... “Tudo depende do resultado da audiência com a prefeita Célia Rocha”, disse André Luis.


... Ele revelou, entretanto, que os salários dos servidores da educação ativos, inativos e contratados já foram efetuados.


...A propósito, em comemoração ao Dia dos Professores, a Prefeitura de Arapiraca, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), realizou na quarta-feira (15), no Clube dos Professores de Arapiraca (CPA), no bairro Santa Esmeralda, uma programação repleta de atividades para os colaboradores da Rede de Ensino do município.


... Para a secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, essa é uma classe que ajuda a formar a integridade das pessoas.


... “É uma profissão linda que nos orgulha pelo seu compromisso, dedicação, amor e acima de tudo o respeito que precisamos ter a esse profissional que ajuda a formar os cidadãos do nosso município”, disse a secretária.


... Foi realizada uma missa com o padre Eugênio Alexandre em celebração e benção aos profissionais que compareceram a comemoração, em seguida foi disponibilizado um almoço e uma tarde de lazer para todos.


... Violência em Feira Grande: Na quarta-feira, 15, Márcio Rodrigues matou o pedreiro Sival Bispo dos Santos e esfaqueou a esposa por ciúmes. O fato ocorreu no município na localidade conhecida como Olho D’água do Meio.

A polícia informou que o pedreiro Sival Bispo dos Santos, de 30 anos, estava fazendo um serviço na residência do acusado, onde foi executado a tiros de revólver.


... Paz e saúde para todos neste final de semana. Até a próxima edição. Fui!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia