Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 791 / 2014

08/10/2014 - 10:55:00

S.O.S ALAGOAS

Cunha Pinto

Primeiros passos 

A campanha eleitoral movimentou nos primeiros passos, até julho,  cerca de 13,2 milhões de eleitores e as estimativas de custos alcançaram R$ 5,3 milhões. Já os institutos agregados na campanha embolsaram R$ 7,9 milhões. O total dos custos vai demorara ser levantado.

Sem entusiasmo

Filiados ao PMDB no Estado não entraram na campanha com entusiasmo pelacandidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Grupos de esquerda, do mesmo modo, estiveram frios em toda campanha.Observação é ligada ao momento que o País vive na área econômica.


Quem conhece?

Para eleitores um dos quebra-cabeças é a sigla dos partidos, exceção os mais ligados ao dia a dia da vida pública e com parlamentares mais atuantes nos mandatos. Também entre os postulantes ao Governo de Alagoas há alguns que não são lembrados. 


Do voto

O voto, mesmo que não fosse obrigado,o brasileiro portador de cidadania  não se esquivaria de comparecer nas secções eleitorais e cumprir este dever de cidadão. Mais importante: uma maioria vai estar nas urnas com candidatos certos.  Cabos eleitorais é que devem se cuidar.


Mesmo quadro

Finda a etapa da campanha a tensão é para o voto nas urnas neste domingo. E entre os eleitores é grande o contingente de indecisos sobre se vota logo cedo ou à tarde. Mas segundo Maria do Carmo Santos, uma “coisa não vai atrapalhar a outra; cada uma terá o seu tempo”.


Disciplinando

Mesmo a época sendo de campanha política, ambulantes deixaram o calçadão, enquanto na Praça dos Palmares barraqueiros foram cadastrados e orientados na ocupação de áreas. Mas pedestre e quem trabalha nas vizinhanças sugerem som em decibéis que não incomode a distância.

Urnas instaladas

O Tribunal Regional Eleitoral confirma como preparadas para as eleições de domingo  em toda Alagoas: serão 7.900 urnas eletrônicas e desse total 1.789 são urnas de contingência. Eletrônicas, elas dispõem de leitor de identificação biométrico, que reconhece impressões digitais dos eleitores. 

Placas arrancadas

Donos de veículos estacionados de forma imprópria na Praça dos Palmares são acusados de atos de  vandalismo. Da denúncia consta até placas de proibido parar e estacionar arrancadas à força. Uma delas, antiga, estava na calçada do prédio do INSS em frente a parada dos ônibus.


Franqueza

Fiscais da Prefeitura registram como habitual a desobediência às normas do trânsito tanto na Praça dos Palmares como na cidade como um todo e não surpreenderá ações repressivas mais rigorosas.  Lembrando: a SMTT no primeiro semestre extraiu 30 mil multas, uma média de 5 mil por mês.


Advertência

Candidatos nas eleições deste domingo devem orientar a quem vai trabalhar como fiscais de partido ou deles próprios para atenção às leis que disciplinam comportamento nas ruas no dia da votação. Problemas sempre acabam sobrando para eles. Juridicamente e nas urnas.


Prevenção

Com a proximidade do verão e férias escolares, fica a sugestão de iniciar ações de conscientização da população sobre risco do banho de mar em vários trechos de praias do litoral alagoano e abrir emprego temporário para salva-vidas no apoio às ações do Corpo de Bombeiros.

Diretoria da ABI

Jornalistas Oswaldo Augusto Leão e Audálio Dantas, alagoanos, foram eleitos para o Conselho da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Oswaldo no Consultivo e Audálio no Deliberativo. O presidente eleito para mandato de três anos (2014/2017) é o jornalista Domingo Meirelles.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia