Acompanhe nas redes sociais:

25 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 789 / 2014

24/09/2014 - 14:43:00

Crescimento de Renan Filho abre chance de vitória no 1º turno

Na pesquisa do Ibope, o candidato do PMDB chegou a 43% dos votos válidos e Benedito de Lira a 26%. No levantamento Vozes/EXTRA, Renan Filho tem com 40% e Biu 24%

DA REDAÇÃO

Nas últimas pesquisas do Ibope e do Vozes/EXTRA, os números dos candidatos se moveram dentro da margem de erro, o que tecnicamente significa variações positivas ou negativas na comparação com levantamento imediatamente anterior.

Renan Filho aparece com 40% na pesquisa Vozes e Benedito de Lira 24%, divulgada dois dias depois do levantamento feito pelo Ibope que apresentou o candidato do PMDB com 43% e o pepista com 26%. Por estas sondagens, Renan Filho teria 57% dos votos válidos e seria eleito no 1º turno, já que os restantes dos adversários não ultrapassam os 3% dos votos válidos. A pesquisa Vozes/EXTRA foi realizada entre os dias 7 e 9 deste mês e ouviu 800 eleitores.

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos dentro de intervalo de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o número 11/2014, protocolo BR-626/2014. Já o Ibope fez a pesquisa entre os dias 6 e 11 de setembro e ouviu 812 eleitores.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número AL- 00010/2014. Façamos agora uma comparação entre as pesquisas da Exatta/TV Pajuçara e Ibope/TV Gazeta.

Pela Exatta, que foi divulgada dia 4 deste mês, e pelo  Ibope, a curva de Renan Filho saiu de 40% para 43%, o que mostra um crescimento relativo à margem de erro. Já Biu tinha 27%, e agora está com 26%, o que representa uma queda de 1 ponto percentual. Os votos válidos não levam em consideração as intenções de votos brancos e nulos, mesmo critério adotado no processo de apuração das eleições pela Justiça Eleitoral. 


VOTOS VÁLIDOS 

Na eleição, a Justiça Eleitoral totaliza os votos válidos para encontrar os percentuais obtidos por cada candidato. Nas pesquisas, o processo é exatamente inverso, utilizando os percentuais de cada candidato para calcular o que eles representariam em número de votos válidos.

O método leva em conta os índices de abstenção, votos brancos e nulos registrados no pleito imediatamente anterior, o universo atualizado dos eleitores registrados no TRE, e os índices de votos válidos das pesquisas, respeitando rigorosamente todas as médias ponderadas adotadas pelos institutos.


RENAN FILHO LIDERA ESPONTÂNEA 

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor é perguntado em quem votaria se as eleições fossem agora sem que lhe seja apresentada a relação de candidatos, a liderança se mantém para Renan Filho: na pesquisa do Vozes/EXTRA Renan aparece com 20,5% e Biu de Lira vem em seguida com 17,2%. Os demais candidatos não foram citados.A maior perspectiva de vitória nas eleições deste ano, segundo a maioria dos eleitores pesquisados, é de Renan Filho. Mesmo os eleitores que declararam intenção de votar em outros candidatos o apontaram como favorito.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia