Acompanhe nas redes sociais:

21 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 789 / 2014

24/09/2014 - 07:35:00

Etios não vende mais porque não tem

AUTOINFORMES

O Etios será a aposta da Toyota para o mercado brasileiro em 2014, mas não há expectativa de aumento das vendas. A montadora diz estar satisfeita com o resultado e também não tem expectativa de crescimento do mercado – e também do segmento – em curto prazo. O eventual aumento da produção no Brasil será destinado à exportação.

No ano passado o hatch da montadora japonesa vendeu 63 mil unidades e exportou sete mil para a Argentina, usando a capacidade máxima da linha (70 mil unidades por ano).A montadora lançou nesta quarta-feira (17) a linha 2015 do Etios hatch e sedã, com novos itens de série desde a versão de entrada e pequenas mudanças no acabamento. O desenho, motor e câmbio são os mesmos da versão anterior.

Para 2014 a montadora vai aumentar a capacidade de produção da linha de montagem, mas espera vender a mesma quantidade no Brasil. Com as mudanças a fábrica vai entregar 84 mil carros por ano. Você deve ter reparado que sobram 20 mil carros, que a montadora garante que já estão sendo exportados para a Argentina (mesmo em crise). Hoje a Toyota exporta o Etios apenas para os “hermanos”, mas deixa claro que tem planos de expandir suas exportações nos próximos anos, sem divulgar países.

A linha 2015 chega em quatro versões: X, XS, XLS e Platinum. A última era uma versão especial, mas a partir de hoje faz parte da gama de versões do Etios. A Cross foi mantida como versão especial.O motor para a versão X será o 1.3 de 84 cavalos a gasolina e para as outras versões o motor será o 1.5 16V de 92 cavalos a gasolina, todas com câmbio manual de cinco marchas.

No caso do sedã todas as versões usam o motor 1.5 16V.O motor 1.3 tem consumo médio de 12,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada usando gasolina, já o 1.5 tem como média de consumo 12,4 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina. Todos os dados são da versão hatch, o sedã com motor 1.5 faz 11,9 km/l na cidade e 14 km/l na rodovia, usando gasolina.

A versão de entrada ganhou diversos itens de série na linha 2015: regulagem de altura do banco do motorista, ajuste elétrico dos retrovisores, novo tecido dos bancos, volante com desenho do corolla, alerta de farol acesso e de portas abertas e o medidor de combustível teve o desenho alterado e agora aparece maior no painel.

Esses são os itens novos, além de mais alguns que equipam o carro.Para a versão XS as novidades são todas da X, mais: novo som com bluetooth, alarme por controle remoto, comandos de som no volante e acabamento dos bancos com tecido sintético que imita o couro.

As novidades da versão XLS e da Cross, são o acabamento do volante de couro, bancos com padrão “comfort drive” e seta nos retrovisores externos. Essas são apenas as novidades, mas as duas versões trazem diversos itens de série e acabamento diferenciado.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia