Acompanhe nas redes sociais:

15 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 789 / 2014

24/09/2014 - 07:24:00

Abc do interior

Barriga cheia

O Tesouro Nacional divulgou recentemente todos os recursos encaminhados as 5.565 Prefeituras de todo Brasil durante os oito primeiros meses de 2014. Igreja Nova, cidade localizada no Baixo São Francisco alagoano, distante 163 quilômetros de Maceió, recebeu R$ 34.288.948,01 

Muito dinheiro

Só do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) chegaram aos cofres municipais nesse período a bagatela de R$11.816.327,06.Os recursos oriundos da receita própria e de convênios não foram divulgados pela administração municipal.Ao que parece, o prefeito chora de barriga cheia, mas insiste em alegar que faltam recursos para dar um aumento decente aos professores e demais servidores.


Foi “abandonado”

Teo Vilela que brilhou no Senado e realizou um governo razoável (pelo menos não roubou) vai encerrar a sua carreira política de forma melancólica. Além de não eleger o seu sucessor foi abandonado pelos amigos que mamaram oito anos nas tetas do seu governo e simplesmente trocaram de lado na tentativa de se perpetuarem no poder. Política é assim: na hora do barco afundar, os bajuladores são os primeiros a pular.


Arapiraca

Em junho último, Arapiraca foi selecionada para integrar um projeto piloto do programa Global Libraries, por meio da Fundação Bill e Melinda Gates, em todo Brasil. Além do município, o estado do Pará e a cidade de Taubaté tiveram bibliotecas que também serão capacitadas.Segundo a coordenadora nacional de Bibliotecas Públicas, do Ministério da Cultura (MinC), Eliana Machado, Arapiraca se destaca no tocante nacional. 

Candidato

“liso”Júlio Cezar mostrou que é leal aos amigos a exemplo do Governador Teotonio Vilela que mesmo sabendo que ele não tinha a mínima chance de ganhar às eleições o atirou sem “eira e nem beira” na jaula de leões famintos pelo poder como Renan Calheiros e Biu de Lira. E o que é pior: sem recursos, apesar dos cofres abarrotados de grana do PSDB e dos amigos do poder. Júlio, numa linguagem popular, ganhou a pecha de “candidato liso”.


Campanha humilhante

E o que é pior: Teo se mostra insensível diante da campanha humilhante de Júlio que apesar de ser um candidato apoiado pelo Governo de Alagoas, amarga o resultado de 1% nas pesquisas eleitorais. Grana no bolsoSem dinheiro para realizar as suas andanças pelo Estado em busca de voto, o candidato tucano conta apenas com um “empurrãozinho” de um marqueteiro que foi contratado a peso de ouro para a campanha de Eduardo Tavares e que continuou com a grana no bolso para garantir palanque para o candidato a presidente Aécio Neves.


Educação e cultura

“São poucos os municípios no Brasil que têm Sistema Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura [SMBLLL] e Arapiraca possui. O fato de estar trabalhando, pensando a biblioteca como um equipamento cultural integrado à educação é muito importante. É difícil a gente separar Educação e Cultura”, diz.


Acesso de todos

Para ela, o espaço cultural tem de ser para o acesso de todos. “É o alicerce, a base de tudo. O município arapiraquense está trabalhando as políticas culturais e seguindo as diretrizes nacionais. Mesmo que este processo seja longo, a gente está começando a ver os frutos com as Arapiraquinhas, as bibliotecas digitais de bairros. Por isso que vejo esta cidade como uma referência nacional, a qual elegemos como um dos locais que vai para receber o projeto ‘Tô na Rede’ da Fundação Bill Gates”, completa a coordenadora Eliana Machado.

O futuro de Júlio

Apesar de reconhecer que não tem a mínima chance de ganhar o Governo de Alagoas, o candidato do PSDB, jornalista Júlio Cezar, esbanja energia positiva em suas caminhadas e no contato corpo a corpo com os eleitores.


Razão da euforia

A razão da euforia de Júlio está na cidade de Palmeira dos Índios, onde foi o vereador mais votado nas últimas eleições. Ele sabe que tem reais chances de chegar a Prefeitura nas próximas eleições, mesmo sabendo que não contará com o apoio do atual prefeito James Ribeiro que tem outros planos para continuar no poder, apesar da administração pífia que realizou na primeira gestão e dos erros da atual.

PELO INTERIOR

... As eleições deste ano devem causar surpresas, até mesmo em candidatos que contam com apoio de Prefeituras e que apesar do poder econômico podem amargar derrota.

... A razão é simples:  o número de candidatos com chances de se eleger, com os votos dos eleitores da Região Agreste, principalmente para deputado estadual, aumentou significativamente nessas eleições.

... Além dos deputados estaduais Antônio Albuquerque (Limoeiro de Anadia), Ricardo Nezinho (Arapiraca), Edval Gaia (Palmeira dos Índios) e Severino Pessoa (Arapiraca), que buscam a reeleição, estão no páreo: Tarcizo Freire (Arapiraca), Gilvan Barros Filho (Girau do Ponciano), Alves Correia (Arapiraca) e Jairzinho Lira (Lagoa da Canoa). 

... Pelo jeito, será uma disputa difícil, voto a voto. De acordo com estimativas, apenas dois deputados continuam na Casa de Tavares Bastos que deve receber mais três novos deputados da Região Agreste, dentre eles a surpresa poderá ser o vereador Tarcizo Freire. 

... Júlio Cesar, que foi um dos coordenadores das campanhas eleitorais do irmão, o candidato a deputado federal pelo Partido Progressista (PP), Júlio Houly, estará se ausentando por tempo indeterminado, conforme informou aos amigos nas redes sociais. Júlio, que é servidor da Câmara Municipal de Arapiraca, revelou que irá se submeter a uma cirurgia colocar uma ponte de safena nesta quinta-feira, em um hospital de Maceió.

... A cirurgia a que Júlio Cesar vai se submeter, será realizada pelo médico cardiologista Dr. José Wanderley.

... “Peço aos meus amigos que coloquem sempre meu nome como também do Dr. Jose Wanderley e toda equipe em suas orações”, disse emocionado Júlio Cesar.

... Em entrevista a TV Gazeta, o candidato ao Governo do Estado Biu de Lira prometeu combater o crime organizado: 

... “Primeiro, nós vamos tirar as crianças das ruas e colocar nas escolas, que terão educação em tempo integral, das 7h às 17h. Também vamos criar escolas profissionalizantes para dar aos jovens oportunidades longe do tráfico. Todos os países e cidades que se desenvolveram e superaram problemas graves de violência começaram investindo profundamente em Educação. E nós vamos fazer isso em Alagoas”, disse Biu.

... Infelizmente, Biu esqueceu de informar aos eleitores alagoanos o que fez como Senador para diminuir os índices de criminalidade no Estado.

... Paz, saúde e harmonia para todos neste final de semana. Até a próxima edição.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia