Edição nº 788 / 2014
16/09/2014 - 17:43:00
Muitos carros - os mais luxuosos e mais caros - já dispõem de dispositivos que facilitam o estacionamento. É um sistema que de fato ajuda muito o motorista: além de fazer as manobras com segurança e sem correr o risco da tentativa e erro, que muita gente faz, ele também procura o lugar para estacionar e avisa se o carro cabe ou não na vaga.
O equipamento foi desenvolvido porque estudos indicam que estacionar o carro é uma manobra complicada para a maioria dos motoristas.Fazer a baliza é a manobra mais temida pelos motoristas novatos. É sem dúvida a prova mais temida no exame prático para tirar a carteira de habilitação.Dos carros equipados com essa tecnologia, a Tiguan é o que tem um dos melhores sistemas, reconhece vagas com apenas 40cm além do seu tamanho e quando o motorista vai sair daquela vaga “apertada”, ele faz o movimento reverso, tirando o carro da vaga.Mas por que não pensaram nisso antes?
Pensaram.Facilitar a tarefa de estacionar o carro sempre fez parte da pesquisa e desenvolvimento da indústria automobilísticaEsses equipamentos vêm se desenvolvendo há quase 90 anos. Em 1927, engenheiros da Citroën já estudavam um sistema para prestar assistência de estacionamento ao motorista, onde o carro girava sobre as rodas traseiras para reduzir o espaço de manobra.
O Cadillac 1951 também tinha um equipamento de auxílio de estacionamento.Hoje muitos carros têm sistemas modernos que auxiliam o estacionamento.Se em breve eles vão andar sozinhos por aí, imagine estacionar. Vai ser banal.O problema é essa tecnologia chegar aos carros comuns, carros que hoje ainda são vendidos sem direção hidráulica e vidro elétrico.