Acompanhe nas redes sociais:

21 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 787 / 2014

10/09/2014 - 08:03:00

A agonia e a morte do velho Chico

José Arnaldo Lisboa Martins [email protected]

O ex-Presidente Lula, tentou por várias vezes ser Presidente da República, até que conseguiu com a sua teimosia. Com a sua vitória, ele ficou sem acreditar que era verdade que estava acontecendo com ele. Ao tomar posse num Palácio, arrodeado de autoridades importantes do mundo inteiro, ele sentiu-se o dono desse mundo. No início do seu primeiro governo, um certo cientista maluco, deu a ele a ideia de fazer “a Transposição das Águas do Rio São Francisco”, quando levando suas águas através de um Canal com 2.000 quilômetros de extensão, iniciando em Cabrobó, no Estado de Pernambuco e terminando no distante Estado do Ceará.

Uma verdadeira afronta à Natureza! Renomados técnicos do Instituto Joaquim Nabuco, de Pernambuco, depois de cansativos estudos, disseram que o tal Projeto não seria aconselhável, devido as implicações com a Hidráulica, com a Hidrodinâmica, com a Geologia, com a Eletrotécnica e com outras especializações da Engenharia.

Primeiro, os técnicos perguntaram qual seria a finalidade da Transposição do Velho Chico e, terminaram deduzindo que Lula queria, mesmo, era dar dinheiro a 14 Empreiteiras, para os beneficiários serem os fazendeiros cearenses e, que iriam criar camarões para exportação, além de fazerem irrigações das suas fazendas.

Ora, o Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais e deságua entre Alagoas e Sergipe, depois de percorrer 2.863 quilômetros, onde se encontram 5 grandes Hidroelétricas. Esse Canal, deverá ter um túnel de 1.500 metros de extensão, o que o torna numa delícia para os Felizes Empreiteiros, exatamente, como Lula queria. Com isso, o dinheiro dos brasileiros, está sendo rasgado e o Canal será inútil dentro de poucos anos, segundo os estudiosos.

O Rio São Francisco está secando, pois, estão tirando bilhões de metros cúbicos de água do Canal do Sertão em Alagoas e, agora irão tirar bilhões de metros cúbicos da transposição. Lula, contra tudo e contra todos, resolveu enterrar bilhões de reais, num Canal, sem se lembrar que no mundo, vários rios já ficaram secos, como aconteceu em rios da Rússia, Estados Unidos e, até o Rio Eufrates, conhecido da nossa História, sofreu com o seu esvaziamento.   

Com essa maluquice e teimosia do Ex-Presidente Lula e, agora da Sra. Dilma, o Rio São Francisco está agonizando e morrendo aos poucos. Neste ano de 2014, já não foi possível a realização da Procissão do Senhor dos Navegantes. O querido Velho Chico, está sofrendo com a erosão, com o assoreamento e com outros danos ao meio ambiente. As pedras que antes cobriam o leito do rio, estão à mostra de todos e formando ilhas em lugares que antes eram trecho navegáveis.

O pior para Alagoas, Sergipe e Bahia, é que estes Estados não usarão, sequer, uma gota de água para as suas plantações e para combater a seca que nos aflige. É triste saber que, deverão ser tirados e desviados 252 milhões de litros de água, por hora, fora a ação da evaporação, principalmente, no canal ser á céu aberto e o sol do Nordeste ser muito intenso. Pois é, pessoal! Nenhuma das nossas autoridades, como o Senado e a Câmara dos Deputados ligou para o grande crime que o Lula está cometendo, embora, agora já seja tarde. Nossa Justiça só fez dizer amém.

A mãe natureza, certamente, irá se vingar, com essa mudança da nossa História e da nossa Geografia. Eu quero ver como é que os criadores de camarões do Ceará, irão fazer, quando o Velho Chico estiver sem água para a criação dos camarões do Lula. As turbinas da Hidroelétrica do Xingó, já estão sofrendo com a pouca vasão do rio! Agora, vocês imaginem quando o Canal tirar bilhões de metros cúbicos do Velho Chico. Todas as vezes que tentam modificar a Natureza, ela reage, pois, só Deus é que pode contra o “Imperador Lula 51”. 

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia