Acompanhe nas redes sociais:

20 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 785 / 2014

26/08/2014 - 09:01:00

MEIO AMBIENTE

Educação fiscal

Teve inicio no dia 20 na cidade de São Paulo, o encontro do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Entre os representantes de órgãos públicos do estado de Alagoas esteve presente o Gerente de Acordos e Convênios do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Afrânio Menezes. O evento foi até o dia 22 e sensibilizou o cidadão para a função socioeconômica dos impostos, levando conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Elefantes caçados

A caça ilegal de elefantes na África pode ser pior do que se estimava nos últimos anos, o que estaria colocando em sério risco o futuro desse animal no continente - alertou um novo estudo, publicado no dia 18. Pesquisadores da Reserva Natural Samburu do Quênia elaboraram um novo modelo de todo o continente, que permitiu detectar um aumento no número de elefantes mortos.

Sauins-de-coleira 

Dois macacos da espécie sauim-de-colera, resgatados de uma área de desmatamento no Amazonas, foram reintroduzidos à natureza, neste fim de semana. Os animais foram levados para uma Área de Proteção Ambiental (APA) na capital. Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e biólogos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participaram da ação.

Tsunami

Uma ilha vulcânica japonesa em erupção pode provocar um tsunami se suas camadas de lava afundarem repentinamente no mar, advertiram cientistas. A ilha, muito pequena, mas cada vez maior, apareceu no ano passado e absorveu rapidamente outra ilha que já existia, Nishinoshima, 1.000 km ao sul de Tóquio. O conjunto tem agora uma extensão de 1,26 quilômetros quadrados.


Conservação da Amazônia

O Brasil teve bom progresso em proteger a floresta amazônica, disse no dia 18 um relatório da Noruega, um importante doador para a preservação ambiental.A Noruega, país rico por seu petróleo e gás, pagou 10,3 bilhões de coroas (US$ 1,7 bilhão) para combater o desmatamento tropical de 2008 a 2013 no Brasil e em outros lugares, de acordo com um relatório feito pela Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (Norad, na sigla em inglês), financiada pelo governo.Jacaré Uma família do Alabama quebrou o recorde estadual ao capturar um aligátor (jacaré americano) de 4,6 metros e pesando 459 quilos. Mandy e John Stokes mataram o enorme jacaré durante caçada com os filhos no último sábado perto de Camden.O Departamento de Vida Selvagem e Pesca do estado confirmou que o jacaré capturado pela família Stokes é o maior já abatido no Alabama.


Recuo de geleiras

O fator humano foi a maior causa do recuo das geleiras no mundo nos últimos 20 anos, revelou uma nova pesquisa, publicada no dia 14 na revista americana “Science”.Para esse estudo realizado por Ben Marzeion, do Instituto de Meteorologia e Geofísica da Universidade de Innsbruck, na Áustria, os cientistas elaboraram um modelo informático que leva em conta os fatores naturais do aquecimento, como a atividade vulcânica e as variações solares, além das atividades humanas, como as emissões de gases causadores do efeito estufa e o uso do solo.


Bode com ovelha 

Um minizoológico itinerante sediado em Scottsdale, no estado americano do Arizona, divulgou imagens de um filhote raro resultado de um cruzamento entre um bode e uma ovelha. A proprietária, Priscilla Motola, disse à imprensa local que não fazia ideia de que sua ovelha poderia estar grávida porque não tem nenhum carneiro. Mas quando o filhote nasceu, ela se deu conta de que o pai teria de ser o bode do zoológico, uma espécie de “fazendinha” que é levada a eventos para os quais é contratada. O animal, uma fêmea, ganhou o nome de “Butterfly” (borboleta).

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia