Acompanhe nas redes sociais:

19 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 784 / 2014

20/08/2014 - 01:52:00

MEIO AMBIENTE

Embarcação do Greenpeace

A embarcação “Artic Sunrise” do Greenpeace, retida em setembro de 2013 no mar de Barents com 30 tripulantes da organização a bordo, retornou no dia 9 à Holanda, após zarpar de Murmansk há nove dias.O navio atracará no porto de Amsterdã, perto do escritório do Greenpeace, e ali será restaurado, porque se encontra em más condições após um longo tempo sem manutenção, informou a agência holandesa “ANP”.

Animais soltos

Um zoológico na Dinamarca pretende permitir que seus visitantes passeiem entre animais soltos – estando invisíveis para eles.No projeto futurístico do renomado arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, o público entrará em cápsulas espelhadas, se esconderá atrás de troncos de árvores ou debaixo da terra.


Mina no México

Uma mina do estado mexicano de Sonora (noroeste) contaminou um rio com milhares de metros cúbicos de substâncias tóxicas, deixando sete municípios com restrições no abastecimento de água - incluindo a capital estadual, Hermosillo -, informaram autoridades locais, no dia 10.Filhotes de lobo-guaráO Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros’ de Sorocaba (SP) tem dois novos habitantes: filhotes macho de lobo-guará, espécie que consta na lista oficial dos animais ameaçados de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Animais (Ibama). Os filhotes tiveram que ser retirados do convívio dos pais logo após o nascimento e foram levados ao setor veterinário do zoológico para cuidados neonatais. 


Carcaça de golfinho 

O animal morto foi flagrado pelo professor Tugrul Metin flutuando na costa de Izmir, oeste do país, no dia 4. O golfinho siamês morto tinha 97 centímetros de comprimento.O professor Mehmet Göko?lu, da Universidade Akdeniz, destacou que o caso é extremamente raro, semelhante ao nascimento de gêmeos siameses entre humanos.Rinocerontes A África do Sul vai retirar centenas de rinocerontes do famoso parque Kruger, na fronteira com Moçambique, para proteger os animais da caça furtiva que ameaça a espécie há vários anos.”Uma decisão foi tomada sobre a questão do deslocamento”, declarou a ministra do Meio Ambiente, Edna Molewa, que confirmou a medida de capturar e enviar a centenas de rinocerontes para outras reservas do país ou do exterior.


Rio Paraguai 

A partir de Corumbá, conforme o Rio Paraguai vai descendo rumo à foz, as histórias de um grande conflito se tornam mais presentes. A Guerra do Paraguai começou há 150 anos. Em quase seis anos, morreram entre 50 e 60 mil brasileiros – ou nas batalhas ou de doença. Do lado paraguaio, os números são mais espantosos: 300 mil mortos.TrigêmeosUma panda deu à luz trigêmeos no parque safári Chimelong em Guangzhou, na China. O nascimento triplo é considerado raro, devido à baixa taxa de reprodução da espécie.Os animais nasceram no dia 29 de julho, mas as fotos do recém-nascidos foram divulgadas apenas no último dia 12.

Geleira no Tibete

Estudos mostram que a geleira Purog Kangri, no Tibete, está derretendo por influência do aquecimento global. Uma das maiores geleiras do mundo, com 422 quilômetros quadrados e situada em altitudes entre 5.350 e 6.400 metros, ela encolheu 50 metros ao longo dos últimos 30 anos.

Poluição do ar

As autoridades municipais de Pequim anunciaram no dia 5 a proibição progressiva da venda de carvão para diminuir a extrema poluição do ar na capital da China. De acordo com um comunicado do Departamento Municipal de Proteção Ambiental, a partir de agora, e até o ano de 2020, a venda e a utilização de carvão será reduzida gradativamente em seis distritos da cidade e as termoelétricas abastecidas com esse combustível serão fechadas.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia