Edição nº 783 / 2014
13/08/2014 - 10:15:00
Agricultura
Em Alagoas, região do Agreste e do Sertão, agricultores se entusiasmam diante da expectativapositiva de nesta safra a colheita dos produtos plantados acontecercomo estimado na época do plantio. O tempo permite prevero trabalho para a partir da segunda quinzena deste mês.
Extensiva
“Peço que se unam nas minhas preces para que o Senhor conceda às populações e autoridadessabedoria e força necessárias para que seja obtido com determinação o caminho da paz”. A frase é do papa Francisco, dita em prol da paz no mundo. E em prol dasegurançados brasileiros, hoje à mercê da violência urbana.
Reforma
O Posto de Saúde Roland Simon, no Vergel do Lago, está fechado. Passa por reforma, iniciada hápouco mais de uma semana e tem prazo de conclusão definido para 60 dias.O atendimento, em caráter temporário,foi transferidopara o Posto Joaquim Leão, também situadono bairro.
Estranheza
Causa estranheza entre lideranças de partidos ligados ao Martírio, a forma queTeotonio Vilela (PSDB) emprega para definir no ninho tucano e partidos aliados o candidato àsucessão dele. Questão ganhou mais fôlego nas conversas com a desistência de Eduardo Tavares. Mas será que tem a ver com a candidatura deRenan Filho?”
Argumento
De Eduardo Tavares, esclarecendo desistência dacandidaturapara o governo de Alagoas:“Diante das limitações impostas pela faltade estrutura para a campanha eleitoral e o apoio partidário, foi preciso reconhecer a hora de recuar”. Entre os eleitores a pergunta é: “Quem será a próxima vítima?”.
Bloco na rua
Vigora desde o dia 6 último e extensivo até5de outubro, período para partidos e candidatos botarem o bloco nas ruas em campanha às eleições definidas para 5 de outubro em primeiro turno e o segundoturno no dia 26. Para campanha na rua horário é das 8 às 22 horas.
Aposentadoria?
Thomaz Nonô, vice-governador e primeiro dosaliados do grupo tucano a desistir de uma candidatura ao Governo, vai estar ativo no apoio ao candidato lançado pelo governadorTeotonio Vilela? OusegueTéo numa provável desistência da vida pública?
Calendário
A propagandaeleitoral, comuso de auto-falantes e amplificadores,deve ser a mais de 200 metros dassedes de poderes Executivo e Legislativo, tribunais de Justiça, quartéis, hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas eárea de teatro, neste últimosó no horário que não coincida com o do espetáculo.
Ponta de faca
Reclamar da impunidade no Brasil é“dar murro em ponta de faca”.Observaçãotem a ver com os altos índices da violência em todo o País, Alagoas principalmente. Mas lástima maior fica por conta do alheamento dos poderes a uma revisão do Código Penal. No quesito proteção ao menor de idade principalmente.
“Garanhões”
É comum “garanhões”elogiarem a virilidade mas creditar performance no uso de medicamentos que prometem eficiência a quem não confia no “próprio taco”. Tema é comum nas conversasem mesa de bar como fogo afoito de machistas que “deduram” mulheres.
Comícios e shows
Comícios são autorizados das 8h à 0h até 2 de outubro, para o primeiro turno, e até 23 de outubro para o segundo turno. Também pode ser utilizada aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico, desde que permaneça parado durante o evento, servindo como suporte para divulgação de jingles e mensagens de candidatos. O que não pode é a realização de shows, remunerados ou não, de artistas com a finalidade de animação. A licença da polícia não é necessária para a organização do evento.
Brindes
Na campanha eleitoral não será permitido fabricar e distribuir camisetas, chaveiros, canetas,bonés, cestas básicas e qualquer outro tipo de brinde com o nome de candidato. O TSE define,além desses, outros bens como capazes de proporcionar vantagens ao eleitor, portanto, um ato de captação ilícita de votos e abuso do poder.
Cargos público
Até pós-eleições de outubro fica proibidonomear ou demitir funcionários em cargos comissionados. Do mesmo modotambém não é permitidonomeação de aprovados em concursos públicos homologados até o dia 5 de julho último.
Para anotar
Na campanha das eleições de outubro são permitidas caminhadas carretas e passeatas até às 22 horas do dia que anteceda as eleições.É liberado também distribuir material gráfico pelas cidades e carro de som divulgando jingles e mensagens de candidatos. De proibido peloTSE só o uso de microfones em eventos transformando um ato em comício.
Insistência
Na Ladeira Manoel Ramalho, lado da Assembleia Legislativa, é insistente a teimosia de motoristas estacionando. Não respeitam placa que anuncia a proibição e nem cavaletes e cordas fechando o meio-fio os faz desistir do ato fora da lei. Só começarão a aprender que o “crime não compensa” com a presença de um policial multando.