Acompanhe nas redes sociais:

14 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 782 / 2014

05/08/2014 - 21:31:00

Renan Filho e Biu unem adversários no interior de Alagoas

Casos emblemáticos são comprovados nos municípios de Piranhas e Limoeiro de Anadia

João Mousinho [email protected]

A eleição majoritária em Alagoas vem gerando uma série de situações atípicas.  Um dos casos mais emblemáticos é o caso de oposições históricas nos municípios de Piranhas e Limoeiro de Anadia defenderem a mesma bandeira política.  Em outras cidades a prática vem sendo de realizada de forma “camuflada” ou até mesmo em ritmo de traição.

 No caso de Piranhas, o atual prefeito, Dante Alighieri de Menezes, o Doutor Dante (PDT), vai apoiar a candidatura de Renan Filho (PMDB) ao governo de Alagoas, assim com o a ex-prefeita do município, Mellina Freitas, que atualmente comanda o PMDB Jovem no Estado. Mellina, contudo, disse ao jornal EXTRA que não sobe no mesmo palanque que Dante por entender que sua administração fere os interesses da população local.

A rivalidade política entre Dante e Mellina acirrou-se ainda mais em 2012 no pleito em que a então prefeita tentava a reeleição e foi derrotada. Dante obteve 52,84% dos votos e ela 46,38%. “Se o Dante vai votar em Renan Filho é uma questão de coligação. Eu acredito num processo de renovação política”, enfatizou Mellina. Por outro lado, o tio da ex-prefeita, Inácio Loiola (PSB), é candidato à reeleição na Assembleia Legislativa. Vale lembrar que a sigla de Inácio tem o vice-candidato ao governo na chapa de Benedito de Lira (PP): o deputado federal Alexandre Toledo (PSB). Mellina garante que “não existe racha na família Damasceno Freitas e todos vão marchar com Loiola para deputado estadual”.

Por sua vez, Dante já declarou apoio público ao candidato à reeleição a deputado estadual do PMDB, Luiz Dantas. Quando o assunto é a eleição para deputado federal, o atual prefeito de Piranhas marcha com Marx Beltrão, que também é do PMDB, mesmo partido de Mellina.

Questionada quanto a seu apoio para candidatura a deputado federal, Mellina não hesitou: Pedro Vilela (PSDB), sobrinho do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).  

A eleição majoritária e o clima de incoerência política em Piranhas vêm gerando rachas e crises políticas. O vice-prefeito Manoel de Audálio (PDT), fechou apoio para a reeleição de Inácio Loiola rompendo politicamente com Dante. O que se fala na cidade é que Inácio irá ditar o rumo para Audálio e seus correligionários quanto à candidatura de deputado federal. 


Limoeiro de Anadia

Trocas de farpas e acusações sempre foram a tônica da disputa pelo poder municipal em Limoeiro de Anadia entre Antônio Albuquerque (PRTB) e Marlan Ferreira (PP). O embate entre Renan Filho e Benedito de Lira ao governo de Alagoas mexeu com o cenário de rivalidade das duas últimas eleições para prefeito, ambas perdidas por aliados de Albuquerque. 

O que a rivalidade municipal desuniu, a eleição de governador está unindo. Tanto Marlan, prefeito de Limoeiro, quanto o deputado estadual Antônio Albuque irão votar em Benedito de Lira para o governo. O que parece impossível, assim como em Piranhas, é eles subirem no mesmo palanque. 

Marlan foi eleito pela primeira vez em 2008 quando derrotou o candidato de Albuquerque, Sidney Souza (PSC). Em 2012, se reelegeu contra com o irmão do deputado, Jorge Nivaldo. O prefeito obteve 8.045 votos contra 4.711 do oponente.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia