Acompanhe nas redes sociais:

16 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 782 / 2014

05/08/2014 - 20:54:00

Thereza Collor X Fernando Collor: a guerra pelo Senado

Empresária deixou Alagoas balançada. Com brilho nos olhos, ela sempre esteve próxima da política e, aos amigos, diz que sonha em poder colaborar

(Fonte: JL/Época)

Aempresária Thereza Collor está prestes a aceitar o convite da cúpula do PSDB para disputar o Senado por Alagoas. Se entrar no páreo, Thereza disputará o mandato contra o ex-cunhado, o senador Fernando Collor (PTB), candidato à reeleição. Teresa embarcou terça-feira para São Paulo junto com o governador do estado, Teotônio Vilela, também tucano. Ambos tinham encontro marcado esta semana com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que é amigo de Thereza Collor.

A empresária deixou Alagoas balançada. Com brilho nos olhos; ela sempre esteve próxima da política e, aos amigos, diz que sonha em poder colaborar.  Viúva de Pedro, irmão mais novo de Fernando Collor, Thereza ganhou notoriedade nacional durante o processo de impeachment do ex-cunhado.

Em luta contra o câncer que o vitimou, Pedro denunciou as relações de Fernando com o tesoureiro de sua campanha, Paulo César Farias, o PC. A jovem Thereza, de beleza notável, ficou ao lado do marido durante todo o processo.

Com a morte de Pedro, mudou-se para São Paulo, onde ingressou no mundo dos negócios e se casou com o empresário Gustavo Halbreich. A ligação familiar de Thereza com a política não se encerrou com os Collor. Deputado pelo PTB alagoano, seu pai, o usineiro João Lyra, foi candidato ao governo do estado. A entrada de Thereza na campanha é um dos movimentos mais impressionantes da campanha alagoana, que começa tumultuada.

A sucessão do governador Teotônio Vilela é disputada pelo deputado Renan Filho (PMDB), herdeiro político do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), pelo senador Benedito de Lira (PP) e já foi abalada na semana passada pela renúncia do até então candidato tucano Eduardo Tavares. (Fonte: JL/Época)

Filho de Thereza adere à campanha de Collor

Enquanto Thereza Collor não decide se aceita disputar o Senado por Alagoas na chapa tucana de Téo Vilela, o filho Fernando Lyra Collor aderiu à campanha pela reeleição do tio, Fernando Collor, que no início dessa semana divulgou foto ao lado do sobrinho e do filho Fernando James. Na foto, o filho de Pedro Collor posa ao lado do tio com o adesivo de campanha de Collor.

“Fui com meu sobrinho Fernando Lyra Collor e meu filho Fernando James à Festa de Emancipação de São José da Laje. Família reunida para comemorar os 128 anos da cidade”, disse Collor, em legenda de foto divulgada nas redes sociais.Fernando Lyra Collor é neto do deputado federal mais rico do país e que enfrenta processo de falência em suas empresas, João Lyra (PSD).

Foi o avô que o fez seguir o caminho da política em 2012, quando Lyra Collor se lançou como candidato a vice-prefeito de Atalaia, na chapa de Zé do Pedrinho (PSD). Mas o apoio do avô não foi suficiente, e sua chapa acabou derrotada pelo Professor Mano (PTB), apoiado ferrenhamente por Collor.

Naquela eleição, um fato que chamou a atenção foi que Fernando riscou o sobrenome Collor para usar apenas aquele que marca sua mãe e seu avô.“João Lyra é um pai para mim. Não tenho nada contra meu tio, falo com ele normalmente, mas ele não me procurou. Foi meu avô quem me procurou e disse que tinha um projeto para mim aqui em Atalaia”, contou Lyra, logo após um comício em Atalaia, em 2012. (Fonte - UOL).  

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia