Acompanhe nas redes sociais:

20 de Novembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 782 / 2014

05/08/2014 - 20:14:00

Ka vai pedir socorro em caso de acidente

Novo modelo terá sistema de assistência de emergência ligado ao SAMU

AUTOINFORMES

A assistência de emergência, tecnologia inédita no Brasil, vai ser um dos diferenciais do Ka, que começa a ser vendido em setembro totalmente reformulado.

O sistema é programado para fazer uma ligação automática ao serviço de emergência 192, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em caso de acidente com o veículo, informando sua localização e conectando os passageiros para o resgate.O sistema foi apresentado nesta sexta-feira (25) em São Paulo, com a presença do ministro da saúde, Arthur Chioro, que falou sobre a preparação da estrutura do Samu para operar com a nova tecnologia.

Já disponível em veículos Ford nos Estados Unidos e Europa, será oferecido no Brasil num carro pequeno.Segundo Rogélio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford América do Sul, a escolha do Ka para lançar essa tecnologia  “mostra o compromisso da marca de torná-la acessível para os consumidores.

A intenção é, futuramente, oferecer o sistema em outros veículos da Ford”, disse o dirigente.Para o funcionamento da assistência de emergência é preciso que um celular esteja conectado ao sistema Sync no carro, usando a conexão bluetooth. Com o acionamento do airbag ou do sistema de corte de combustível (que pode ocorrer em colisões traseiras e capotamentos), o Sync faz a chamada automática para o 192.Uma mensagem é transmitida, comunicando que houve um acidente e as coordenadas de localização do veículo por GPS. Em seguida, o microfone é aberto e o atendente pode falar com os ocupantes do veículo.

Mesmo que estes estejam inconscientes ou impossibilitados de responder, as informações principais para o envio de uma equipe de resgate já estarão registradas.A Ford fez parceria do Ministério da Saúde, que validou e fez testes, incluindo simulações de chamadas e treinamento on-line.O novo Ka e o Ka+ (versão sedã), terão três versões de acabamento, SE, SE Plus e SEL, e a assistência de emergência será opcional na primeira versão e item de série nas demais.

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia