Acompanhe nas redes sociais:

18 de Setembro de 2018

Outras Edições

Edição nº 779 / 2014

16/07/2014 - 08:47:00

Abc do interior

Célia pode apoiar Teófilo

Aliados políticos de longas datas, a prefeita Célia Rocha e o ex-secretário de Articulação Política de Alagoas, Rogério Teófilo, podem se reaproximar durante a campanha eleitoral. Teófilo é candidato a deputado federal e deve conversar com a prefeita que já anunciou o apoio da administração municipal para reeleição do senador Fernando Collor e de Renan Filho para o Governo do Estado.

Ainda não definiu

Até o momento, a prefeita Célia Rocha não declinou o seu apoio para nenhum candidato a Câmara Fe-deral. Para deputado estadual, no entanto, Célia está dividida entre vários candidatos, dentre eles Ricardo Nezinho, Alves Correia, Tarcizo Freire e Severino Pessoa.


Melhor nome

De acordo com o advogado Marcondes Aurélio, um dos coordenadores da campanha de Rogério Teófilo, a prefeita pode sim apoiar a candidatura tucana rumo a Brasília. “É melhor nome que dispomos e com condições de vitória em outubro”, garante. 


Projeto amplo

“É um projeto amplo, que visa garantir um espaço importante para Arapiraca na Câmara Federal. No passado contávamos com a saudosa deputada Ceci Cunha e precisamos eleger um arapiraquense para cuidar do nosso município e demais cidades da Região. A prefeita sabe, melhor que ninguém, das qualidades de Rogério e do bem que ele pode fazer por nossa terra”, observa o advogado.

Diálogo permanente

Rogério Teófilo, que estava cotado para ser o candidato a vice-prefeito de Eduardo Tavares e desistiu para disputar mandato de deputado federal, assegura que o diálogo em prol de Arapiraca é permanente e está conversando com a sociedade e a classe política da terra do fumo. 


Já foi deputado

“Arapiraca precisa continuar cres-cendo. Já fui deputado federal e sei da importância da realização de um trabalho com a finalidade de garantir recursos para execução de obras estruturantes, com apoio para áreas prioritárias como saúde e educação”, disse Rogério.


Parceria

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) firmou parceria com o Sebrae e Caixa Econômica Federal. O objetivo é capacitar os servidores municipais através de cursos voltados para o desenvolvimento das cidades alagoanas. Dois cursos já foram agendados, um para captação de verbas e outro destinado aos prefeitos.


Captação de verba

No ano passado, menos de 23% dos recursos repassados pela Caixa Econômica Federal a Alagoas foram utilizados porque os projetos elaborados pelas prefeituras não atendem os critérios técnicos definidos pelo Governo Federal. Por isso, a importância do curso de elaboração de projetos para captação de verba.

Capacitação

A primeira capacitação, fruto desta parceria, será realizada no dia 28 de Julho, no auditório do Sebrae. O curso “Aprovação de Projetos e Contratos de Repasse” vai ser oferecido pela CEF e deve ajudar os participantes a lidar com a burocracia dos repasses. Segundo o gerente de governo da Caixa, Sandro Pepe, o seminário vai auxiliar os servidores em todas as etapas do processo: desde o início do projeto até o final dele, na prestação de contas.


Prefeitos

Já nos dias quatro e cinco de agosto, o Sebrae oferece um curso de formação de liderança voltado para os prefeitos e prefeitas de Alagoas. O superintende do Sebrae, Marcos Vieira, afirmou que temas como desenvolvimento local, geração de receita para o município e visão empreendedora serão tratados na capacitação.


Seminário 1

Até está sexta-feira, 11, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove o seminário de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Cerca de 300 professores de todos os municípios do Estado participaram, nesta segunda-feira (7), da abertura do evento no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió.


Seminário 2

O pacto, assumido em 2012 pelo Ministério da Educação (MEC) e as secretarias estaduais, distrital e municipais de Educação, tem o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Alagoas, a Ufal é a responsável por coordenar o programa. 

PELO INTERIOR

... A informação está no site realdeodorense: Moradores do povoado Massagueira e adjacências em Marechal Deodoro, estão reclamando da falta de atendimento das ambulâncias que não estão disponíveis para a população a partir da zero hora.


... O Hospital de 24 horas do município tem disponível duas viaturas que além de atender o centro histórico tem que encaminhar as gestantes para Maceió e os casos mais graves também tem que ir ao HGE, não dando conta de atender a toda população.


... Outra queixa dos usuários é a falta de medicamentos no hospital do município, bem como a falta de lençóis para os doentes na observação do hospital.


... Ainda Marechal Deodoro: Na manhã de terça-feira, 8, as famílias desalojadas do Beco da Anastácia no Bairro da Poeira, foram cobrar do poder público uma posição das entregas dos apartamentos do conjunto Erick Ferraz no Bairro do Botafogo que já estão em fase de acabamento, porém a empresa que construía o imóvel faliu e o empreendimento está abandonado. 


... Uma comissão formada por moradores ouviu do chefe de gabinete Alberico Azevedo - prefeito não estava no local. Ele disse que quinta-feira dia 10 de julho de 2014, haveria uma divulgação de uma provável data para reinicio das obras do conjunto, fato que não ocorreu.


... Com o compromisso de fornecer um atendimento de qualidade para a população, a Prefeitura de Arapiraca tem capacitado seus colaboradores, com a finalidade de prestar um serviço eficaz e de qualidade.


... A Controladoria Geral do Município (CGM), realizou na quarta-feira, 9, no auditório da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), localizada no bairro Santa Edwiges, a palestra sobre Sistema de Registros de Preços.


... Conforme orientou a controladora Luzileide Marinho, foi assinado um termo de cooperação com o Tribunal de Contas da União de Alagoas (TCU/AL), no qual objetiva a facilitação do trabalho entre o tribunal e a Prefeitura de Arapiraca, promovendo capacitações para os funcionários, desenvolvimento institucional da gestão pública, mediante a implantação de ações conjuntas, e/ou de apoio mútuo de atividades complementares de interesse comum.


... Muito paz e saúde para os eleitores da coluna neste final de semana. Até a próxima edição. Fui!!!!

Comentários

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Jornal Extra nas redes sociais:
2i9multiagencia